A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1795 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho constitui-se no relato de uma pesquisa que teve por objetivos coletar e analisar dados referentes à compreensão leitora de alunos de ensino técnico subsequente e de ensino superior do IFRS-Câmpus Erechim. Os dados foram coletados por meio da aplicação do teste cloze (TAYLOR, 1953) no início e ao final do semestre letivo 2012/1, e os resultados obtidos foram analisados através do teste estatístico de comparações de médias pareadas t de Student, utilizando-se um nível de significância de 5%. Os resultados gerais em relação ao desempenho dos alunos apontam que há diminuição do número de acertos no segundo teste. Palavras-chave: Leitura. Compreensão. Texto. LA COMPRENSIÓN LECTORA DE ALUMNOS DE LA ENSEÑANZA TÉCNICA E UNIVERSITARIA Resumen: En este trabajo se presenta el resultado de una investigación que tuvo como objetivos recopilar y analizar datos referentes a la comprensión lectora de alumnos de la enseñanza técnica y de la enseñanza universitaria del IFRS - Campus Erechim. Los datos fueron recopilados a través de la aplicación de la prueba cloze (TAYLOR, 1953) en el inicio y al final del semestre lectivo 2012/1, y los resultados fueron analizados a través de la prueba estadística de comparaciones de medias pareadas t Student, con un nivel de significación de 5%. Los resultados generales relacionados al rendimiento de los alumnos apuntan que hay disminución en el número de aciertos en la segunda prueba. Palabras clave: Lectura. Comprensión. Texto. |
id |
IFRS-1_5a6efb6dd85b2c6a9a6fd85105b5ae62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1795 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superioresResumo: Este trabalho constitui-se no relato de uma pesquisa que teve por objetivos coletar e analisar dados referentes à compreensão leitora de alunos de ensino técnico subsequente e de ensino superior do IFRS-Câmpus Erechim. Os dados foram coletados por meio da aplicação do teste cloze (TAYLOR, 1953) no início e ao final do semestre letivo 2012/1, e os resultados obtidos foram analisados através do teste estatístico de comparações de médias pareadas t de Student, utilizando-se um nível de significância de 5%. Os resultados gerais em relação ao desempenho dos alunos apontam que há diminuição do número de acertos no segundo teste. Palavras-chave: Leitura. Compreensão. Texto. LA COMPRENSIÓN LECTORA DE ALUMNOS DE LA ENSEÑANZA TÉCNICA E UNIVERSITARIA Resumen: En este trabajo se presenta el resultado de una investigación que tuvo como objetivos recopilar y analizar datos referentes a la comprensión lectora de alumnos de la enseñanza técnica y de la enseñanza universitaria del IFRS - Campus Erechim. Los datos fueron recopilados a través de la aplicación de la prueba cloze (TAYLOR, 1953) en el inicio y al final del semestre lectivo 2012/1, y los resultados fueron analizados a través de la prueba estadística de comparaciones de medias pareadas t Student, con un nivel de significación de 5%. Los resultados generales relacionados al rendimiento de los alumnos apuntan que hay disminución en el número de aciertos en la segunda prueba. Palabras clave: Lectura. Comprensión. Texto. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2013-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/179510.35819/tear.v2.n1.a1795#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v2.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1795/1410https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1795/1411Santos, Noemi Luciane dosSilva, Sabrina Letícia Couto dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:21Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1795Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:21Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores |
title |
A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores |
spellingShingle |
A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores Santos, Noemi Luciane dos |
title_short |
A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores |
title_full |
A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores |
title_fullStr |
A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores |
title_full_unstemmed |
A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores |
title_sort |
A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores |
author |
Santos, Noemi Luciane dos |
author_facet |
Santos, Noemi Luciane dos Silva, Sabrina Letícia Couto da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Sabrina Letícia Couto da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Noemi Luciane dos Silva, Sabrina Letícia Couto da |
description |
Resumo: Este trabalho constitui-se no relato de uma pesquisa que teve por objetivos coletar e analisar dados referentes à compreensão leitora de alunos de ensino técnico subsequente e de ensino superior do IFRS-Câmpus Erechim. Os dados foram coletados por meio da aplicação do teste cloze (TAYLOR, 1953) no início e ao final do semestre letivo 2012/1, e os resultados obtidos foram analisados através do teste estatístico de comparações de médias pareadas t de Student, utilizando-se um nível de significância de 5%. Os resultados gerais em relação ao desempenho dos alunos apontam que há diminuição do número de acertos no segundo teste. Palavras-chave: Leitura. Compreensão. Texto. LA COMPRENSIÓN LECTORA DE ALUMNOS DE LA ENSEÑANZA TÉCNICA E UNIVERSITARIA Resumen: En este trabajo se presenta el resultado de una investigación que tuvo como objetivos recopilar y analizar datos referentes a la comprensión lectora de alumnos de la enseñanza técnica y de la enseñanza universitaria del IFRS - Campus Erechim. Los datos fueron recopilados a través de la aplicación de la prueba cloze (TAYLOR, 1953) en el inicio y al final del semestre lectivo 2012/1, y los resultados fueron analizados a través de la prueba estadística de comparaciones de medias pareadas t Student, con un nivel de significación de 5%. Los resultados generales relacionados al rendimiento de los alumnos apuntan que hay disminución en el número de aciertos en la segunda prueba. Palabras clave: Lectura. Comprensión. Texto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1795 10.35819/tear.v2.n1.a1795 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1795 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v2.n1.a1795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1795/1410 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1795/1411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO 2238-8079 10.35819/tear.v2.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1814253917048930304 |