Análise de acessibilidade de documentos digitais textuais: um estudo de caso em sites governamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Sidnei Renato
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ribeiro, Vinicius Gadis, da Silva, Fernando Reichert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1876
Resumo: Os documentos digitais são atualmente um meio cada vez mais utilizado pelos sites governamentais para divulgar e disponibilizar informações aos seus cidadãos. Para que estas informações possam ser compreendidas pelo maior número de usuários, independente de suas características, é necessário que seus autores sigam determinadas recomendações. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo de diferentes recomendações e das melhores técnicas, ferramentas e métodos que podem ser utilizados, de forma conjunta, para analisar a acessibilidade de documentos digitais textuais. Foram selecionados diversos documentos digitais, coletados de diferentes sites de órgãos públicos brasileiros, aplicando-se a metodologia proposta neste artigo. Palavras-chave: Documentos Digitais. Acessibilidade. Critérios de Acessibilidade. ACCESSIBILITY ANALYZE OF DIGITAL TEXTUAL DOCUMENTS: A CASE STUDY IN GOVERNMENT WEBSITESAbstract: Digital documents are currently a medium increasingly used by government websites to disseminate and provide information to their citizens. For this information can be understood by the largest number of users, regardless of their characteristics, their authors are required to follow certain recommendations. In this context, this paper studies different recommendations and best techniques, tools and methods that can be used in aggregate form to analyze the accessibility of digital textual documents. The proposal methodology was applied with various digital documents, collected from different sites of Brazilian public institutions. Keywords: Digital Documents; Accessibility. Acessibility Criteria.
id IFRS-1_0fb232acf8cacfc64749af9351ab8d0a
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1876
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Análise de acessibilidade de documentos digitais textuais: um estudo de caso em sites governamentaisOs documentos digitais são atualmente um meio cada vez mais utilizado pelos sites governamentais para divulgar e disponibilizar informações aos seus cidadãos. Para que estas informações possam ser compreendidas pelo maior número de usuários, independente de suas características, é necessário que seus autores sigam determinadas recomendações. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo de diferentes recomendações e das melhores técnicas, ferramentas e métodos que podem ser utilizados, de forma conjunta, para analisar a acessibilidade de documentos digitais textuais. Foram selecionados diversos documentos digitais, coletados de diferentes sites de órgãos públicos brasileiros, aplicando-se a metodologia proposta neste artigo. Palavras-chave: Documentos Digitais. Acessibilidade. Critérios de Acessibilidade. ACCESSIBILITY ANALYZE OF DIGITAL TEXTUAL DOCUMENTS: A CASE STUDY IN GOVERNMENT WEBSITESAbstract: Digital documents are currently a medium increasingly used by government websites to disseminate and provide information to their citizens. For this information can be understood by the largest number of users, regardless of their characteristics, their authors are required to follow certain recommendations. In this context, this paper studies different recommendations and best techniques, tools and methods that can be used in aggregate form to analyze the accessibility of digital textual documents. The proposal methodology was applied with various digital documents, collected from different sites of Brazilian public institutions. Keywords: Digital Documents; Accessibility. Acessibility Criteria.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2014-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/187610.35819/tear.v3.n2.a1876#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 2 (2014): CULTURA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 2 (2014): CULTURA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 2 (2014): CULTURA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO2238-807910.35819/tear.v3.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1876/1451Silveira, Sidnei RenatoRibeiro, Vinicius Gadisda Silva, Fernando Reichertinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:08Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1876Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:08Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de acessibilidade de documentos digitais textuais: um estudo de caso em sites governamentais
title Análise de acessibilidade de documentos digitais textuais: um estudo de caso em sites governamentais
spellingShingle Análise de acessibilidade de documentos digitais textuais: um estudo de caso em sites governamentais
Silveira, Sidnei Renato
title_short Análise de acessibilidade de documentos digitais textuais: um estudo de caso em sites governamentais
title_full Análise de acessibilidade de documentos digitais textuais: um estudo de caso em sites governamentais
title_fullStr Análise de acessibilidade de documentos digitais textuais: um estudo de caso em sites governamentais
title_full_unstemmed Análise de acessibilidade de documentos digitais textuais: um estudo de caso em sites governamentais
title_sort Análise de acessibilidade de documentos digitais textuais: um estudo de caso em sites governamentais
author Silveira, Sidnei Renato
author_facet Silveira, Sidnei Renato
Ribeiro, Vinicius Gadis
da Silva, Fernando Reichert
author_role author
author2 Ribeiro, Vinicius Gadis
da Silva, Fernando Reichert
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Sidnei Renato
Ribeiro, Vinicius Gadis
da Silva, Fernando Reichert
description Os documentos digitais são atualmente um meio cada vez mais utilizado pelos sites governamentais para divulgar e disponibilizar informações aos seus cidadãos. Para que estas informações possam ser compreendidas pelo maior número de usuários, independente de suas características, é necessário que seus autores sigam determinadas recomendações. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo de diferentes recomendações e das melhores técnicas, ferramentas e métodos que podem ser utilizados, de forma conjunta, para analisar a acessibilidade de documentos digitais textuais. Foram selecionados diversos documentos digitais, coletados de diferentes sites de órgãos públicos brasileiros, aplicando-se a metodologia proposta neste artigo. Palavras-chave: Documentos Digitais. Acessibilidade. Critérios de Acessibilidade. ACCESSIBILITY ANALYZE OF DIGITAL TEXTUAL DOCUMENTS: A CASE STUDY IN GOVERNMENT WEBSITESAbstract: Digital documents are currently a medium increasingly used by government websites to disseminate and provide information to their citizens. For this information can be understood by the largest number of users, regardless of their characteristics, their authors are required to follow certain recommendations. In this context, this paper studies different recommendations and best techniques, tools and methods that can be used in aggregate form to analyze the accessibility of digital textual documents. The proposal methodology was applied with various digital documents, collected from different sites of Brazilian public institutions. Keywords: Digital Documents; Accessibility. Acessibility Criteria.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1876
10.35819/tear.v3.n2.a1876
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1876
identifier_str_mv 10.35819/tear.v3.n2.a1876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1876/1451
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 2 (2014): CULTURA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 2 (2014): CULTURA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 2 (2014): CULTURA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
2238-8079
10.35819/tear.v3.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253917135962112