ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1806 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo a caracterização do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) pelo viés da Inovação Social, observando o modelo implantado na cidade de Pato Branco, através de análise holística de dados nas escolas municipais, especificamente no Ensino Fundamental. Por meio desta análise, busca-se a apreensão das características que possam promover a Inovação Social, além de observar se a política pública vigente ao programa é capaz de enquadrar como um processo sustentável, atendendo às várias dimensões necessárias para sua sustentação e garantia de sucesso em longo prazo. Além disso, o artigo busca conceituar a Inovação Social a partir da exemplificação do estudo de caso em questão, interligando-o às políticas públicas de âmbito nacional, regional e local vigentes ao programa, permitindo verificar, ainda, qual o impacto obtido desde sua implementação, contribuindo para o desenvolvimento regional no campo educacional, tecnológico e social. Em síntese, este estudo possibilita concluir que as melhorias trazidas, implicitamente ou não pelo programa, permitem a análise do quadro de modificação do sistema educacional no município de Pato Branco, reforçando a ideia de que a Inovação Social torna-se um condutor de melhores práticas de melhorias e necessidades humanas e maior contribuição à formação cidadã. Palavras-chave: ProInfo. Inovação Social. Políticas Públicas. Tecnologia e Sociedade. PROINFO AND SOCIAL INNOVATION: CHARACTERIZATION AND DEVELOPMENT OF THE PROGRAM IN THE CITY OF PATO BRANCO-PR Abstract: This paper has as main objective the characterization of the National Educational Technology Program (ProInfo) the bias of Social Innovation, observing the model implemented in the city of Pato Branco, through holistic analysis of data in the public schools, especially in primary education. Through this analysis, it seeks to grasp the characteristics that may promote social innovation, in addition to observing the current public policy program is able to qualify as a sustainable process, taking into account the various dimensions required for your support and guarantee success in the long term. Furthermore, the article seeks to conceptualize the Social Innovation from the exemplification of the case study in question, linking it to the public policy of national, regional, and local regulations to the program, allowing you to check also the impact achieved since its inception contributing to regional development in the educational, social and technological. In summary, this study allows the conclusion that the improvements made, implicitly or not the program, allow the analysis of the frame modification of the educational system in Pato Branco, reinforcing the idea that the Social Innovation becomes a conductor of best practices improvements and human needs and greater contribution to the civic education. Keywords: ProInfo. Social Innovation. Public Policies. Technology and Society. |
id |
IFRS-1_7df8d6895d4525ca9d2e1c9edc4e7044 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1806 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PRResumo: O presente artigo tem como principal objetivo a caracterização do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) pelo viés da Inovação Social, observando o modelo implantado na cidade de Pato Branco, através de análise holística de dados nas escolas municipais, especificamente no Ensino Fundamental. Por meio desta análise, busca-se a apreensão das características que possam promover a Inovação Social, além de observar se a política pública vigente ao programa é capaz de enquadrar como um processo sustentável, atendendo às várias dimensões necessárias para sua sustentação e garantia de sucesso em longo prazo. Além disso, o artigo busca conceituar a Inovação Social a partir da exemplificação do estudo de caso em questão, interligando-o às políticas públicas de âmbito nacional, regional e local vigentes ao programa, permitindo verificar, ainda, qual o impacto obtido desde sua implementação, contribuindo para o desenvolvimento regional no campo educacional, tecnológico e social. Em síntese, este estudo possibilita concluir que as melhorias trazidas, implicitamente ou não pelo programa, permitem a análise do quadro de modificação do sistema educacional no município de Pato Branco, reforçando a ideia de que a Inovação Social torna-se um condutor de melhores práticas de melhorias e necessidades humanas e maior contribuição à formação cidadã. Palavras-chave: ProInfo. Inovação Social. Políticas Públicas. Tecnologia e Sociedade. PROINFO AND SOCIAL INNOVATION: CHARACTERIZATION AND DEVELOPMENT OF THE PROGRAM IN THE CITY OF PATO BRANCO-PR Abstract: This paper has as main objective the characterization of the National Educational Technology Program (ProInfo) the bias of Social Innovation, observing the model implemented in the city of Pato Branco, through holistic analysis of data in the public schools, especially in primary education. Through this analysis, it seeks to grasp the characteristics that may promote social innovation, in addition to observing the current public policy program is able to qualify as a sustainable process, taking into account the various dimensions required for your support and guarantee success in the long term. Furthermore, the article seeks to conceptualize the Social Innovation from the exemplification of the case study in question, linking it to the public policy of national, regional, and local regulations to the program, allowing you to check also the impact achieved since its inception contributing to regional development in the educational, social and technological. In summary, this study allows the conclusion that the improvements made, implicitly or not the program, allow the analysis of the frame modification of the educational system in Pato Branco, reinforcing the idea that the Social Innovation becomes a conductor of best practices improvements and human needs and greater contribution to the civic education. Keywords: ProInfo. Social Innovation. Public Policies. Technology and Society.