Costurando Saberes - Novas Perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/746 |
Resumo: | Este livro é resultado do Projeto de ensino Costurando Saberes aprovado pela PORTARIA Nº 306/PVCAL - CGAB/IFRO, DE 19 DE JUNHO DE 2023, teve como objetivo, auxiliar os estudantes do IFRO - Câmpus Porto Velho Calama do Curso de Bacharelado em Engenharia Química à refletirem sobre a atual conjuntura social à luz da Filosofia e de seu Curso de Graduação, mas também planejar, elaborar, sistematizar e desenvolver suas pesquisas. |
id |
IFRO-1_fa49ff762878b2e56b1e23b80542a52c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/746 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
Costurando Saberes - Novas PerspectivasEducaçãoFilosofiaInterdisciplinaridade na educaçãoEducationPhilosophyInterdisciplinarity in educationEste livro é resultado do Projeto de ensino Costurando Saberes aprovado pela PORTARIA Nº 306/PVCAL - CGAB/IFRO, DE 19 DE JUNHO DE 2023, teve como objetivo, auxiliar os estudantes do IFRO - Câmpus Porto Velho Calama do Curso de Bacharelado em Engenharia Química à refletirem sobre a atual conjuntura social à luz da Filosofia e de seu Curso de Graduação, mas também planejar, elaborar, sistematizar e desenvolver suas pesquisas.Após o período pandêmico, constatamos impactos na saúde mental da comunidade escolar, ocasionando ansiedade, confusão mental, depressão, sentimentos de isolamento, falta de perspectivas, baixa expectativas com o amanhã. Infere-se que o estado letárgico no interior das instituições de ensino, ocorre em virtude da readaptação à vida normal, resguardadas as proporções, do que seja um novo normal. Difícil seguir em frente, diante das perdas de entes queridos, exaustão, baixa produtividade no trabalho, na academia, este adoecimento é difícil de dimensionar, precisaremos redimensionar nossos currículos a partir de novos elementos que se incorporaram sem permissão ao cotidiano escolar. As ações escolares tornaram-se minimalistas, há um desassossego e um sentimento de incerteza para onde caminhar. Retomar as discussões sobre a importância da formação humanística para a formação da sociedade é imprescindível. São notórios os ataques vorazes aos currículos escolares, a proliferação de cursos que fomentam a aceleração da formação cidadã e profissional e que se resumem a poucos momentos de interação entre os professores e alunos; impactam consideravelmente na formação dos brasileiros e na resiliência das pessoas ao lidarem com conflitos e adversidades citadas nas ideias preliminares deste texto.After the pandemic period, we found impacts on the mental health of the school community, causing anxiety, mental confusion, depression, feelings of isolation, lack of prospects, low expectations for tomorrow. It is inferred that the lethargic state within educational institutions occurs due to the readaptation to normal life, safeguarding the proportions, of what is a new normal. It is difficult to move on, in the face of the loss of loved ones, exhaustion, low productivity at work, in the gym, this illness is difficult to measure, we will need to resize our curricula based on new elements that have been incorporated without permission into the school routine. School actions have become minimalist, there is a restlessness and a feeling of uncertainty where to go. It is essential to resume discussions on the importance of humanistic formation for the formation of society. The voracious attacks on school curricula, the proliferation of courses that foster the acceleration of citizenship and professional training and that are limited to a few moments of interaction between teachers and students are notorious; They have a considerable impact on the education of Brazilians and on people's resilience when dealing with conflicts and adversities mentioned in the preliminary ideas of this text.Seven Publicações AcadêmicasCampus Porto Velho CalamaBacharelado em Engenharia QuímicaSouza, Alecsandra Oliveira deRicardo ValimSoares, Domingos Perpetuo Alves et. al.2024-02-16T17:27:49Z2024-02-16T17:27:49Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfVALIM, Ricardo; SOARES, Domingos Perpetuo Alves; SOUZA, Alecsandra Oliveira de (org.). Costurando Saberes, Novas Perspectivas. São Jose dos Pinhais-Pr: Seven, 2024. 99 p.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/74610.56238/costssbernovasperporreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-27T13:52:20Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/746Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-27T13:52:20Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Costurando Saberes - Novas Perspectivas |
title |
Costurando Saberes - Novas Perspectivas |
spellingShingle |
Costurando Saberes - Novas Perspectivas Ricardo Valim Educação Filosofia Interdisciplinaridade na educação Education Philosophy Interdisciplinarity in education |
title_short |
Costurando Saberes - Novas Perspectivas |
title_full |
Costurando Saberes - Novas Perspectivas |
title_fullStr |
Costurando Saberes - Novas Perspectivas |
title_full_unstemmed |
Costurando Saberes - Novas Perspectivas |
title_sort |
Costurando Saberes - Novas Perspectivas |
author |
Ricardo Valim |
author_facet |
Ricardo Valim Soares, Domingos Perpetuo Alves et. al. |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Domingos Perpetuo Alves et. al. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Alecsandra Oliveira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricardo Valim Soares, Domingos Perpetuo Alves et. al. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Filosofia Interdisciplinaridade na educação Education Philosophy Interdisciplinarity in education |
topic |
Educação Filosofia Interdisciplinaridade na educação Education Philosophy Interdisciplinarity in education |
description |
Este livro é resultado do Projeto de ensino Costurando Saberes aprovado pela PORTARIA Nº 306/PVCAL - CGAB/IFRO, DE 19 DE JUNHO DE 2023, teve como objetivo, auxiliar os estudantes do IFRO - Câmpus Porto Velho Calama do Curso de Bacharelado em Engenharia Química à refletirem sobre a atual conjuntura social à luz da Filosofia e de seu Curso de Graduação, mas também planejar, elaborar, sistematizar e desenvolver suas pesquisas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-16T17:27:49Z 2024-02-16T17:27:49Z 2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALIM, Ricardo; SOARES, Domingos Perpetuo Alves; SOUZA, Alecsandra Oliveira de (org.). Costurando Saberes, Novas Perspectivas. São Jose dos Pinhais-Pr: Seven, 2024. 99 p. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/746 10.56238/costssbernovasper |
identifier_str_mv |
VALIM, Ricardo; SOARES, Domingos Perpetuo Alves; SOUZA, Alecsandra Oliveira de (org.). Costurando Saberes, Novas Perspectivas. São Jose dos Pinhais-Pr: Seven, 2024. 99 p. 10.56238/costssbernovasper |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Seven Publicações Acadêmicas Campus Porto Velho Calama Bacharelado em Engenharia Química |
publisher.none.fl_str_mv |
Seven Publicações Acadêmicas Campus Porto Velho Calama Bacharelado em Engenharia Química |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275579662336000 |