Educação, técnica, ciência e emancipação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zatti, Vicente
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Jesus, Edson Regis de, Silva, Marlon André da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1731
Resumo: Resumo: O presente artigo busca promover a reflexão e a problematização da proposta educacional que move os Institutos Federais de Educação, criados em 2008. Para isso, realizamos a leitura, interpretação e discussão de obras do filósofo Jürgen Habermas, que reconstrói o conceito moderno de emancipação, bem como analisamos a legislação de criação dos IFETs e elementos evidenciados no processo de implantação dessas instituições. A pesquisa indica a diferenciação entre educação tecnicista, pautada exclusivamente em uma racionalidade instrumental, e educação emancipatória, pautada por uma racionalidade comunicativa, dialógica. A efetivação da emancipação na educação profissional e tecnológica supõe que a técnica e a ciência mantenham o mundo da vida como seu horizonte de validação e que haja a integração da capacitação técnica com uma formação que envolva também política, ética e estética. Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica. Técnica. Educação emancipatória. EDUCATION, TECHNIQUE, SCIENCE AND EMANCIPATION Abstract: This article aims to promote reflection and questioning about the educational proposal that moves the Federal Education Institutes created in 2008. So, we performed reading, interpretation and discussion of works by the philosopher Jürgen Habermas, who rebuilds the modern concept of emancipation, as well as we analyzed the legislation creating the IFETs and elements highlighted in the process of implementing these institutions. This research indicates differentiation between technicist education, guided exclusively in an instrumental rationality, and emancipatory education, guided by a dialogical, communicative rationality. Effectuation of emancipation in professional and technological education supposes that technique and science remain the lifeworld as their horizon of validation and, that integration of technical training happens with a formation involving politics, ethics and esthetic too. Keywords: Professional and technological education. Technique. Emancipatory education.
id IFRS-1_0090436ea0b8cd83aabcefdf72a939a3
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1731
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Educação, técnica, ciência e emancipaçãoResumo: O presente artigo busca promover a reflexão e a problematização da proposta educacional que move os Institutos Federais de Educação, criados em 2008. Para isso, realizamos a leitura, interpretação e discussão de obras do filósofo Jürgen Habermas, que reconstrói o conceito moderno de emancipação, bem como analisamos a legislação de criação dos IFETs e elementos evidenciados no processo de implantação dessas instituições. A pesquisa indica a diferenciação entre educação tecnicista, pautada exclusivamente em uma racionalidade instrumental, e educação emancipatória, pautada por uma racionalidade comunicativa, dialógica. A efetivação da emancipação na educação profissional e tecnológica supõe que a técnica e a ciência mantenham o mundo da vida como seu horizonte de validação e que haja a integração da capacitação técnica com uma formação que envolva também política, ética e estética. Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica. Técnica. Educação emancipatória. EDUCATION, TECHNIQUE, SCIENCE AND EMANCIPATION Abstract: This article aims to promote reflection and questioning about the educational proposal that moves the Federal Education Institutes created in 2008. So, we performed reading, interpretation and discussion of works by the philosopher Jürgen Habermas, who rebuilds the modern concept of emancipation, as well as we analyzed the legislation creating the IFETs and elements highlighted in the process of implementing these institutions. This research indicates differentiation between technicist education, guided exclusively in an instrumental rationality, and emancipatory education, guided by a dialogical, communicative rationality. Effectuation of emancipation in professional and technological education supposes that technique and science remain the lifeworld as their horizon of validation and, that integration of technical training happens with a formation involving politics, ethics and esthetic too. Keywords: Professional and technological education. Technique. Emancipatory education.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2012-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/173110.35819/tear.v1.n2.a1731#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL2238-807910.35819/tear.v1.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1731/1382Zatti, VicenteJesus, Edson Regis deSilva, Marlon André dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:42:12Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1731Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:42:12Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, técnica, ciência e emancipação
title Educação, técnica, ciência e emancipação
spellingShingle Educação, técnica, ciência e emancipação
Zatti, Vicente
title_short Educação, técnica, ciência e emancipação
title_full Educação, técnica, ciência e emancipação
title_fullStr Educação, técnica, ciência e emancipação
title_full_unstemmed Educação, técnica, ciência e emancipação
title_sort Educação, técnica, ciência e emancipação
author Zatti, Vicente
author_facet Zatti, Vicente
Jesus, Edson Regis de
Silva, Marlon André da
author_role author
author2 Jesus, Edson Regis de
Silva, Marlon André da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zatti, Vicente
Jesus, Edson Regis de
Silva, Marlon André da
description Resumo: O presente artigo busca promover a reflexão e a problematização da proposta educacional que move os Institutos Federais de Educação, criados em 2008. Para isso, realizamos a leitura, interpretação e discussão de obras do filósofo Jürgen Habermas, que reconstrói o conceito moderno de emancipação, bem como analisamos a legislação de criação dos IFETs e elementos evidenciados no processo de implantação dessas instituições. A pesquisa indica a diferenciação entre educação tecnicista, pautada exclusivamente em uma racionalidade instrumental, e educação emancipatória, pautada por uma racionalidade comunicativa, dialógica. A efetivação da emancipação na educação profissional e tecnológica supõe que a técnica e a ciência mantenham o mundo da vida como seu horizonte de validação e que haja a integração da capacitação técnica com uma formação que envolva também política, ética e estética. Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica. Técnica. Educação emancipatória. EDUCATION, TECHNIQUE, SCIENCE AND EMANCIPATION Abstract: This article aims to promote reflection and questioning about the educational proposal that moves the Federal Education Institutes created in 2008. So, we performed reading, interpretation and discussion of works by the philosopher Jürgen Habermas, who rebuilds the modern concept of emancipation, as well as we analyzed the legislation creating the IFETs and elements highlighted in the process of implementing these institutions. This research indicates differentiation between technicist education, guided exclusively in an instrumental rationality, and emancipatory education, guided by a dialogical, communicative rationality. Effectuation of emancipation in professional and technological education supposes that technique and science remain the lifeworld as their horizon of validation and, that integration of technical training happens with a formation involving politics, ethics and esthetic too. Keywords: Professional and technological education. Technique. Emancipatory education.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1731
10.35819/tear.v1.n2.a1731
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1731
identifier_str_mv 10.35819/tear.v1.n2.a1731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1731/1382
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
2238-8079
10.35819/tear.v1.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1752129769487466496