Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Luiz Henrique de Vasconcelos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6780437859423291
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5712
Resumo: O presente trabalho apresenta uma experiência de utilização de teorias sobre didática no ensino de matemática. Abordou-se o conceito de parábola, ensinado no terceiro ano do ensino médio, dentro do conteúdo de geometria analítica, tendo como base uma sequência de ensino. Para a concepção da atividade buscamos os conceitos de situações didáticas e contrato didático, oriundos da didática da matemática francesa, no qual compõem o quadro teórico da engenharia didática com o objetivo de fundamentarmos a elaboração da sequência de ensino. Como metodologia de pesquisa usamos os preceitos indicados pela Engenharia Didática tanto na concepção da sequência de ensino quanto aplicação da atividade em sala de aula. Fizemos uma exposição da aplicação das análises prévias; das análises a priori e concepção; das análises a posteriori e validação no âmbito do nosso trabalho com o objetivo de mostrar o como a sequência de ensino foi elaborada seguindo os passos ditados pela metodologia escolhida. Optamos por desenvolver uma sequência de ensino para o ensino do conceito de parábola baseada no uso do programa Geogebra como ferramenta auxiliar ao processo de ensino/aprendizagem. Realizamos a aplicação da sequência de ensino com uma turma de terceiro ano do ensino médio que ainda não havia estudado o assunto e verificamos que o seu uso em sala de aula mostrou-se satisfatório ao realizarmos as análises a priori e validação da experiência.
id UFAM_2cfa62d4ac2af3139f09082ea6f27db1
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5712
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológicoEnsino aprendizagem de parábolaEngenharia DidáticaSequência didáticaGeogebraInformática na educaçãoCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAO presente trabalho apresenta uma experiência de utilização de teorias sobre didática no ensino de matemática. Abordou-se o conceito de parábola, ensinado no terceiro ano do ensino médio, dentro do conteúdo de geometria analítica, tendo como base uma sequência de ensino. Para a concepção da atividade buscamos os conceitos de situações didáticas e contrato didático, oriundos da didática da matemática francesa, no qual compõem o quadro teórico da engenharia didática com o objetivo de fundamentarmos a elaboração da sequência de ensino. Como metodologia de pesquisa usamos os preceitos indicados pela Engenharia Didática tanto na concepção da sequência de ensino quanto aplicação da atividade em sala de aula. Fizemos uma exposição da aplicação das análises prévias; das análises a priori e concepção; das análises a posteriori e validação no âmbito do nosso trabalho com o objetivo de mostrar o como a sequência de ensino foi elaborada seguindo os passos ditados pela metodologia escolhida. Optamos por desenvolver uma sequência de ensino para o ensino do conceito de parábola baseada no uso do programa Geogebra como ferramenta auxiliar ao processo de ensino/aprendizagem. Realizamos a aplicação da sequência de ensino com uma turma de terceiro ano do ensino médio que ainda não havia estudado o assunto e verificamos que o seu uso em sala de aula mostrou-se satisfatório ao realizarmos as análises a priori e validação da experiência.The present work presents an experience of using theories on didactics in mathematics teaching. The parabola concept, taught in the third year of high school, within the content of analytical geometry, was based on a teaching sequence. For the conception of the activity we look for the concepts of didactic situations and didactic contract, coming from French’s didactics of mathematics, in which they make up the theoretical framework of didactic engineering in order to base the elaboration of the teaching sequence. As a research methodology, we use the precepts indicated by didactic engineering in both the design of the teaching sequence and the application of the activity in the classroom. We made an exposition of the application of previous analyzes; a priori analysis and conception; a posteriori analysis and validation in the scope of our work with the objective of showing how the teaching sequence was elaborated following the steps dictated by the chosen methodology. We chose to develop a teaching sequence for the teaching of the parabola concept based on the use of the Geogebra program as an auxiliary tool to the teaching / learning process. We applied the sequence of teaching with a group of third year of high school who had not yet studied the subject and found that its use in the classroom proved to be satisfactory when performing the analysis a priori and validation of the experience.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaLira, Antonio da Fonseca dehttp://lattes.cnpq.br/2666579666823512Lira, Antonio da Fonseca dehttp://lattes.cnpq.br/2666579666823512Oliveira, Nilomar Vieira deSantana Filho, Antonio FerreiraCavalcante, Luiz Henrique de Vasconceloshttp://lattes.cnpq.br/67804378594232912017-06-23T13:55:33Z2017-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAVALCANTE, Luiz Henrique de Vasconcelos. Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico. 2017. 37 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5712porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T15:35:41Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5712Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T15:35:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico
title Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico
spellingShingle Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico
Cavalcante, Luiz Henrique de Vasconcelos
Ensino aprendizagem de parábola
Engenharia Didática
Sequência didática
Geogebra
Informática na educação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
title_short Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico
title_full Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico
title_fullStr Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico
title_full_unstemmed Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico
title_sort Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico
author Cavalcante, Luiz Henrique de Vasconcelos
author_facet Cavalcante, Luiz Henrique de Vasconcelos
http://lattes.cnpq.br/6780437859423291
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6780437859423291
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lira, Antonio da Fonseca de
http://lattes.cnpq.br/2666579666823512
Lira, Antonio da Fonseca de
http://lattes.cnpq.br/2666579666823512
Oliveira, Nilomar Vieira de
Santana Filho, Antonio Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Luiz Henrique de Vasconcelos
http://lattes.cnpq.br/6780437859423291
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino aprendizagem de parábola
Engenharia Didática
Sequência didática
Geogebra
Informática na educação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
topic Ensino aprendizagem de parábola
Engenharia Didática
Sequência didática
Geogebra
Informática na educação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description O presente trabalho apresenta uma experiência de utilização de teorias sobre didática no ensino de matemática. Abordou-se o conceito de parábola, ensinado no terceiro ano do ensino médio, dentro do conteúdo de geometria analítica, tendo como base uma sequência de ensino. Para a concepção da atividade buscamos os conceitos de situações didáticas e contrato didático, oriundos da didática da matemática francesa, no qual compõem o quadro teórico da engenharia didática com o objetivo de fundamentarmos a elaboração da sequência de ensino. Como metodologia de pesquisa usamos os preceitos indicados pela Engenharia Didática tanto na concepção da sequência de ensino quanto aplicação da atividade em sala de aula. Fizemos uma exposição da aplicação das análises prévias; das análises a priori e concepção; das análises a posteriori e validação no âmbito do nosso trabalho com o objetivo de mostrar o como a sequência de ensino foi elaborada seguindo os passos ditados pela metodologia escolhida. Optamos por desenvolver uma sequência de ensino para o ensino do conceito de parábola baseada no uso do programa Geogebra como ferramenta auxiliar ao processo de ensino/aprendizagem. Realizamos a aplicação da sequência de ensino com uma turma de terceiro ano do ensino médio que ainda não havia estudado o assunto e verificamos que o seu uso em sala de aula mostrou-se satisfatório ao realizarmos as análises a priori e validação da experiência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-23T13:55:33Z
2017-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Luiz Henrique de Vasconcelos. Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico. 2017. 37 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5712
identifier_str_mv CAVALCANTE, Luiz Henrique de Vasconcelos. Uma sequência didática para o ensino de Parábola: a Engenharia Didática como apoio metodológico. 2017. 37 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234109179527168