Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Milena Teixeira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14420
Resumo: Resumo: A leitura e sua mediação nos cursos de formação de professores, em especial, nos Cursos de Letras e Pedagogia, podem acabar algumas vezes focalizando uma leitura superficial, que pode colaborar para uma formação insuficiente nos processos que envolvem a sua compreensão Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar a compreensão leitora dos formadores de leitores, isto é, acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia Além de comparar os níveis de compreensão leitora em ambos os cursos, verificar as principais dificuldades da gramática da Língua Portuguesa observadas nas respostas do Teste do Cloze e, também levantar a percepção dos professores acerca da compreensão em leitura Participaram da pesquisa 328 estudantes dos Cursos de Letras e Pedagogia e seus respectivos professores, provenientes de quatro instituições de Ensino Superior dos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais A leitura destes estudantes foi mensurada baseada na técnica tradicional do teste do Cloze, em dia e horários previamente estipulados pelas instituições e estudantes participantes No caso dos professores, empregou-se um questionário composto por cinco questões referentes à leitura, à compreensão leitora e à formação de professores nos Cursos de Letras e Pedagogia Para a pesquisa, foi adotada uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento correlacional Os resultados foram organizados em planilhas e submetidos à análise das estatísticas descritiva e inferencial Dentre os resultados obtidos, destaca-se a pontuação obtida pelos estudantes do Curso de Letras, que se saíram melhor em comparação aos estudantes do Curso de Pedagogia nos testes de Cloze aplicados Os resultados foram discutidos com base em um levantamento de dados e posterior análise acerca da compreensão em leitura destes (futuros) professores e formadores de leitores Constatou-se que a habilidade de compreensão leitora destes universitários foi baixa, porém quando comparada a estudos anteriores, hipotetiza-se que estes acadêmicos estão dentro dos padrões considerados aceitáveis nesta etapa de ensino O estudo revelou ainda que os participantes desta pesquisa possuem algumas diferenças com relação à gramática da Língua Portuguesa Este estudo traz contribuições e implicações para a área de avaliação psicoeducacional, em razão da maneira como a leitura e sua compreensão são tratadas nestes Cursos Superiores que tem por objetivo formar professores e formadores de leitores
id UEL_a6214caa697d3942eb68c32ae6274ec5
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14420
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogiaCompreensão na leituraProfessoresFormaçãoTécnica clozeReading comprehensionCloze procedureResumo: A leitura e sua mediação nos cursos de formação de professores, em especial, nos Cursos de Letras e Pedagogia, podem acabar algumas vezes focalizando uma leitura superficial, que pode colaborar para uma formação insuficiente nos processos que envolvem a sua compreensão Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar a compreensão leitora dos formadores de leitores, isto é, acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia Além de comparar os níveis de compreensão leitora em ambos os cursos, verificar as principais dificuldades da gramática da Língua Portuguesa observadas nas respostas do Teste do Cloze e, também levantar a percepção dos professores acerca da compreensão em leitura Participaram da pesquisa 328 estudantes dos Cursos de Letras e Pedagogia e seus respectivos professores, provenientes de quatro instituições de Ensino Superior dos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais A leitura destes estudantes foi mensurada baseada na técnica tradicional do teste do Cloze, em dia e horários previamente estipulados pelas instituições e estudantes participantes No caso dos professores, empregou-se um questionário composto por cinco questões referentes à leitura, à compreensão leitora e à formação de professores nos Cursos de Letras e Pedagogia Para a pesquisa, foi adotada uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento correlacional Os resultados foram organizados em planilhas e submetidos à análise das estatísticas descritiva e inferencial Dentre os resultados obtidos, destaca-se a pontuação obtida pelos estudantes do Curso de Letras, que se saíram melhor em comparação aos estudantes do Curso de Pedagogia nos testes de Cloze aplicados Os resultados foram discutidos com base em um levantamento de dados e posterior análise acerca da compreensão em leitura destes (futuros) professores e formadores de leitores Constatou-se que a habilidade de compreensão leitora destes universitários foi baixa, porém quando comparada a estudos anteriores, hipotetiza-se que estes acadêmicos estão dentro dos padrões considerados aceitáveis nesta etapa de ensino O estudo revelou ainda que os participantes desta pesquisa possuem algumas diferenças com relação à gramática da Língua Portuguesa Este estudo traz contribuições e implicações para a área de avaliação psicoeducacional, em razão da maneira como a leitura e sua compreensão são tratadas nestes Cursos Superiores que tem por objetivo formar professores e formadores de leitoresDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The reading and its mediation courses in teacher training, especially in the courses of Arts and Education, can sometimes end up focusing on a superficial reading, which may contribute to an insufficient training in processes involving their understanding Thus, this research was to evaluate the overall reading comprehension of readers’ formers, ie scholars of Language and Pedagogy Besides comparing the levels of reading comprehension in both courses, check the main difficulties of grammar