Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2220 |
Resumo: | Resumo: A busca por novos caminhos para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade, como um todo, perpassam a Educação. É truísmo dizer que a educação a distância está transformando os processos de ensino mundo afora. A eliminação das restrições geográficas, em ambientes moldados e utilizados digitalmente, implica numa diversidade de perspectivas, perfis e demandas regionais que caracterizam os alunos dessa modalidade. A partir do panorama que se descortina, este estudo tem como objetivo tecer reflexões, com base na revisão de literatura, sobre o papel da educação a distância mediada por tecnologia digital no processo de inclusão social, sobre as demandas que esse processo provoca e as oportunidades que ele incita.Palavras-Chave: Educação a Distância. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Inclusão social. CONTEMPORARY CONNECTIONS: PERSPECTIVES OF DISTANCE EDUCATION AND TECHNOLOGY FOR SOCIAL INCLUSION Abstract: The search for new paths for the development of individuals and society as a whole permeates Education. It is truism to say that Distance Education is transforming teaching processes around the world. The elimination of geographical restrictions, in molded and digitally used environments, implies a diversity of perspectives, profiles and regional demands that characterize the students of this modality. Based on the literature review, this study aims to reflect on the role of distance education mediated by digital technology in the process of social inclusion, on the demands that this process causes and the opportunities that it incites.Keywords: Distance Learning. Digital Information and Communication Technologies. Social Inclusion. |
id |
IFRS-1_08df6320b16aebd19ff2d4d810d21db3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2220 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão socialResumo: A busca por novos caminhos para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade, como um todo, perpassam a Educação. É truísmo dizer que a educação a distância está transformando os processos de ensino mundo afora. A eliminação das restrições geográficas, em ambientes moldados e utilizados digitalmente, implica numa diversidade de perspectivas, perfis e demandas regionais que caracterizam os alunos dessa modalidade. A partir do panorama que se descortina, este estudo tem como objetivo tecer reflexões, com base na revisão de literatura, sobre o papel da educação a distância mediada por tecnologia digital no processo de inclusão social, sobre as demandas que esse processo provoca e as oportunidades que ele incita.Palavras-Chave: Educação a Distância. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Inclusão social. CONTEMPORARY CONNECTIONS: PERSPECTIVES OF DISTANCE EDUCATION AND TECHNOLOGY FOR SOCIAL INCLUSION Abstract: The search for new paths for the development of individuals and society as a whole permeates Education. It is truism to say that Distance Education is transforming teaching processes around the world. The elimination of geographical restrictions, in molded and digitally used environments, implies a diversity of perspectives, profiles and regional demands that characterize the students of this modality. Based on the literature review, this study aims to reflect on the role of distance education mediated by digital technology in the process of social inclusion, on the demands that this process causes and the opportunities that it incites.Keywords: Distance Learning. Digital Information and Communication Technologies. Social Inclusion.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/222010.35819/tear.v6.n1.a2220#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL2238-807910.35819/tear.v6.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2220/1562Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRolim, Anderson TeixeiraColtro, Fabio Luiz ZanardiMazzafera, Bernadete Lema2019-08-25T00:34:13Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2220Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:13Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social |
title |
Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social |
spellingShingle |
Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social Rolim, Anderson Teixeira |
title_short |
Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social |
title_full |
Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social |
title_fullStr |
Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social |
title_full_unstemmed |
Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social |
title_sort |
Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social |
author |
Rolim, Anderson Teixeira |
author_facet |
Rolim, Anderson Teixeira Coltro, Fabio Luiz Zanardi Mazzafera, Bernadete Lema |
author_role |
author |
author2 |
Coltro, Fabio Luiz Zanardi Mazzafera, Bernadete Lema |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rolim, Anderson Teixeira Coltro, Fabio Luiz Zanardi Mazzafera, Bernadete Lema |
description |
Resumo: A busca por novos caminhos para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade, como um todo, perpassam a Educação. É truísmo dizer que a educação a distância está transformando os processos de ensino mundo afora. A eliminação das restrições geográficas, em ambientes moldados e utilizados digitalmente, implica numa diversidade de perspectivas, perfis e demandas regionais que caracterizam os alunos dessa modalidade. A partir do panorama que se descortina, este estudo tem como objetivo tecer reflexões, com base na revisão de literatura, sobre o papel da educação a distância mediada por tecnologia digital no processo de inclusão social, sobre as demandas que esse processo provoca e as oportunidades que ele incita.Palavras-Chave: Educação a Distância. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Inclusão social. CONTEMPORARY CONNECTIONS: PERSPECTIVES OF DISTANCE EDUCATION AND TECHNOLOGY FOR SOCIAL INCLUSION Abstract: The search for new paths for the development of individuals and society as a whole permeates Education. It is truism to say that Distance Education is transforming teaching processes around the world. The elimination of geographical restrictions, in molded and digitally used environments, implies a diversity of perspectives, profiles and regional demands that characterize the students of this modality. Based on the literature review, this study aims to reflect on the role of distance education mediated by digital technology in the process of social inclusion, on the demands that this process causes and the opportunities that it incites.Keywords: Distance Learning. Digital Information and Communication Technologies. Social Inclusion. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2220 10.35819/tear.v6.n1.a2220 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2220 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v6.n1.a2220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2220/1562 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL 2238-8079 10.35819/tear.v6.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951574509191168 |