Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Thiago Tavares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lemos, Elizama das Chagas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/158580
Resumo: O objetivo deste artigo é problematizar a técnica, a tecnologia e as conexões com o intuito de refletir sobre a importância desses três tópicos na construção de uma aposta de aprendizado diferenciado, a educação a distância. A EAD consiste em uma modalidade de ensino e aprendizagem mediada por tecnologias e que se encontra em fase de consolidação no Brasil. Sua principal diferença reside no seu suporte (dispositivos digitais) e as conexões tecnológicas que possibilitam a mediação. É nesse contexto que a EAD entra como uma modalidade de ensino com variados recursos digitais e interativos (ambientes virtuais de aprendizagem e objetos de aprendizagem), contribuindo, dessa forma, com outros olhares no processo educativo da sociedade tecnológica.
id USP-71_e6afc8572bf6cd3ea2b22e5277ff2e97
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/158580
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distânciaEducating in the digital age: considerations about technology, connections and distance educationTecnologias EducacionaisConexãoEducação a distânciaAmbientes virtuais de aprendizagemObjetos de aprendizagemTecnologías educativas; Conexión; Educación a distancia; Ambientes Virtuales de Aprendizaje; Objetos de Aprendizaje.Educational technologiesConnectionDistance learningVirtual learning environmentsLearning objectsO objetivo deste artigo é problematizar a técnica, a tecnologia e as conexões com o intuito de refletir sobre a importância desses três tópicos na construção de uma aposta de aprendizado diferenciado, a educação a distância. A EAD consiste em uma modalidade de ensino e aprendizagem mediada por tecnologias e que se encontra em fase de consolidação no Brasil. Sua principal diferença reside no seu suporte (dispositivos digitais) e as conexões tecnológicas que possibilitam a mediação. É nesse contexto que a EAD entra como uma modalidade de ensino com variados recursos digitais e interativos (ambientes virtuais de aprendizagem e objetos de aprendizagem), contribuindo, dessa forma, com outros olhares no processo educativo da sociedade tecnológica.This article questions the technique, technology and connections in order to reflect on the importance of these three topics mentioned in the construction of a differentiated learning bet, distance education. Distance lear ning is a technology-mediated teaching and learning modality that is being consolidated in Brazil. Its main difference lies in its support (digital devices) and the technological connections that enable mediation. It serves as a modality of teaching with varied digital and interactive resources (virtual learning environments and learning objects), thus contributing with other perspectives in the educational process of technological society.El objetivo de este artículo es problematizar la técnica, la tecnología y las conexiones con el propósito de reflexionar sobre la importancia de estos tres tópicos arriba citados en la construcción de una apuesta de aprendizaje diferenciado, la educación a distancia. Modalidad de enseñanza que se encuentra en fase de consolidación en Brasil. Su principal diferencia reside en su soporte (dispositivos digitales) y las conexiones tecnológicas que posibilitan la mediación. Es en este contexto que la EAD entra como una modalidad de enseñanza con variados recursos digitales e interactivos (Ambientes Virtuales de Aprendizaje y Objetos de Aprendizaje) contribuyendo de esa forma con otras miradas en el proceso educativo de la sociedad tecnológica.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/15858010.11606/issn.2316-9125.v25i1p18-30Comunicação & Educação; v. 25 n. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 18-30Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 18-30Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 18-302316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/158580/167352Copyright (c) 2020 Thiago Tavares das Neves, Elizama das Chagas Lemoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Thiago TavaresLemos, Elizama das Chagas2021-01-08T12:18:07Zoai:revistas.usp.br:article/158580Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:28.621452Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distância
Educating in the digital age: considerations about technology, connections and distance education
title Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distância
spellingShingle Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distância
Neves, Thiago Tavares
Tecnologias Educacionais
Conexão
Educação a distância
Ambientes virtuais de aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Tecnologías educativas; Conexión; Educación a distancia; Ambientes Virtuales de Aprendizaje; Objetos de Aprendizaje.
Educational technologies
Connection
Distance learning
Virtual learning environments
Learning objects
title_short Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distância
title_full Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distância
title_fullStr Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distância
title_full_unstemmed Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distância
title_sort Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distância
author Neves, Thiago Tavares
author_facet Neves, Thiago Tavares
Lemos, Elizama das Chagas
author_role author
author2 Lemos, Elizama das Chagas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Thiago Tavares
Lemos, Elizama das Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Educacionais
Conexão
Educação a distância
Ambientes virtuais de aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Tecnologías educativas; Conexión; Educación a distancia; Ambientes Virtuales de Aprendizaje; Objetos de Aprendizaje.
Educational technologies
Connection
Distance learning
Virtual learning environments
Learning objects
topic Tecnologias Educacionais
Conexão
Educação a distância
Ambientes virtuais de aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Tecnologías educativas; Conexión; Educación a distancia; Ambientes Virtuales de Aprendizaje; Objetos de Aprendizaje.
Educational technologies
Connection
Distance learning
Virtual learning environments
Learning objects
description O objetivo deste artigo é problematizar a técnica, a tecnologia e as conexões com o intuito de refletir sobre a importância desses três tópicos na construção de uma aposta de aprendizado diferenciado, a educação a distância. A EAD consiste em uma modalidade de ensino e aprendizagem mediada por tecnologias e que se encontra em fase de consolidação no Brasil. Sua principal diferença reside no seu suporte (dispositivos digitais) e as conexões tecnológicas que possibilitam a mediação. É nesse contexto que a EAD entra como uma modalidade de ensino com variados recursos digitais e interativos (ambientes virtuais de aprendizagem e objetos de aprendizagem), contribuindo, dessa forma, com outros olhares no processo educativo da sociedade tecnológica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/158580
10.11606/issn.2316-9125.v25i1p18-30
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/158580
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v25i1p18-30
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/158580/167352
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Thiago Tavares das Neves, Elizama das Chagas Lemos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Thiago Tavares das Neves, Elizama das Chagas Lemos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 25 n. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 18-30
Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 18-30
Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 18-30
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092597751808