Implementação de um data warehouse para análise de dados abertos governamentais da educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Roberta Macêdo Marques
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Freitas, Charles Nicollas Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3037
Resumo: Resumo: O artigo propõe a implementação de um banco de dados educacional multidimensional voltado à análise do ensino superior brasileiro, com foco na Educação a Distância – EaD. Para dar suporte ao processo de apoio à decisão foi projetado um Data Warehouse – DW, tendo como base a modelagem dimensional constelação de fatos e a aplicação de tecnologias OnLine Analytical Processing – OLAP. Foram utilizados dados abertos de alta granularidade dos sistemas e-MEC e Universidade Aberta do Brasil. O trabalho fundamenta-se no desenvolvimento de um ambiente computacional analítico visando traçar o perfil de instituições de ensino atuantes na EaD, bem como estudantes universitários e cursos, em especial da área de conhecimento "ciências exatas e da terra" e subárea "computação". Após as análises realizadas no trabalho por meio do DW, constata-se que a modalidade de educação a distância está cada vez mais acessível no Brasil, com vistas à interiorização e democratização do ensino superior.Palavras-chave: Educação a Distância. Dados Abertos. Data Warehouse. Modelagem Dimensional.IMPLEMENTATION OF A DATA WAREHOUSE FOR ANALYSIS OF OPEN GOVERNMENTAL DATA IN DISTANCE EDUCATION Abstract: The paper presents an implementation of a multidimensional educational database to analysis of Brazilian higher education, focusing on Distance Education - Distance Education. To support the decision support process, a Data Warehouse (DW) was designed, based on the facts constellation dimensional modeling and the application of OnLine Analytical Processing (OLAP) technologies. Open data of high granularity of the e-MEC and Open University of Brazil systems were used. The work is based on the development of an analytical computational environment aiming at tracing the profile of educational institutions active in EaD, as well as university and courses, especially the area of knowledge "exact sciences and land" and subarea "computing". Therefore, after the analyzes carried out in the work by means of DW, it is verified that the modality of distance education is increasingly accessible in Brazil, aiming at the interiorization and democratization of higher education. Keywords: Distance Education. Open Data. Data Warehouse. Dimensional Modeling.
id IFRS-1_4b92c4c899477e875b9412b21723d156
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3037
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Implementação de um data warehouse para análise de dados abertos governamentais da educação a distânciaResumo: O artigo propõe a implementação de um banco de dados educacional multidimensional voltado à análise do ensino superior brasileiro, com foco na Educação a Distância – EaD. Para dar suporte ao processo de apoio à decisão foi projetado um Data Warehouse – DW, tendo como base a modelagem dimensional constelação de fatos e a aplicação de tecnologias OnLine Analytical Processing – OLAP. Foram utilizados dados abertos de alta granularidade dos sistemas e-MEC e Universidade Aberta do Brasil. O trabalho fundamenta-se no desenvolvimento de um ambiente computacional analítico visando traçar o perfil de instituições de ensino atuantes na EaD, bem como estudantes universitários e cursos, em especial da área de conhecimento "ciências exatas e da terra" e subárea "computação". Após as análises realizadas no trabalho por meio do DW, constata-se que a modalidade de educação a distância está cada vez mais acessível no Brasil, com vistas à interiorização e democratização do ensino superior.Palavras-chave: Educação a Distância. Dados Abertos. Data Warehouse. Modelagem Dimensional.IMPLEMENTATION OF A DATA WAREHOUSE FOR ANALYSIS OF OPEN GOVERNMENTAL DATA IN DISTANCE EDUCATION Abstract: The paper presents an implementation of a multidimensional educational database to analysis of Brazilian higher education, focusing on Distance Education - Distance Education. To support the decision support process, a Data Warehouse (DW) was designed, based on the facts constellation dimensional modeling and the application of OnLine Analytical Processing (OLAP) technologies. Open data of high granularity of the e-MEC and Open University of Brazil systems were used. The work is based on the development of an analytical computational environment aiming at tracing the profile of educational institutions active in EaD, as well as university and courses, especially the area of knowledge "exact sciences and land" and subarea "computing". Therefore, after the analyzes carried out in the work by means of DW, it is verified that the modality of distance education is increasingly accessible in Brazil, aiming at the interiorization and democratization of higher education. Keywords: Distance Education. Open Data. Data Warehouse. Dimensional Modeling.