Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703 |
Resumo: | Resumo: Este artigo é um estudo desenvolvido na especialização Mídias na Educação, que é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande, e Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SC). As Guerras Mundiais tiveram grande impacto social, econômico e tecnológico na história da humanidade, o que torna o tema complexo para ser abordado com adolescentes. Assim, para trabalhá-lo com os alunos da oitava série, atualmente nono ano, escolheu-se como ferramenta didática a mídia vídeo. O objetivo foi avaliar se a elaboração de um videoclipe sobre as interfaces das guerras serviria para construção de saberes sobre o assunto. A abordagem deste estudo foi qualitativa, sendo realizado um levantamento bibliográfico com os alunos sobre as guerras mundiais e suas consequências para embasamento. Os participantes planejaram e gravaram o vídeo, aproveitando as atividades de aula e, posteriormente, o professor ajudou na edição. Os resultados apresentados superaram o esperado na aprendizagem do conteúdo, no domínio da mídia, na finalização da produção e nos esforços dos envolvidos para ultrapassar os inúmeros desafios apresentados, o que os fez crescer enquanto sujeitos construtores de si mesmos e de suas histórias de vida. Nesta proposta pedagógica, ficou evidenciado que a construção de vídeo pode ser eficiente para colaborar, de forma agradável, prazerosa e dinâmica, com formação dos saberes dos conteúdos de história. Além disso, houve a influência positiva na autoestima dos alunos e em sua aproximação com as tecnologias, demonstrando ser uma significativa estratégia. Palavras-chave: Ensino. Sociedade. Tecnologia. CONSTRUCCIÓN DE UN VIDEO DE HISTORIA: UNA REFLEXIÓN SOBRE EL IMPACTO SOCIAL Y TECNOLÓGICO DE LAS GUERRAS MUNDIALES Resumen: Este artículo es un estudio desarrollado en el curso de especialización[on Medias en la Educación, que es una asociación de la Universidad Federal de Rio Grande – FURG, Instituto Federal de Rio Grande do Sul- Rio Grande Campus – IFRS y el Departamento de Educación del Estado de Santa Catarina. Las guerras mundiales tuvieron un enorme impacto en el desarrollo social, económico y tecnológico en la historia humana, el tema complejo a tratar con los adolescentes. Asi que para trabajar con los alumnos de 8º grado, ahora 9 años, fue elegida como herramienta de enseñara, los medios de comunicación de vídeo. El objetivo fue avaluar si el preparo de video en las insterfaces de las guerras, serviría par construir el conocimiento sobre el tema. El enfoque de este estudio fue cualitativa y se basa en ena literatura con los estudiantes sobre las guerras mundiales y su consecuencia para la base. Los participantes fueron pensando y tomar ventaja de la grabación de video y las actividades que el maestro, mas tarde ayudó en la edición. Los resultados presentados superaron las previsiones, tanto en el aprendizaje del contenido como en el campo de los medios de comunicación, en le finalización de la producción y los esfuerzos par superar los muchos desafíos de crecer en los sujetos como constructores de si mismo y sus historias de vida. En esta propuesta pedagógica se hizo evidente que la construcción de vídeo puede ser eficaz para la formación de cooperar con el concomimiento de la historia en una manera agradable, invertida y dinámica que influyó en la autoestima de los estudiantes, se acercó a las tecnologías demostrado ser una estrategia importante. Palabras claves: Educación. Sociedad. Tecnologia. |
id |
IFRS-1_0bd98a037de992c10b5039650e63c602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1703 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras MundiaisResumo: Este artigo é um estudo desenvolvido na especialização Mídias na Educação, que é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande, e Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SC). As Guerras Mundiais tiveram grande impacto social, econômico e tecnológico na história da humanidade, o que torna o tema complexo para ser abordado com adolescentes. Assim, para trabalhá-lo com os alunos da oitava série, atualmente nono ano, escolheu-se como ferramenta didática a mídia vídeo. O objetivo foi avaliar se a elaboração de um videoclipe sobre as interfaces das guerras serviria para construção de saberes sobre o assunto. A abordagem deste estudo foi qualitativa, sendo realizado um levantamento bibliográfico com os alunos sobre as guerras mundiais e suas consequências para embasamento. Os participantes planejaram e gravaram o vídeo, aproveitando as atividades de aula e, posteriormente, o professor ajudou na edição. Os resultados apresentados superaram o esperado na aprendizagem do conteúdo, no domínio da mídia, na finalização da produção e nos esforços dos envolvidos para ultrapassar os inúmeros desafios apresentados, o que os fez crescer enquanto sujeitos construtores de si mesmos e de suas histórias de vida. Nesta proposta pedagógica, ficou evidenciado que a construção de vídeo pode ser eficiente para colaborar, de forma agradável, prazerosa e dinâmica, com formação dos saberes dos conteúdos de história. Além disso, houve a influência positiva na autoestima dos alunos e em sua aproximação com as tecnologias, demonstrando ser uma significativa estratégia. Palavras-chave: Ensino. Sociedade. Tecnologia. CONSTRUCCIÓN DE UN VIDEO DE HISTORIA: UNA REFLEXIÓN SOBRE EL IMPACTO SOCIAL Y TECNOLÓGICO DE LAS GUERRAS MUNDIALES Resumen: Este artículo es un estudio desarrollado en el curso de especialización[on Medias en la Educación, que es una asociación de la Universidad Federal de Rio Grande – FURG, Instituto Federal de Rio Grande do Sul- Rio Grande Campus – IFRS y el Departamento de Educación del Estado de Santa Catarina. Las guerras mundiales tuvieron un enorme impacto en el desarrollo social, económico y tecnológico en la historia humana, el tema complejo a tratar con los adolescentes. Asi que para trabajar con los alumnos de 8º grado, ahora 9 años, fue elegida como herramienta de enseñara, los medios de comunicación de vídeo. El objetivo fue avaluar si el preparo de video en las insterfaces de las guerras, serviría par construir el conocimiento sobre el tema. El enfoque de este estudio fue cualitativa y se basa en ena literatura con los estudiantes sobre las guerras mundiales y su consecuencia para la base. Los participantes fueron pensando y tomar ventaja de la grabación de video y las actividades que el maestro, mas tarde ayudó en la edición. Los resultados presentados superaron las previsiones, tanto en el aprendizaje del contenido como en el campo de los medios de comunicación, en le finalización de la producción y los esfuerzos par superar los muchos desafíos de crecer en los sujetos como constructores de si mismo y sus historias de vida. En esta propuesta pedagógica se hizo evidente que la construcción de vídeo puede ser eficaz para la formación de cooperar con el concomimiento de la historia en una manera agradable, invertida y dinámica que influyó en la autoestima de los estudiantes, se acercó a las tecnologías demostrado ser una estrategia importante. Palabras claves: Educación. Sociedad. Tecnologia.