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2013-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/180610.35819/tear.v2.n2.a1806#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL2238-807910.35819/tear.v2.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1806/1415Ferreira, Rafael Henrique MainardesCamozzato, Silvana Tomaziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:14Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1806Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:14Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR |
title |
ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR |
spellingShingle |
ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR Ferreira, Rafael Henrique Mainardes |
title_short |
ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR |
title_full |
ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR |
title_fullStr |
ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR |
title_full_unstemmed |
ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR |
title_sort |
ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR |
author |
Ferreira, Rafael Henrique Mainardes |
author_facet |
Ferreira, Rafael Henrique Mainardes Camozzato, Silvana Tomazi |
author_role |
author |
author2 |
Camozzato, Silvana Tomazi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Rafael Henrique Mainardes Camozzato, Silvana Tomazi |
description |
Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo a caracterização do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) pelo viés da Inovação Social, observando o modelo implantado na cidade de Pato Branco, através de análise holística de dados nas escolas municipais, especificamente no Ensino Fundamental. Por meio desta análise, busca-se a apreensão das características que possam promover a Inovação Social, além de observar se a política pública vigente ao programa é capaz de enquadrar como um processo sustentável, atendendo às várias dimensões necessárias para sua sustentação e garantia de sucesso em longo prazo. Além disso, o artigo busca conceituar a Inovação Social a partir da exemplificação do estudo de caso em questão, interligando-o às políticas públicas de âmbito nacional, regional e local vigentes ao programa, permitindo verificar, ainda, qual o impacto obtido desde sua implementação, contribuindo para o desenvolvimento regional no campo educacional, tecnológico e social. Em síntese, este estudo possibilita concluir que as melhorias trazidas, implicitamente ou não pelo programa, permitem a análise do quadro de modificação do sistema educacional no município de Pato Branco, reforçando a ideia de que a Inovação Social torna-se um condutor de melhores práticas de melhorias e necessidades humanas e maior contribuição à formação cidadã. Palavras-chave: ProInfo. Inovação Social. Políticas Públicas. Tecnologia e Sociedade. PROINFO AND SOCIAL INNOVATION: CHARACTERIZATION AND DEVELOPMENT OF THE PROGRAM IN THE CITY OF PATO BRANCO-PR Abstract: This paper has as main objective the characterization of the National Educational Technology Program (ProInfo) the bias of Social Innovation, observing the model implemented in the city of Pato Branco, through holistic analysis of data in the public schools, especially in primary education. Through this analysis, it seeks to grasp the characteristics that may promote social innovation, in addition to observing the current public policy program is able to qualify as a sustainable process, taking into account the various dimensions required for your support and guarantee success in the long term. Furthermore, the article seeks to conceptualize the Social Innovation from the exemplification of the case study in question, linking it to the public policy of national, regional, and local regulations to the program, allowing you to check also the impact achieved since its inception contributing to regional development in the educational, social and technological. In summary, this study allows the conclusion that the improvements made, implicitly or not the program, allow the analysis of the frame modification of the educational system in Pato Branco, reinforcing the idea that the Social Innovation becomes a conductor of best practices improvements and human needs and greater contribution to the civic education. Keywords: ProInfo. Social Innovation. Public Policies. Technology and Society. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1806 10.35819/tear.v2.n2.a1806 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1806 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v2.n2.a1806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1806/1415 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL 2238-8079 10.35819/tear.v2.n2 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1814253917057318912 |