Ensino de Literatura e Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta Interacionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Cimara Valim de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bertagnolli, Silvia de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
DOI: 10.35819/tear.v1.n1.a1715
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1715
Resumo: Resumo: Este trabalho propõe-se a discutir as relações entre sociedade contemporânea, novas tecnologias e estudos culturais, bem como a analisar as possibilidades de ensino-aprendizagem em literatura a partir de uma abordagem interacionista. Para isso, a pesquisa centra-se no uso de objetos de aprendizagem para o estudo de obras do romance brasileiro contemporâneo, em suas relações com a fotografia e o cinema. São utilizados recursos como a lousa interativa e mídias audiovisuais, digitais e impressa, que corroboram à formação de um ambiente de aprendizagem centrado na valorização da leitura, em suas perspectivas sincrônica e diacrônica. Tais investigações derivam do projeto de pesquisa “Leitura em rede: gêneros digitais, mídias e incentivo à leitura” (IFRS; PROBITI/FAPERGS), vinculado ao grupo de pesquisa “Inovação Tecnológica e Educação” (IFRS). Palavras-chave: Objetos de aprendizagem; Ensino de literatura; Estudos culturais.  LITERATURE TEACHING AND LEARNING OBJECTS: AN INTERACTIONIST APPROACH Abstract: This paper intends to discuss about the relations among contemporary society, new technologies and cultural studies, as well as to analyze learning and teaching possibilities in literature from an interactionist approach. For that, this research is focused on the use of learning objects for the study of the contemporary Brazilian novel in its relations to photography and cinema. Resources like the interactive board, digital, printed and audiovisual media are used in this study, in order to make a learning environment concerned about the improving of the status of reading in its diachronic and synchronic ways. This investigations come from the research project “Reading through the net: digital genres, media and reading incentive” (IFRS; PROBITI/FAPERGS), connected to the research group “Technology innovation and education” (IFRS). Keywords: Learning objects; Literature teaching; Cultural studies.
id IFRS-1_5e614c8b52bf9c433179f0e2a34e8966
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1715
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
spelling Ensino de Literatura e Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta InteracionistaResumo: Este trabalho propõe-se a discutir as relações entre sociedade contemporânea, novas tecnologias e estudos culturais, bem como a analisar as possibilidades de ensino-aprendizagem em literatura a partir de uma abordagem interacionista. Para isso, a pesquisa centra-se no uso de objetos de aprendizagem para o estudo de obras do romance brasileiro contemporâneo, em suas relações com a fotografia e o cinema. São utilizados recursos como a lousa interativa e mídias audiovisuais, digitais e impressa, que corroboram à formação de um ambiente de aprendizagem centrado na valorização da leitura, em suas perspectivas sincrônica e diacrônica. Tais investigações derivam do projeto de pesquisa “Leitura em rede: gêneros digitais, mídias e incentivo à leitura” (IFRS; PROBITI/FAPERGS), vinculado ao grupo de pesquisa “Inovação Tecnológica e Educação” (IFRS). Palavras-chave: Objetos de aprendizagem; Ensino de literatura; Estudos culturais.  LITERATURE TEACHING AND LEARNING OBJECTS: AN INTERACTIONIST APPROACH Abstract: This paper intends to discuss about the relations among contemporary society, new technologies and cultural studies, as well as to analyze learning and teaching possibilities in literature from an interactionist approach. For that, this research is focused on the use of learning objects for the study of the contemporary Brazilian novel in its relations to photography and cinema. Resources like the interactive board, digital, printed and audiovisual media are used in this study, in order to make a learning environment concerned about the improving of the status of reading in its diachronic and synchronic ways. This investigations come from the research project “Reading through the net: digital genres, media and reading incentive” (IFRS; PROBITI/FAPERGS), connected to the research group “Technology innovation and education” (IFRS). Keywords: Learning objects; Literature teaching; Cultural studies.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2012-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/171510.35819/tear.v1.n1.a1715#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v1.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1715/1374Melo, Cimara Valim deBertagnolli, Silvia de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:42:14Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1715Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:42:14Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Literatura e Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta Interacionista
title Ensino de Literatura e Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta Interacionista
spellingShingle Ensino de Literatura e Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta Interacionista
Ensino de Literatura e Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta Interacionista
Melo, Cimara Valim de
Melo, Cimara Valim de
title_short Ensino de Literatura e Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta Interacionista
title_full Ensino de Literatura e Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta Interacionista
title_fullStr Ensino de Literatura e Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta Interacionista
Ensino de Literatura e Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta Interacionista
title_full_unstemmed Ensino de Literatura e Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta Interacionista
Ensino de Literatura e Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta Interacionista
title_sort Ensino de Literatura e Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta Interacionista
author Melo, Cimara Valim de
author_facet Melo, Cimara Valim de
Melo, Cimara Valim de
Bertagnolli, Silvia de Castro
Bertagnolli, Silvia de Castro
author_role author
author2 Bertagnolli, Silvia de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Cimara Valim de
Bertagnolli, Silvia de Castro
description Resumo: Este trabalho propõe-se a discutir as relações entre sociedade contemporânea, novas tecnologias e estudos culturais, bem como a analisar as possibilidades de ensino-aprendizagem em literatura a partir de uma abordagem interacionista. Para isso, a pesquisa centra-se no uso de objetos de aprendizagem para o estudo de obras do romance brasileiro contemporâneo, em suas relações com a fotografia e o cinema. São utilizados recursos como a lousa interativa e mídias audiovisuais, digitais e impressa, que corroboram à formação de um ambiente de aprendizagem centrado na valorização da leitura, em suas perspectivas sincrônica e diacrônica. Tais investigações derivam do projeto de pesquisa “Leitura em rede: gêneros digitais, mídias e incentivo à leitura” (IFRS; PROBITI/FAPERGS), vinculado ao grupo de pesquisa “Inovação Tecnológica e Educação” (IFRS). Palavras-chave: Objetos de aprendizagem; Ensino de literatura; Estudos culturais.  LITERATURE TEACHING AND LEARNING OBJECTS: AN INTERACTIONIST APPROACH Abstract: This paper intends to discuss about the relations among contemporary society, new technologies and cultural studies, as well as to analyze learning and teaching possibilities in literature from an interactionist approach. For that, this research is focused on the use of learning objects for the study of the contemporary Brazilian novel in its relations to photography and cinema. Resources like the interactive board, digital, printed and audiovisual media are used in this study, in order to make a learning environment concerned about the improving of the status of reading in its diachronic and synchronic ways. This investigations come from the research project “Reading through the net: digital genres, media and reading incentive” (IFRS; PROBITI/FAPERGS), connected to the research group “Technology innovation and education” (IFRS). Keywords: Learning objects; Literature teaching; Cultural studies.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1715
10.35819/tear.v1.n1.a1715
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1715
identifier_str_mv 10.35819/tear.v1.n1.a1715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1715/1374
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 1 (2012): MÍDIAS E EDUCAÇÃO
2238-8079
10.35819/tear.v1.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1822179340950962176
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.35819/tear.v1.n1.a1715