Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boer, Noemi
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Benites, Suzete Necchi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1941
Resumo: Resumo: Neste artigo, analisam-se os resultados de uma oficina pedagógica voltada às âncoras de carreira. Os participantes foram 79 professores da educação básica do município de Nova Palma, RS. O trabalho foi  desenvolvido no contexto de formação continuada,  no período 2013-2014, em parceria universidade-escola. Os dados foram coletados por meio de um questionário elaborado por Schein (1996), denominado Inventário de Âncoras de Carreira e que se constitui em um mapeamento de oito âncoras ou inclinações profissionais. A âncora de carreira ‘serviço e dedicação a uma causa’ (VS) foi identificada como primeira e segunda âncora em todos os grupos e, em terceiro lugar, a âncora ‘estilo de vida’ (EV). A análise da primeira e segunda âncora indica que, na concepção desses profissionais, o magistério ainda está vinculado ao cumprimento de uma missão filantrópica, de abnegação e renúncia. Palavras-chave: Âncoras de carreira. Profissão docente. Educação Básica. MAPPING CAREER ANCHORS AMONG BASIC EDUCATION TEACHERS: POSSIBLE EFFECTS ON TRAINING AND PERFORMANCEAbstract: This paper analyzes the results of an educational workshop that focused on career anchors. The participants included 79 basic education teachers who work in the municipality of Palma Nova, which is located in the state of Rio Grande do Sul. The study was developed within the continuing education framework from 2013 to 2014 by means of a university-school partnership. Data were collected through a questionnaire developed by Schein (1996), which is known as Inventory of Career Anchors. Such a questionnaire aimed at mapping eight anchors or professional choices. Among the career anchors identified, service and dedication to a cause was the first as well as the second anchor in all groups analyzed, and lifestyle was the third one. The analysis of the first and second anchors, according to these professionals’ beliefs, shows that the profession of teaching is still associated with the idea of fulfilling a philanthropic mission, self-sacrifice and relinquishment. Keywords: Career Anchors. Teaching profession. Basic education.
id IFRS-1_6862e4056bb68038c1583c66f253f486
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1941
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docenteResumo: Neste artigo, analisam-se os resultados de uma oficina pedagógica voltada às âncoras de carreira. Os participantes foram 79 professores da educação básica do município de Nova Palma, RS. O trabalho foi  desenvolvido no contexto de formação continuada,  no período 2013-2014, em parceria universidade-escola. Os dados foram coletados por meio de um questionário elaborado por Schein (1996), denominado Inventário de Âncoras de Carreira e que se constitui em um mapeamento de oito âncoras ou inclinações profissionais. A âncora de carreira ‘serviço e dedicação a uma causa’ (VS) foi identificada como primeira e segunda âncora em todos os grupos e, em terceiro lugar, a âncora ‘estilo de vida’ (EV). A análise da primeira e segunda âncora indica que, na concepção desses profissionais, o magistério ainda está vinculado ao cumprimento de uma missão filantrópica, de abnegação e renúncia. Palavras-chave: Âncoras de carreira. Profissão docente. Educação Básica. MAPPING CAREER ANCHORS AMONG BASIC EDUCATION TEACHERS: POSSIBLE EFFECTS ON TRAINING AND PERFORMANCEAbstract: This paper analyzes the results of an educational workshop that focused on career anchors. The participants included 79 basic education teachers who work in the municipality of Palma Nova, which is located in the state of Rio Grande do Sul. The study was developed within the continuing education framework from 2013 to 2014 by means of a university-school partnership. Data were collected through a questionnaire developed by Schein (1996), which is known as Inventory of Career Anchors. Such a questionnaire aimed at mapping eight anchors or professional choices. Among the career anchors identified, service and dedication to a cause was the first as well as the second anchor in all groups analyzed, and lifestyle was the third one. The analysis of the first and second anchors, according to these professionals’ beliefs, shows that the profession of teaching is still associated with the idea of fulfilling a philanthropic mission, self-sacrifice and relinquishment. Keywords: Career Anchors. Teaching profession. Basic education.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2015-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/194110.35819/tear.v4.n2.a1941#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 4 No. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 4 Núm. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE2238-807910.35819/tear.v4.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1941/1481https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1941/1482Boer, NoemiBenites, Suzete Necchiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:06Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1941Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:06Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente
title Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente
spellingShingle Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente
Boer, Noemi
title_short Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente
title_full Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente
title_fullStr Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente
title_full_unstemmed Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente
title_sort Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente
author Boer, Noemi
author_facet Boer, Noemi
Benites, Suzete Necchi
author_role author
author2 Benites, Suzete Necchi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boer, Noemi
Benites, Suzete Necchi
description Resumo: Neste artigo, analisam-se os resultados de uma oficina pedagógica voltada às âncoras de carreira. Os participantes foram 79 professores da educação básica do município de Nova Palma, RS. O trabalho foi  desenvolvido no contexto de formação continuada,  no período 2013-2014, em parceria universidade-escola. Os dados foram coletados por meio de um questionário elaborado por Schein (1996), denominado Inventário de Âncoras de Carreira e que se constitui em um mapeamento de oito âncoras ou inclinações profissionais. A âncora de carreira ‘serviço e dedicação a uma causa’ (VS) foi identificada como primeira e segunda âncora em todos os grupos e, em terceiro lugar, a âncora ‘estilo de vida’ (EV). A análise da primeira e segunda âncora indica que, na concepção desses profissionais, o magistério ainda está vinculado ao cumprimento de uma missão filantrópica, de abnegação e renúncia. Palavras-chave: Âncoras de carreira. Profissão docente. Educação Básica. MAPPING CAREER ANCHORS AMONG BASIC EDUCATION TEACHERS: POSSIBLE EFFECTS ON TRAINING AND PERFORMANCEAbstract: This paper analyzes the results of an educational workshop that focused on career anchors. The participants included 79 basic education teachers who work in the municipality of Palma Nova, which is located in the state of Rio Grande do Sul. The study was developed within the continuing education framework from 2013 to 2014 by means of a university-school partnership. Data were collected through a questionnaire developed by Schein (1996), which is known as Inventory of Career Anchors. Such a questionnaire aimed at mapping eight anchors or professional choices. Among the career anchors identified, service and dedication to a cause was the first as well as the second anchor in all groups analyzed, and lifestyle was the third one. The analysis of the first and second anchors, according to these professionals’ beliefs, shows that the profession of teaching is still associated with the idea of fulfilling a philanthropic mission, self-sacrifice and relinquishment. Keywords: Career Anchors. Teaching profession. Basic education.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1941
10.35819/tear.v4.n2.a1941
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1941
identifier_str_mv 10.35819/tear.v4.n2.a1941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1941/1481
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1941/1482
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 4 No. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 4 Núm. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 4 n. 2 (2015): FORMAÇÃO DOCENTE
2238-8079
10.35819/tear.v4.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1752129769976102912