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2012-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfimage/jpegapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/170310.35819/tear.v1.n1.a1703#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v1.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/1367https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/2343https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/2344https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/2345https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/2346Silva, Carla Regina AndreSilva, Ana Paula AndreMorell, Jean Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:42:13Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1703Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:42:13Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais |
title |
Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais |
spellingShingle |
Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais Silva, Carla Regina Andre |
title_short |
Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais |
title_full |
Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais |
title_fullStr |
Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais |
title_full_unstemmed |
Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais |
title_sort |
Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais |
author |
Silva, Carla Regina Andre |
author_facet |
Silva, Carla Regina Andre Silva, Ana Paula Andre Morell, Jean Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Paula Andre Morell, Jean Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carla Regina Andre Silva, Ana Paula Andre Morell, Jean Carlos |
description |
Resumo: Este artigo é um estudo desenvolvido na especialização Mídias na Educação, que é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande, e Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SC). As Guerras Mundiais tiveram grande impacto social, econômico e tecnológico na história da humanidade, o que torna o tema complexo para ser abordado com adolescentes. Assim, para trabalhá-lo com os alunos da oitava série, atualmente nono ano, escolheu-se como ferramenta didática a mídia vídeo. O objetivo foi avaliar se a elaboração de um videoclipe sobre as interfaces das guerras serviria para construção de saberes sobre o assunto. A abordagem deste estudo foi qualitativa, sendo realizado um levantamento bibliográfico com os alunos sobre as guerras mundiais e suas consequências para embasamento. Os participantes planejaram e gravaram o vídeo, aproveitando as atividades de aula e, posteriormente, o professor ajudou na edição. Os resultados apresentados superaram o esperado na aprendizagem do conteúdo, no domínio da mídia, na finalização da produção e nos esforços dos envolvidos para ultrapassar os inúmeros desafios apresentados, o que os fez crescer enquanto sujeitos construtores de si mesmos e de suas histórias de vida. Nesta proposta pedagógica, ficou evidenciado que a construção de vídeo pode ser eficiente para colaborar, de forma agradável, prazerosa e dinâmica, com formação dos saberes dos conteúdos de história. Além disso, houve a influência positiva na autoestima dos alunos e em sua aproximação com as tecnologias, demonstrando ser uma significativa estratégia. Palavras-chave: Ensino. Sociedade. Tecnologia. CONSTRUCCIÓN DE UN VIDEO DE HISTORIA: UNA REFLEXIÓN SOBRE EL IMPACTO SOCIAL Y TECNOLÓGICO DE LAS GUERRAS MUNDIALES Resumen: Este artículo es un estudio desarrollado en el curso de especialización[on Medias en la Educación, que es una asociación de la Universidad Federal de Rio Grande – FURG, Instituto Federal de Rio Grande do Sul- Rio Grande Campus – IFRS y el Departamento de Educación del Estado de Santa Catarina. Las guerras mundiales tuvieron un enorme impacto en el desarrollo social, económico y tecnológico en la historia humana, el tema complejo a tratar con los adolescentes. Asi que para trabajar con los alumnos de 8º grado, ahora 9 años, fue elegida como herramienta de enseñara, los medios de comunicación de vídeo. El objetivo fue avaluar si el preparo de video en las insterfaces de las guerras, serviría par construir el conocimiento sobre el tema. El enfoque de este estudio fue cualitativa y se basa en ena literatura con los estudiantes sobre las guerras mundiales y su consecuencia para la base. Los participantes fueron pensando y tomar ventaja de la grabación de video y las actividades que el maestro, mas tarde ayudó en la edición. Los resultados presentados superaron las previsiones, tanto en el aprendizaje del contenido como en el campo de los medios de comunicación, en le finalización de la producción y los esfuerzos par superar los muchos desafíos de crecer en los sujetos como constructores de si mismo y sus historias de vida. En esta propuesta pedagógica se hizo evidente que la construcción de vídeo puede ser eficaz para la formación de cooperar con el concomimiento de la historia en una manera agradable, invertida y dinámica que influyó en la autoestima de los estudiantes, se acercó a las tecnologías demostrado ser una estrategia importante. Palabras claves: Educación. Sociedad. Tecnologia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703 10.35819/tear.v1.n1.a1703 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v1.n1.a1703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/1367 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/2343 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/2344 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/2345 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703/2346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg application/msword application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO 2238-8079 10.35819/tear.v1.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951573738487808 |