Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolim, Anderson Teixeira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Coltro, Fabio Luiz Zanardi, Mazzafera, Bernadete Lema
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2220
Resumo: Resumo: A busca por novos caminhos para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade, como um todo, perpassam a Educação. É truísmo dizer que a educação a distância está transformando os processos de ensino mundo afora. A eliminação das restrições geográficas, em ambientes moldados e utilizados digitalmente, implica numa diversidade de perspectivas, perfis e demandas regionais que caracterizam os alunos dessa modalidade. A partir do panorama que se descortina, este estudo tem como objetivo tecer reflexões, com base na revisão de literatura, sobre o papel da educação a distância mediada por tecnologia digital no processo de inclusão social, sobre as demandas que esse processo provoca e as oportunidades que ele incita.Palavras-Chave: Educação a Distância. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Inclusão social.  CONTEMPORARY CONNECTIONS: PERSPECTIVES OF DISTANCE EDUCATION AND TECHNOLOGY FOR SOCIAL INCLUSION Abstract: The search for new paths for the development of individuals and society as a whole permeates Education. It is truism to say that Distance Education is transforming teaching processes around the world. The elimination of geographical restrictions, in molded and digitally used environments, implies a diversity of perspectives, profiles and regional demands that characterize the students of this modality. Based on the literature review, this study aims to reflect on the role of distance education mediated by digital technology in the process of social inclusion, on the demands that this process causes and the opportunities that it incites.Keywords: Distance Learning. Digital Information and Communication Technologies. Social Inclusion.
id IFRS-1_08df6320b16aebd19ff2d4d810d21db3
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2220
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão socialResumo: A busca por novos caminhos para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade, como um todo, perpassam a Educação. É truísmo dizer que a educação a distância está transformando os processos de ensino mundo afora. A eliminação das restrições geográficas, em ambientes moldados e utilizados digitalmente, implica numa diversidade de perspectivas, perfis e demandas regionais que caracterizam os alunos dessa modalidade. A partir do panorama que se descortina, este estudo tem como objetivo tecer reflexões, com base na revisão de literatura, sobre o papel da educação a distância mediada por tecnologia digital no processo de inclusão social, sobre as demandas que esse processo provoca e as oportunidades que ele incita.Palavras-Chave: Educação a Distância. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Inclusão social.  CONTEMPORARY CONNECTIONS: PERSPECTIVES OF DISTANCE EDUCATION AND TECHNOLOGY FOR SOCIAL INCLUSION Abstract: The search for new paths for the development of individuals and society as a whole permeates Education. It is truism to say that Distance Education is transforming teaching processes around the world. The elimination of geographical restrictions, in molded and digitally used environments, implies a diversity of perspectives, profiles and regional demands that characterize the students of this modality. Based on the literature review, this study aims to reflect on the role of distance education mediated by digital technology in the process of social inclusion, on the demands that this process causes and the opportunities that it incites.Keywords: Distance Learning. Digital Information and Communication Technologies. Social Inclusion.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/222010.35819/tear.v6.n1.a2220#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL2238-807910.35819/tear.v6.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2220/1562Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRolim, Anderson TeixeiraColtro, Fabio Luiz ZanardiMazzafera, Bernadete Lema2019-08-25T00:34:13Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2220Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:13Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social
title Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social
spellingShingle Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social
Rolim, Anderson Teixeira
title_short Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social
title_full Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social
title_fullStr Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social
title_full_unstemmed Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social
title_sort Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social
author Rolim, Anderson Teixeira
author_facet Rolim, Anderson Teixeira
Coltro, Fabio Luiz Zanardi
Mazzafera, Bernadete Lema
author_role author
author2 Coltro, Fabio Luiz Zanardi
Mazzafera, Bernadete Lema
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolim, Anderson Teixeira
Coltro, Fabio Luiz Zanardi
Mazzafera, Bernadete Lema
description Resumo: A busca por novos caminhos para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade, como um todo, perpassam a Educação. É truísmo dizer que a educação a distância está transformando os processos de ensino mundo afora. A eliminação das restrições geográficas, em ambientes moldados e utilizados digitalmente, implica numa diversidade de perspectivas, perfis e demandas regionais que caracterizam os alunos dessa modalidade. A partir do panorama que se descortina, este estudo tem como objetivo tecer reflexões, com base na revisão de literatura, sobre o papel da educação a distância mediada por tecnologia digital no processo de inclusão social, sobre as demandas que esse processo provoca e as oportunidades que ele incita.Palavras-Chave: Educação a Distância. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Inclusão social.  CONTEMPORARY CONNECTIONS: PERSPECTIVES OF DISTANCE EDUCATION AND TECHNOLOGY FOR SOCIAL INCLUSION Abstract: The search for new paths for the development of individuals and society as a whole permeates Education. It is truism to say that Distance Education is transforming teaching processes around the world. The elimination of geographical restrictions, in molded and digitally used environments, implies a diversity of perspectives, profiles and regional demands that characterize the students of this modality. Based on the literature review, this study aims to reflect on the role of distance education mediated by digital technology in the process of social inclusion, on the demands that this process causes and the opportunities that it incites.Keywords: Distance Learning. Digital Information and Communication Technologies. Social Inclusion.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2220
10.35819/tear.v6.n1.a2220
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2220
identifier_str_mv 10.35819/tear.v6.n1.a2220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2220/1562
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
2238-8079
10.35819/tear.v6.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951574509191168