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/303710.35819/tear.v7.n2.a3037#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS2238-807910.35819/tear.v7.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3037/2112Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGouveia, Roberta Macêdo MarquesFreitas, Charles Nicollas Cavalcante2019-08-25T00:33:59Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3037Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:33:59Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de um data warehouse para análise de dados abertos governamentais da educação a distância
title Implementação de um data warehouse para análise de dados abertos governamentais da educação a distância
spellingShingle Implementação de um data warehouse para análise de dados abertos governamentais da educação a distância
Gouveia, Roberta Macêdo Marques
title_short Implementação de um data warehouse para análise de dados abertos governamentais da educação a distância
title_full Implementação de um data warehouse para análise de dados abertos governamentais da educação a distância
title_fullStr Implementação de um data warehouse para análise de dados abertos governamentais da educação a distância
title_full_unstemmed Implementação de um data warehouse para análise de dados abertos governamentais da educação a distância
title_sort Implementação de um data warehouse para análise de dados abertos governamentais da educação a distância
author Gouveia, Roberta Macêdo Marques
author_facet Gouveia, Roberta Macêdo Marques
Freitas, Charles Nicollas Cavalcante
author_role author
author2 Freitas, Charles Nicollas Cavalcante
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Roberta Macêdo Marques
Freitas, Charles Nicollas Cavalcante
description Resumo: O artigo propõe a implementação de um banco de dados educacional multidimensional voltado à análise do ensino superior brasileiro, com foco na Educação a Distância – EaD. Para dar suporte ao processo de apoio à decisão foi projetado um Data Warehouse – DW, tendo como base a modelagem dimensional constelação de fatos e a aplicação de tecnologias OnLine Analytical Processing – OLAP. Foram utilizados dados abertos de alta granularidade dos sistemas e-MEC e Universidade Aberta do Brasil. O trabalho fundamenta-se no desenvolvimento de um ambiente computacional analítico visando traçar o perfil de instituições de ensino atuantes na EaD, bem como estudantes universitários e cursos, em especial da área de conhecimento "ciências exatas e da terra" e subárea "computação". Após as análises realizadas no trabalho por meio do DW, constata-se que a modalidade de educação a distância está cada vez mais acessível no Brasil, com vistas à interiorização e democratização do ensino superior.Palavras-chave: Educação a Distância. Dados Abertos. Data Warehouse. Modelagem Dimensional.IMPLEMENTATION OF A DATA WAREHOUSE FOR ANALYSIS OF OPEN GOVERNMENTAL DATA IN DISTANCE EDUCATION Abstract: The paper presents an implementation of a multidimensional educational database to analysis of Brazilian higher education, focusing on Distance Education - Distance Education. To support the decision support process, a Data Warehouse (DW) was designed, based on the facts constellation dimensional modeling and the application of OnLine Analytical Processing (OLAP) technologies. Open data of high granularity of the e-MEC and Open University of Brazil systems were used. The work is based on the development of an analytical computational environment aiming at tracing the profile of educational institutions active in EaD, as well as university and courses, especially the area of knowledge "exact sciences and land" and subarea "computing". Therefore, after the analyzes carried out in the work by means of DW, it is verified that the modality of distance education is increasingly accessible in Brazil, aiming at the interiorization and democratization of higher education. Keywords: Distance Education. Open Data. Data Warehouse. Dimensional Modeling.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3037
10.35819/tear.v7.n2.a3037
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3037
identifier_str_mv 10.35819/tear.v7.n2.a3037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3037/2112
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
2238-8079
10.35819/tear.v7.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951574604611584