Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francisco Regis Vieira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1720
Resumo: Resumo: Esta é uma comunicação científica que põe em evidência a importância da exploração didática dos registros de representação semiótica no ensino do Cálculo Diferencial em uma Variável Real. Assim, referenciando-se nos trabalhos de Duval (1991, 1995a, 1995b), desenvolvem-se e discutem-se situações-problema de Cálculo. E, com suporte em noções concebidas pelo mencionado autor (formação, tratamento, conversão, apreensão perceptual), em adição ao emprego do uso do software Geogebra, pretende-se evidenciar a complexidade das operações cognitivas envolvidas nestas situações e suas aplicações. Por fim, indicam-se elementos que podem nortear futuras investigações, direcionadas para o entendimento da aplicação desta teoria no contexto de ensino do Cálculo a Várias Variáveis, que envolve registros em 2D e 3D. Palavras-chave: Registros de representação. Cálculo. Ensino. THE CALCULUS: A PROPOSAL OF EXPLORATION IN THE PERSPECTIVE OF THE USE OF REPRESENTATION REGISTERS Abstract: This is a scientific communication that highlights the importance of didactic exploration of register of semiotic representation in teaching of Calculus in a Real Variable. Thus, referring to work of Duval (1991, 1995a, 1995b), develop and discuss problems-situations of the Calculus. And, with support of the notions designed by the author (formation, treatment, conversion, perceptual apprehension), in addition with the employment of Geogebra software, our usage is intended to highlight the complexity of the cognitive operations involving in this situations and their applications. Finally, we indicate that may guide future research aimed at understanding the application of this theory in the context of teaching of Calculus at Several Variables, involving 2D and 3D registers. Keywords: Registers of representation. Calculus. Teaching.  
id IFRS-1_5c95a8bd8a9a9426278486ade627be3b
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1720
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representaçãoResumo: Esta é uma comunicação científica que põe em evidência a importância da exploração didática dos registros de representação semiótica no ensino do Cálculo Diferencial em uma Variável Real. Assim, referenciando-se nos trabalhos de Duval (1991, 1995a, 1995b), desenvolvem-se e discutem-se situações-problema de Cálculo. E, com suporte em noções concebidas pelo mencionado autor (formação, tratamento, conversão, apreensão perceptual), em adição ao emprego do uso do software Geogebra, pretende-se evidenciar a complexidade das operações cognitivas envolvidas nestas situações e suas aplicações. Por fim, indicam-se elementos que podem nortear futuras investigações, direcionadas para o entendimento da aplicação desta teoria no contexto de ensino do Cálculo a Várias Variáveis, que envolve registros em 2D e 3D. Palavras-chave: Registros de representação. Cálculo. Ensino. THE CALCULUS: A PROPOSAL OF EXPLORATION IN THE PERSPECTIVE OF THE USE OF REPRESENTATION REGISTERS Abstract: This is a scientific communication that highlights the importance of didactic exploration of register of semiotic representation in teaching of Calculus in a Real Variable. Thus, referring to work of Duval (1991, 1995a, 1995b), develop and discuss problems-situations of the Calculus. And, with support of the notions designed by the author (formation, treatment, conversion, perceptual apprehension), in addition with the employment of Geogebra software, our usage is intended to highlight the complexity of the cognitive operations involving in this situations and their applications. Finally, we indicate that may guide future research aimed at understanding the application of this theory in the context of teaching of Calculus at Several Variables, involving 2D and 3D registers. Keywords: Registers of representation. Calculus. Teaching.  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2012-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/172010.35819/tear.v1.n2.a1720#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL2238-807910.35819/tear.v1.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1720/1376Alves, Francisco Regis Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:25Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1720Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:25Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação
title Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação
spellingShingle Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação
Alves, Francisco Regis Vieira
title_short Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação
title_full Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação
title_fullStr Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação
title_full_unstemmed Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação
title_sort Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação
author Alves, Francisco Regis Vieira
author_facet Alves, Francisco Regis Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Francisco Regis Vieira
description Resumo: Esta é uma comunicação científica que põe em evidência a importância da exploração didática dos registros de representação semiótica no ensino do Cálculo Diferencial em uma Variável Real. Assim, referenciando-se nos trabalhos de Duval (1991, 1995a, 1995b), desenvolvem-se e discutem-se situações-problema de Cálculo. E, com suporte em noções concebidas pelo mencionado autor (formação, tratamento, conversão, apreensão perceptual), em adição ao emprego do uso do software Geogebra, pretende-se evidenciar a complexidade das operações cognitivas envolvidas nestas situações e suas aplicações. Por fim, indicam-se elementos que podem nortear futuras investigações, direcionadas para o entendimento da aplicação desta teoria no contexto de ensino do Cálculo a Várias Variáveis, que envolve registros em 2D e 3D. Palavras-chave: Registros de representação. Cálculo. Ensino. THE CALCULUS: A PROPOSAL OF EXPLORATION IN THE PERSPECTIVE OF THE USE OF REPRESENTATION REGISTERS Abstract: This is a scientific communication that highlights the importance of didactic exploration of register of semiotic representation in teaching of Calculus in a Real Variable. Thus, referring to work of Duval (1991, 1995a, 1995b), develop and discuss problems-situations of the Calculus. And, with support of the notions designed by the author (formation, treatment, conversion, perceptual apprehension), in addition with the employment of Geogebra software, our usage is intended to highlight the complexity of the cognitive operations involving in this situations and their applications. Finally, we indicate that may guide future research aimed at understanding the application of this theory in the context of teaching of Calculus at Several Variables, involving 2D and 3D registers. Keywords: Registers of representation. Calculus. Teaching.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1720
10.35819/tear.v1.n2.a1720
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1720
identifier_str_mv 10.35819/tear.v1.n2.a1720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1720/1376
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
2238-8079
10.35819/tear.v1.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951573755265024