of the Portuguese language observed in the Cloze test answers and also raise the awareness of teachers about reading comprehension 328 students participated in the survey of Literature and Pedagogy courses and their teachers from four institutions of higher education in the states of Paraná, São Paulo and Minas Gerais Reading these students was measured based on the traditional technique of the Cloze test, days and times stipulated in advance by the participating institutions and students For teachers, we used a questionnaire consisting of five questions related to reading, reading comprehension and teacher training courses in Literature and Pedagogy For the research, a descriptive approach was adopted with the correlational survey designs The results were organized into spreadsheets and subjected to analysis of descriptive and inferential statistics Among the results, there is the score obtained by the students of the letters, which fared better compared to students from the School of Education in Cloze tests applied The results were discussed based on a data collection and subsequent analysis on the reading comprehension of these (future) teachers and trainers of readers It was found that the ability of reading comprehension of those students was low, but when compared to previous studies, we hypothesized that these academics are within acceptable standards at this stage of education The study also revealed that the participants in this study have some differences with respect to the grammar of the Portuguese language This paper brings contributions and implications for the field of psychoeducational assessment because of the way the reading and understanding are treated in these high level courses that aims to train teachers and trainers of readersOliveira, Katya Luciane de [Orientador]Franco, Sandra Aparecida PiresNoronha, Ana Paula PortoRosa, Milena Teixeira2024-05-01T14:31:06Z2024-05-01T14:31:06Z2014.0028.11.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14420porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia
title Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia
spellingShingle Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia
Rosa, Milena Teixeira
Compreensão na leitura
Professores
Formação
Técnica cloze
Reading comprehension
Cloze procedure
title_short Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia
title_full Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia
title_fullStr Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia
title_full_unstemmed Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia
title_sort Compreensão leitora em formadores de leitores : um estudo com alunos e professores dos cursos de letras e pedagogia
author Rosa, Milena Teixeira
author_facet Rosa, Milena Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]
Franco, Sandra Aparecida Pires
Noronha, Ana Paula Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Milena Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão na leitura
Professores
Formação
Técnica cloze
Reading comprehension
Cloze procedure
topic Compreensão na leitura
Professores
Formação
Técnica cloze
Reading comprehension
Cloze procedure
description Resumo: A leitura e sua mediação nos cursos de formação de professores, em especial, nos Cursos de Letras e Pedagogia, podem acabar algumas vezes focalizando uma leitura superficial, que pode colaborar para uma formação insuficiente nos processos que envolvem a sua compreensão Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar a compreensão leitora dos formadores de leitores, isto é, acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia Além de comparar os níveis de compreensão leitora em ambos os cursos, verificar as principais dificuldades da gramática da Língua Portuguesa observadas nas respostas do Teste do Cloze e, também levantar a percepção dos professores acerca da compreensão em leitura Participaram da pesquisa 328 estudantes dos Cursos de Letras e Pedagogia e seus respectivos professores, provenientes de quatro instituições de Ensino Superior dos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais A leitura destes estudantes foi mensurada baseada na técnica tradicional do teste do Cloze, em dia e horários previamente estipulados pelas instituições e estudantes participantes No caso dos professores, empregou-se um questionário composto por cinco questões referentes à leitura, à compreensão leitora e à formação de professores nos Cursos de Letras e Pedagogia Para a pesquisa, foi adotada uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento correlacional Os resultados foram organizados em planilhas e submetidos à análise das estatísticas descritiva e inferencial Dentre os resultados obtidos, destaca-se a pontuação obtida pelos estudantes do Curso de Letras, que se saíram melhor em comparação aos estudantes do Curso de Pedagogia nos testes de Cloze aplicados Os resultados foram discutidos com base em um levantamento de dados e posterior análise acerca da compreensão em leitura destes (futuros) professores e formadores de leitores Constatou-se que a habilidade de compreensão leitora destes universitários foi baixa, porém quando comparada a estudos anteriores, hipotetiza-se que estes acadêmicos estão dentro dos padrões considerados aceitáveis nesta etapa de ensino O estudo revelou ainda que os participantes desta pesquisa possuem algumas diferenças com relação à gramática da Língua Portuguesa Este estudo traz contribuições e implicações para a área de avaliação psicoeducacional, em razão da maneira como a leitura e sua compreensão são tratadas nestes Cursos Superiores que tem por objetivo formar professores e formadores de leitores
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2014.00
2024-05-01T14:31:06Z
2024-05-01T14:31:06Z
28.11.2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14420
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823317278851072