Ciberprofessores indígenas: narrativas através das Tecnologias da Informação e da Comunicação
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2217 |
Resumo: | Resumo: Este artigo foi construído a partir do resultado de pesquisa de campo realizada entre os anos de 2010 e 2014 e se constitui na problematização da construção das narrativas das professoras indígenas Terena e Guarani Kaiowa em atividades educacionais e no dia a dia. Para fins de coleta das informações foram utilizados questionários com respostas abertas e fechadas, entrevistas gravadas em áudio e vídeo e, também, informações registradas no caderno de campo, anotadas durante oficina de capacitação realizada no município de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. Considera-se que a presença das tecnologias no contexto indígena, a partir da perspectiva desses educadores, não é um elemento externo desfragmentador de cultura, mas sim, é uma presença concreta e já incorporada, sendo utilizada em prol da divulgação de temáticas relacionadas aos povos indígenas.Palavras-chave: Educação indígena. Docência. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). INDIGENOUS CYBER-EDUCATORS: NARRATIVES THROUGH INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGYAbstract: This article was written from outcomes of field research carried out between 2010 and 2014, and it is comprised of the problematization of indigenous narrative construction by the educators Terena and Guarani Kaiowa in teaching activities and in daily life. For data collection, the researchers used questionnaires with open and closed answers, recorded interviews in audio and video, and also registered some information in the field journal at the workshop of qualification which took place in the city of Aquidauana, Mato Grosso do Sul. It is considered that the presence of technologies in the indigenous context, from the perspective of these educators, it is not an external element for culture defragmentation; it is instead incorporated to a concrete presence, which is already integrated to the indigenous and peoples, as it has been used for spreading themes related to them.Keywords: Indigenous education. Teaching. Information and Communications Technology (ICT). |
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Ciberprofessores indígenas: narrativas através das Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoResumo: Este artigo foi construído a partir do resultado de pesquisa de campo realizada entre os anos de 2010 e 2014 e se constitui na problematização da construção das narrativas das professoras indígenas Terena e Guarani Kaiowa em atividades educacionais e no dia a dia. Para fins de coleta das informações foram utilizados questionários com respostas abertas e fechadas, entrevistas gravadas em áudio e vídeo e, também, informações registradas no caderno de campo, anotadas durante oficina de capacitação realizada no município de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. Considera-se que a presença das tecnologias no contexto indígena, a partir da perspectiva desses educadores, não é um elemento externo desfragmentador de cultura, mas sim, é uma presença concreta e já incorporada, sendo utilizada em prol da divulgação de temáticas relacionadas aos povos indígenas.Palavras-chave: Educação indígena. Docência. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). INDIGENOUS CYBER-EDUCATORS: NARRATIVES THROUGH INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGYAbstract: This article was written from outcomes of field research carried out between 2010 and 2014, and it is comprised of the problematization of indigenous narrative construction by the educators Terena and Guarani Kaiowa in teaching activities and in daily life. For data collection, the researchers used questionnaires with open and closed answers, recorded interviews in audio and video, and also registered some information in the field journal at the workshop of qualification which took place in the city of Aquidauana, Mato Grosso do Sul. It is considered that the presence of technologies in the indigenous context, from the perspective of these educators, it is not an external element for culture defragmentation; it is instead incorporated to a concrete presence, which is already integrated to the indigenous and peoples, as it has been used for spreading themes related to them.Keywords: Indigenous education. Teaching. Information and Communications Technology (ICT).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/221710.35819/tear.v6.n1.a2217#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL2238-807910.35819/tear.v6.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2217/1561https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2217/2358Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Naine TerenaMaldonado, Maritza C.2019-08-25T00:34:14Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2217Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:14Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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