Engenharia didática como instrumento metodológico no estudo e no ensino da Sequência de Jacobsthal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thamires Silva Aquino de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vieira Alves, Francisco Regis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3119
Resumo: Resumo: O trabalho em tela tem por finalidade tecer discussões sobre alguns modelos de generalização e extensão da Sequência de Jacobsthal. Assim, em consonância com as orientações da Engenharia Didática como metodologia de pesquisa e em complementariedade com a Teoria das Situações Didáticas, que permite uma análise minuciosa dos fenômenos relativos ao ensino e aprendizagem de Sequência de Jacobsthal, descreveremos os elementos principais que constituem as duas fases iniciais de uma Engenharia Didática, a saber análise preliminar e análise a priori, ressaltando a concepção de situações didáticas e os possíveis comportamentos e resoluções dos alunos diante das duas situações problemas, organizadas com fins à experimentação.  Palavras-chave: Engenharia Didática. Teoria das Situações Didáticas. Sequência de Jacobsthal.DIDACTIC ENGINEERING AS A METHODOLOGICAL INSTRUMENT IN THE STUDY AND TEACHING OF THE JACOBSTHAL SEQUENCEAbstract: The work on screen is intended to discuss some models of generalization extension Jacobsthal Sequence. Thus, in accordance with the guidelines of the Didactic Engineering - DE as research methodology and in complementarity with the Theory of Educational Situations - TES that allows a detailed analysis of the phenomena related to the teaching and learning of Jacobsthal Sequence, we will describe the main elements that constitute the two initial phases of an DE, namely preliminary analysis and a priori analysis, highlighting the conception of didactic situations and the possible behaviors and resolution of the students before the two problem situations, organized for purposes of experimentation.Keywords: Didactic Engineering. Theory of Educational Situations. sequence of Jacobsthal.
id IFRS-1_53370be6ae3cf38eaeb1c161334f3587
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3119
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Engenharia didática como instrumento metodológico no estudo e no ensino da Sequência de JacobsthalResumo: O trabalho em tela tem por finalidade tecer discussões sobre alguns modelos de generalização e extensão da Sequência de Jacobsthal. Assim, em consonância com as orientações da Engenharia Didática como metodologia de pesquisa e em complementariedade com a Teoria das Situações Didáticas, que permite uma análise minuciosa dos fenômenos relativos ao ensino e aprendizagem de Sequência de Jacobsthal, descreveremos os elementos principais que constituem as duas fases iniciais de uma Engenharia Didática, a saber análise preliminar e análise a priori, ressaltando a concepção de situações didáticas e os possíveis comportamentos e resoluções dos alunos diante das duas situações problemas, organizadas com fins à experimentação.  Palavras-chave: Engenharia Didática. Teoria das Situações Didáticas. Sequência de Jacobsthal.DIDACTIC ENGINEERING AS A METHODOLOGICAL INSTRUMENT IN THE STUDY AND TEACHING OF THE JACOBSTHAL SEQUENCEAbstract: The work on screen is intended to discuss some models of generalization extension Jacobsthal Sequence. Thus, in accordance with the guidelines of the Didactic Engineering - DE as research methodology and in complementarity with the Theory of Educational Situations - TES that allows a detailed analysis of the phenomena related to the teaching and learning of Jacobsthal Sequence, we will describe the main elements that constitute the two initial phases of an DE, namely preliminary analysis and a priori analysis, highlighting the conception of didactic situations and the possible behaviors and resolution of the students before the two problem situations, organized for purposes of experimentation.Keywords: Didactic Engineering. Theory of Educational Situations. sequence of Jacobsthal.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/311910.35819/tear.v7.n2.a3119#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS2238-807910.35819/tear.v7.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3119/2131Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Thamires Silva Aquino deVieira Alves, Francisco Regis2019-08-25T00:33:59Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3119Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:33:59Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Engenharia didática como instrumento metodológico no estudo e no ensino da Sequência de Jacobsthal
title Engenharia didática como instrumento metodológico no estudo e no ensino da Sequência de Jacobsthal
spellingShingle Engenharia didática como instrumento metodológico no estudo e no ensino da Sequência de Jacobsthal
Souza, Thamires Silva Aquino de
title_short Engenharia didática como instrumento metodológico no estudo e no ensino da Sequência de Jacobsthal
title_full Engenharia didática como instrumento metodológico no estudo e no ensino da Sequência de Jacobsthal
title_fullStr Engenharia didática como instrumento metodológico no estudo e no ensino da Sequência de Jacobsthal
title_full_unstemmed Engenharia didática como instrumento metodológico no estudo e no ensino da Sequência de Jacobsthal
title_sort Engenharia didática como instrumento metodológico no estudo e no ensino da Sequência de Jacobsthal
author Souza, Thamires Silva Aquino de
author_facet Souza, Thamires Silva Aquino de
Vieira Alves, Francisco Regis
author_role author
author2 Vieira Alves, Francisco Regis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Thamires Silva Aquino de
Vieira Alves, Francisco Regis
description Resumo: O trabalho em tela tem por finalidade tecer discussões sobre alguns modelos de generalização e extensão da Sequência de Jacobsthal. Assim, em consonância com as orientações da Engenharia Didática como metodologia de pesquisa e em complementariedade com a Teoria das Situações Didáticas, que permite uma análise minuciosa dos fenômenos relativos ao ensino e aprendizagem de Sequência de Jacobsthal, descreveremos os elementos principais que constituem as duas fases iniciais de uma Engenharia Didática, a saber análise preliminar e análise a priori, ressaltando a concepção de situações didáticas e os possíveis comportamentos e resoluções dos alunos diante das duas situações problemas, organizadas com fins à experimentação.  Palavras-chave: Engenharia Didática. Teoria das Situações Didáticas. Sequência de Jacobsthal.DIDACTIC ENGINEERING AS A METHODOLOGICAL INSTRUMENT IN THE STUDY AND TEACHING OF THE JACOBSTHAL SEQUENCEAbstract: The work on screen is intended to discuss some models of generalization extension Jacobsthal Sequence. Thus, in accordance with the guidelines of the Didactic Engineering - DE as research methodology and in complementarity with the Theory of Educational Situations - TES that allows a detailed analysis of the phenomena related to the teaching and learning of Jacobsthal Sequence, we will describe the main elements that constitute the two initial phases of an DE, namely preliminary analysis and a priori analysis, highlighting the conception of didactic situations and the possible behaviors and resolution of the students before the two problem situations, organized for purposes of experimentation.Keywords: Didactic Engineering. Theory of Educational Situations. sequence of Jacobsthal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3119
10.35819/tear.v7.n2.a3119
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3119
identifier_str_mv 10.35819/tear.v7.n2.a3119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3119/2131
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
2238-8079
10.35819/tear.v7.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951574616145920