O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romano, Eliane Palermo
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581527
Resumo: Orientador : Rosalia Maria Ribeiro de Aragão
id UNICAMP-30_9efa4e5df600bde1bd5692de264cc254
oai_identifier_str oai::76714
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagemErroEstudantes do ensino de primeiro grauEstudantes - AvaliaçãoConstrutivismo (Educação)Orientador : Rosalia Maria Ribeiro de AragãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Partindo de pressupostos básicos das concepções construtivistas da aprendizagem e do ensino, buço neste trabalho focalizam como vem sendo tratados o erro e a correção, em saldas de aula que orientam suas práticas baseadas na concepção construtivistas, propondo ao final, mudanças de práticas. Numa abordagem de pesquisa qualitativa, procuro através do estudo de caso, conhecer a prática desenvolvida na sala de aula, convivendo e observando o dia a dia dessa prática, de modo a verificar essa atuação um pouco além do que é concebido e dito teoricamente pelos educadores em questão, e um pouco além do que é informado e registrado nos planos e documentos da Escola. Discuto algumas questões, para se repensar o erro e a correção na prática escolar. Questões como: O que significa errar na prática escolar? Qual o papel do erro e da correção na construção de conhecimentos? Que tipos de erros o aluno faz? Todos os erros são iguais? Por que o aluno errou? O que pensam os alunos e os professores sobre o erro? O que pensam os alunos e os professores sobre a correção? Os alunos tem medo de errar? Por que? Os alunos gostam de corrigir? Por que? Quais são as práticas de correção emprestadas? Como a correção dos trabalhadores, provas, lições de casa, atitudes de conhecer, tem contribuído para provocar mudanças no desenvolvimento do aluno? A correção tem apenas constatado a situação do aluno, isto é, se ele ¿sabe ou não¿? Como a correção vem interferindo na auto-percepção e auto estima do aluno? Que instrumentos o professor tem utilizado para a correção? Que intervenções o professor tem feito para conhecer as concepções do aluno e identificar porque o aluno erro? Qual a importância da interação na suspensão do erro? Há uma metodologia específica para lidar com o erro e a correção?MestradoPsicologia da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRomano, Eliane Palermo19941994-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[126]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581527ROMANO, Eliane Palermo. O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem. 1994. [126]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581527. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76714porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:15:18Zoai::76714Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:15:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem
title O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem
spellingShingle O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem
Romano, Eliane Palermo
Erro
Estudantes do ensino de primeiro grau
Estudantes - Avaliação
Construtivismo (Educação)
title_short O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem
title_full O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem
title_fullStr O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem
title_full_unstemmed O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem
title_sort O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem
author Romano, Eliane Palermo
author_facet Romano, Eliane Palermo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Romano, Eliane Palermo
dc.subject.por.fl_str_mv Erro
Estudantes do ensino de primeiro grau
Estudantes - Avaliação
Construtivismo (Educação)
topic Erro
Estudantes do ensino de primeiro grau
Estudantes - Avaliação
Construtivismo (Educação)
description Orientador : Rosalia Maria Ribeiro de Aragão
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-07-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581527
ROMANO, Eliane Palermo. O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem. 1994. [126]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581527. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ROMANO, Eliane Palermo. O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem. 1994. [126]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581527. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76714
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[126]f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188766293688320