Ciberprofessores indígenas: narrativas através das Tecnologias da Informação e da Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Naine Terena
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maldonado, Maritza C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2217
Resumo: Resumo: Este artigo foi construído a partir do resultado de pesquisa de campo realizada entre os anos de 2010 e 2014 e se constitui na problematização da construção das narrativas das professoras indígenas Terena e Guarani Kaiowa em atividades educacionais e no dia a dia. Para fins de coleta das informações foram utilizados questionários com respostas abertas e fechadas, entrevistas gravadas em áudio e vídeo e, também, informações registradas no caderno de campo, anotadas durante oficina de capacitação realizada no município de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. Considera-se que a presença das tecnologias no contexto indígena, a partir da perspectiva desses educadores, não é um elemento externo desfragmentador de cultura, mas sim, é uma presença concreta e já incorporada, sendo utilizada em prol da divulgação de temáticas relacionadas aos povos indígenas.Palavras-chave: Educação indígena. Docência. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).  INDIGENOUS CYBER-EDUCATORS: NARRATIVES THROUGH INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGYAbstract: This article was written from outcomes of field research carried out between 2010 and 2014, and it is comprised of the problematization of indigenous narrative construction by the educators Terena and Guarani Kaiowa in teaching activities and in daily life. For data collection, the researchers used questionnaires with open and closed answers, recorded interviews in audio and video, and also registered some information in the field journal at the workshop of qualification which took place in the city of Aquidauana, Mato Grosso do Sul. It is considered that the presence of technologies in the indigenous context, from the perspective of these educators, it is not an external element for culture defragmentation; it is instead incorporated to a concrete presence, which is already integrated to the indigenous and peoples, as it has been used for spreading themes related to them.Keywords: Indigenous education. Teaching. Information and Communications Technology (ICT).
id IFRS-1_0e16d77ecfee5eb2b5fca839cdbe60f0
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2217
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Ciberprofessores indígenas: narrativas através das Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoResumo: Este artigo foi construído a partir do resultado de pesquisa de campo realizada entre os anos de 2010 e 2014 e se constitui na problematização da construção das narrativas das professoras indígenas Terena e Guarani Kaiowa em atividades educacionais e no dia a dia. Para fins de coleta das informações foram utilizados questionários com respostas abertas e fechadas, entrevistas gravadas em áudio e vídeo e, também, informações registradas no caderno de campo, anotadas durante oficina de capacitação realizada no município de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. Considera-se que a presença das tecnologias no contexto indígena, a partir da perspectiva desses educadores, não é um elemento externo desfragmentador de cultura, mas sim, é uma presença concreta e já incorporada, sendo utilizada em prol da divulgação de temáticas relacionadas aos povos indígenas.Palavras-chave: Educação indígena. Docência. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).  INDIGENOUS CYBER-EDUCATORS: NARRATIVES THROUGH INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGYAbstract: This article was written from outcomes of field research carried out between 2010 and 2014, and it is comprised of the problematization of indigenous narrative construction by the educators Terena and Guarani Kaiowa in teaching activities and in daily life. For data collection, the researchers used questionnaires with open and closed answers, recorded interviews in audio and video, and also registered some information in the field journal at the workshop of qualification which took place in the city of Aquidauana, Mato Grosso do Sul. It is considered that the presence of technologies in the indigenous context, from the perspective of these educators, it is not an external element for culture defragmentation; it is instead incorporated to a concrete presence, which is already integrated to the indigenous and peoples, as it has been used for spreading themes related to them.Keywords: Indigenous education. Teaching. Information and Communications Technology (ICT).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/221710.35819/tear.v6.n1.a2217#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL2238-807910.35819/tear.v6.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2217/1561https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2217/2358Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Naine TerenaMaldonado, Maritza C.2019-08-25T00:34:14Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2217Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:14Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciberprofessores indígenas: narrativas através das Tecnologias da Informação e da Comunicação
title Ciberprofessores indígenas: narrativas através das Tecnologias da Informação e da Comunicação
spellingShingle Ciberprofessores indígenas: narrativas através das Tecnologias da Informação e da Comunicação
Jesus, Naine Terena
title_short Ciberprofessores indígenas: narrativas através das Tecnologias da Informação e da Comunicação
title_full Ciberprofessores indígenas: narrativas através das Tecnologias da Informação e da Comunicação
title_fullStr Ciberprofessores indígenas: narrativas através das Tecnologias da Informação e da Comunicação
title_full_unstemmed Ciberprofessores indígenas: narrativas através das Tecnologias da Informação e da Comunicação
title_sort Ciberprofessores indígenas: narrativas através das Tecnologias da Informação e da Comunicação
author Jesus, Naine Terena
author_facet Jesus, Naine Terena
Maldonado, Maritza C.
author_role author
author2 Maldonado, Maritza C.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Naine Terena
Maldonado, Maritza C.
description Resumo: Este artigo foi construído a partir do resultado de pesquisa de campo realizada entre os anos de 2010 e 2014 e se constitui na problematização da construção das narrativas das professoras indígenas Terena e Guarani Kaiowa em atividades educacionais e no dia a dia. Para fins de coleta das informações foram utilizados questionários com respostas abertas e fechadas, entrevistas gravadas em áudio e vídeo e, também, informações registradas no caderno de campo, anotadas durante oficina de capacitação realizada no município de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. Considera-se que a presença das tecnologias no contexto indígena, a partir da perspectiva desses educadores, não é um elemento externo desfragmentador de cultura, mas sim, é uma presença concreta e já incorporada, sendo utilizada em prol da divulgação de temáticas relacionadas aos povos indígenas.Palavras-chave: Educação indígena. Docência. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).  INDIGENOUS CYBER-EDUCATORS: NARRATIVES THROUGH INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGYAbstract: This article was written from outcomes of field research carried out between 2010 and 2014, and it is comprised of the problematization of indigenous narrative construction by the educators Terena and Guarani Kaiowa in teaching activities and in daily life. For data collection, the researchers used questionnaires with open and closed answers, recorded interviews in audio and video, and also registered some information in the field journal at the workshop of qualification which took place in the city of Aquidauana, Mato Grosso do Sul. It is considered that the presence of technologies in the indigenous context, from the perspective of these educators, it is not an external element for culture defragmentation; it is instead incorporated to a concrete presence, which is already integrated to the indigenous and peoples, as it has been used for spreading themes related to them.Keywords: Indigenous education. Teaching. Information and Communications Technology (ICT).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2217
10.35819/tear.v6.n1.a2217
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2217
identifier_str_mv 10.35819/tear.v6.n1.a2217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2217/1561
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2217/2358
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
2238-8079
10.35819/tear.v6.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253918303027200