O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581527 |
Resumo: | Orientador : Rosalia Maria Ribeiro de Aragão |
id |
UNICAMP-30_9efa4e5df600bde1bd5692de264cc254 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::76714 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagemErroEstudantes do ensino de primeiro grauEstudantes - AvaliaçãoConstrutivismo (Educação)Orientador : Rosalia Maria Ribeiro de AragãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Partindo de pressupostos básicos das concepções construtivistas da aprendizagem e do ensino, buço neste trabalho focalizam como vem sendo tratados o erro e a correção, em saldas de aula que orientam suas práticas baseadas na concepção construtivistas, propondo ao final, mudanças de práticas. Numa abordagem de pesquisa qualitativa, procuro através do estudo de caso, conhecer a prática desenvolvida na sala de aula, convivendo e observando o dia a dia dessa prática, de modo a verificar essa atuação um pouco além do que é concebido e dito teoricamente pelos educadores em questão, e um pouco além do que é informado e registrado nos planos e documentos da Escola. Discuto algumas questões, para se repensar o erro e a correção na prática escolar. Questões como: O que significa errar na prática escolar? Qual o papel do erro e da correção na construção de conhecimentos? Que tipos de erros o aluno faz? Todos os erros são iguais? Por que o aluno errou? O que pensam os alunos e os professores sobre o erro? O que pensam os alunos e os professores sobre a correção? Os alunos tem medo de errar? Por que? Os alunos gostam de corrigir? Por que? Quais são as práticas de correção emprestadas? Como a correção dos trabalhadores, provas, lições de casa, atitudes de conhecer, tem contribuído para provocar mudanças no desenvolvimento do aluno? A correção tem apenas constatado a situação do aluno, isto é, se ele ¿sabe ou não¿? Como a correção vem interferindo na auto-percepção e auto estima do aluno? Que instrumentos o professor tem utilizado para a correção? Que intervenções o professor tem feito para conhecer as concepções do aluno e identificar porque o aluno erro? Qual a importância da interação na suspensão do erro? Há uma metodologia específica para lidar com o erro e a correção?MestradoPsicologia da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRomano, Eliane Palermo19941994-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[126]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581527ROMANO, Eliane Palermo. O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem. 1994. [126]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581527. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76714porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:15:18Zoai::76714Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:15:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem |
title |
O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem |
spellingShingle |
O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem Romano, Eliane Palermo Erro Estudantes do ensino de primeiro grau Estudantes - Avaliação Construtivismo (Educação) |
title_short |
O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem |
title_full |
O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem |
title_fullStr |
O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem |
title_sort |
O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem |
author |
Romano, Eliane Palermo |
author_facet |
Romano, Eliane Palermo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romano, Eliane Palermo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Erro Estudantes do ensino de primeiro grau Estudantes - Avaliação Construtivismo (Educação) |
topic |
Erro Estudantes do ensino de primeiro grau Estudantes - Avaliação Construtivismo (Educação) |
description |
Orientador : Rosalia Maria Ribeiro de Aragão |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1994-07-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581527 ROMANO, Eliane Palermo. O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem. 1994. [126]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581527. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) ROMANO, Eliane Palermo. O erro e a correção numa perspectiva construtiva-interacionista do ensino e da aprendizagem. 1994. [126]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581527. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [126]f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188766293688320 |