A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Noemi Luciane dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Sabrina Letícia Couto da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1795
Resumo: Resumo: Este trabalho constitui-se no relato de uma pesquisa que teve por objetivos coletar e analisar dados referentes à compreensão leitora de alunos de ensino técnico subsequente e de ensino superior do IFRS-Câmpus Erechim. Os dados foram coletados por meio da aplicação do teste cloze (TAYLOR, 1953) no início e ao final do semestre letivo 2012/1, e os resultados obtidos foram analisados através do teste estatístico de comparações de médias pareadas t de Student, utilizando-se um nível de significância de 5%. Os resultados gerais em relação ao desempenho dos alunos apontam que há diminuição do número de acertos no segundo teste. Palavras-chave: Leitura. Compreensão. Texto. LA COMPRENSIÓN LECTORA DE ALUMNOS DE LA ENSEÑANZA TÉCNICA E UNIVERSITARIA Resumen: En este trabajo se presenta el resultado de una investigación que tuvo como objetivos recopilar y analizar datos referentes a la comprensión lectora de alumnos de la  enseñanza técnica y de la enseñanza universitaria del IFRS - Campus Erechim. Los datos fueron recopilados a través de la aplicación de la prueba cloze (TAYLOR, 1953) en el inicio y al final del semestre lectivo 2012/1, y los resultados fueron analizados a través de la prueba estadística de comparaciones de medias pareadas t Student, con un nivel de significación de 5%. Los resultados generales relacionados al rendimiento de los alumnos apuntan que hay disminución en el número de aciertos en la segunda prueba. Palabras clave: Lectura. Comprensión. Texto.
id IFRS-1_5a6efb6dd85b2c6a9a6fd85105b5ae62
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1795
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superioresResumo: Este trabalho constitui-se no relato de uma pesquisa que teve por objetivos coletar e analisar dados referentes à compreensão leitora de alunos de ensino técnico subsequente e de ensino superior do IFRS-Câmpus Erechim. Os dados foram coletados por meio da aplicação do teste cloze (TAYLOR, 1953) no início e ao final do semestre letivo 2012/1, e os resultados obtidos foram analisados através do teste estatístico de comparações de médias pareadas t de Student, utilizando-se um nível de significância de 5%. Os resultados gerais em relação ao desempenho dos alunos apontam que há diminuição do número de acertos no segundo teste. Palavras-chave: Leitura. Compreensão. Texto. LA COMPRENSIÓN LECTORA DE ALUMNOS DE LA ENSEÑANZA TÉCNICA E UNIVERSITARIA Resumen: En este trabajo se presenta el resultado de una investigación que tuvo como objetivos recopilar y analizar datos referentes a la comprensión lectora de alumnos de la  enseñanza técnica y de la enseñanza universitaria del IFRS - Campus Erechim. Los datos fueron recopilados a través de la aplicación de la prueba cloze (TAYLOR, 1953) en el inicio y al final del semestre lectivo 2012/1, y los resultados fueron analizados a través de la prueba estadística de comparaciones de medias pareadas t Student, con un nivel de significación de 5%. Los resultados generales relacionados al rendimiento de los alumnos apuntan que hay disminución en el número de aciertos en la segunda prueba. Palabras clave: Lectura. Comprensión. Texto. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2013-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/179510.35819/tear.v2.n1.a1795#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v2.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1795/1410https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1795/1411Santos, Noemi Luciane dosSilva, Sabrina Letícia Couto dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:21Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1795Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:21Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores
title A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores
spellingShingle A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores
Santos, Noemi Luciane dos
title_short A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores
title_full A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores
title_fullStr A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores
title_full_unstemmed A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores
title_sort A compreensão leitora de alunos de cursos técnicos e superiores
author Santos, Noemi Luciane dos
author_facet Santos, Noemi Luciane dos
Silva, Sabrina Letícia Couto da
author_role author
author2 Silva, Sabrina Letícia Couto da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Noemi Luciane dos
Silva, Sabrina Letícia Couto da
description Resumo: Este trabalho constitui-se no relato de uma pesquisa que teve por objetivos coletar e analisar dados referentes à compreensão leitora de alunos de ensino técnico subsequente e de ensino superior do IFRS-Câmpus Erechim. Os dados foram coletados por meio da aplicação do teste cloze (TAYLOR, 1953) no início e ao final do semestre letivo 2012/1, e os resultados obtidos foram analisados através do teste estatístico de comparações de médias pareadas t de Student, utilizando-se um nível de significância de 5%. Os resultados gerais em relação ao desempenho dos alunos apontam que há diminuição do número de acertos no segundo teste. Palavras-chave: Leitura. Compreensão. Texto. LA COMPRENSIÓN LECTORA DE ALUMNOS DE LA ENSEÑANZA TÉCNICA E UNIVERSITARIA Resumen: En este trabajo se presenta el resultado de una investigación que tuvo como objetivos recopilar y analizar datos referentes a la comprensión lectora de alumnos de la  enseñanza técnica y de la enseñanza universitaria del IFRS - Campus Erechim. Los datos fueron recopilados a través de la aplicación de la prueba cloze (TAYLOR, 1953) en el inicio y al final del semestre lectivo 2012/1, y los resultados fueron analizados a través de la prueba estadística de comparaciones de medias pareadas t Student, con un nivel de significación de 5%. Los resultados generales relacionados al rendimiento de los alumnos apuntan que hay disminución en el número de aciertos en la segunda prueba. Palabras clave: Lectura. Comprensión. Texto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1795
10.35819/tear.v2.n1.a1795
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1795
identifier_str_mv 10.35819/tear.v2.n1.a1795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1795/1410
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1795/1411
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO
2238-8079
10.35819/tear.v2.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951573827616768