ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rafael Henrique Mainardes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Camozzato, Silvana Tomazi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1806
Resumo: Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo a caracterização do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) pelo viés da Inovação Social, observando o modelo implantado na cidade de Pato Branco, através de análise holística de dados nas escolas municipais, especificamente no Ensino Fundamental. Por meio desta análise, busca-se a apreensão das características que possam promover a Inovação Social, além de observar se a política pública vigente ao programa é capaz de enquadrar como um processo sustentável, atendendo às várias dimensões necessárias para sua sustentação e garantia de sucesso em longo prazo. Além disso, o artigo busca conceituar a Inovação Social a partir da exemplificação do estudo de caso em questão, interligando-o às políticas públicas de âmbito nacional, regional e local vigentes ao programa, permitindo verificar, ainda, qual o impacto obtido desde sua implementação, contribuindo para o desenvolvimento regional no campo educacional, tecnológico e social. Em síntese, este estudo possibilita concluir que as melhorias trazidas, implicitamente ou não pelo programa, permitem a análise do quadro de modificação do sistema educacional no município de Pato Branco, reforçando a ideia de que a Inovação Social torna-se um condutor de melhores práticas de melhorias e necessidades humanas e maior contribuição à formação cidadã. Palavras-chave: ProInfo. Inovação Social. Políticas Públicas. Tecnologia e Sociedade.    PROINFO AND SOCIAL INNOVATION: CHARACTERIZATION AND DEVELOPMENT OF THE PROGRAM IN THE CITY OF PATO BRANCO-PR Abstract: This paper has as main objective the characterization of the National Educational Technology Program (ProInfo) the bias of Social Innovation, observing the model implemented in the city of Pato Branco, through holistic analysis of data in the public schools, especially in primary education. Through this analysis, it seeks to grasp the characteristics that may promote social innovation, in addition to observing the current public policy program is able to qualify as a sustainable process, taking into account the various dimensions required for your support and guarantee success in the long term. Furthermore, the article seeks to conceptualize the Social Innovation from the exemplification of the case study in question, linking it to the public policy of national, regional, and local regulations to the program, allowing you to check also the impact achieved since its inception contributing to regional development in the educational, social and technological. In summary, this study allows the conclusion that the improvements made, implicitly or not the program, allow the analysis of the frame modification of the educational system in Pato Branco, reinforcing the idea that the Social Innovation becomes a conductor of best practices improvements and human needs and greater contribution to the civic education. Keywords: ProInfo. Social Innovation. Public Policies. Technology and Society.
id IFRS-1_7df8d6895d4525ca9d2e1c9edc4e7044
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1806
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PRResumo: O presente artigo tem como principal objetivo a caracterização do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) pelo viés da Inovação Social, observando o modelo implantado na cidade de Pato Branco, através de análise holística de dados nas escolas municipais, especificamente no Ensino Fundamental. Por meio desta análise, busca-se a apreensão das características que possam promover a Inovação Social, além de observar se a política pública vigente ao programa é capaz de enquadrar como um processo sustentável, atendendo às várias dimensões necessárias para sua sustentação e garantia de sucesso em longo prazo. Além disso, o artigo busca conceituar a Inovação Social a partir da exemplificação do estudo de caso em questão, interligando-o às políticas públicas de âmbito nacional, regional e local vigentes ao programa, permitindo verificar, ainda, qual o impacto obtido desde sua implementação, contribuindo para o desenvolvimento regional no campo educacional, tecnológico e social. Em síntese, este estudo possibilita concluir que as melhorias trazidas, implicitamente ou não pelo programa, permitem a análise do quadro de modificação do sistema educacional no município de Pato Branco, reforçando a ideia de que a Inovação Social torna-se um condutor de melhores práticas de melhorias e necessidades humanas e maior contribuição à formação cidadã. Palavras-chave: ProInfo. Inovação Social. Políticas Públicas. Tecnologia e Sociedade.    PROINFO AND SOCIAL INNOVATION: CHARACTERIZATION AND DEVELOPMENT OF THE PROGRAM IN THE CITY OF PATO BRANCO-PR Abstract: This paper has as main objective the characterization of the National Educational Technology Program (ProInfo) the bias of Social Innovation, observing the model implemented in the city of Pato Branco, through holistic analysis of data in the public schools, especially in primary education. Through this analysis, it seeks to grasp the characteristics that may promote social innovation, in addition to observing the current public policy program is able to qualify as a sustainable process, taking into account the various dimensions required for your support and guarantee success in the long term. Furthermore, the article seeks to conceptualize the Social Innovation from the exemplification of the case study in question, linking it to the public policy of national, regional, and local regulations to the program, allowing you to check also the impact achieved since its inception contributing to regional development in the educational, social and technological. In summary, this study allows the conclusion that the improvements made, implicitly or not the program, allow the analysis of the frame modification of the educational system in Pato Branco, reinforcing the idea that the Social Innovation becomes a conductor of best practices improvements and human needs and greater contribution to the civic education. Keywords: ProInfo. Social Innovation. Public Policies. Technology and Society.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2013-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/180610.35819/tear.v2.n2.a1806#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL2238-807910.35819/tear.v2.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1806/1415Ferreira, Rafael Henrique MainardesCamozzato, Silvana Tomaziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:14Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1806Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:14Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR
title ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR
spellingShingle ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR
Ferreira, Rafael Henrique Mainardes
title_short ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR
title_full ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR
title_fullStr ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR
title_full_unstemmed ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR
title_sort ProInfo e inovação social: caracterização e desenvolvimento do programa no município de Pato Branco-PR
author Ferreira, Rafael Henrique Mainardes
author_facet Ferreira, Rafael Henrique Mainardes
Camozzato, Silvana Tomazi
author_role author
author2 Camozzato, Silvana Tomazi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rafael Henrique Mainardes
Camozzato, Silvana Tomazi
description Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo a caracterização do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) pelo viés da Inovação Social, observando o modelo implantado na cidade de Pato Branco, através de análise holística de dados nas escolas municipais, especificamente no Ensino Fundamental. Por meio desta análise, busca-se a apreensão das características que possam promover a Inovação Social, além de observar se a política pública vigente ao programa é capaz de enquadrar como um processo sustentável, atendendo às várias dimensões necessárias para sua sustentação e garantia de sucesso em longo prazo. Além disso, o artigo busca conceituar a Inovação Social a partir da exemplificação do estudo de caso em questão, interligando-o às políticas públicas de âmbito nacional, regional e local vigentes ao programa, permitindo verificar, ainda, qual o impacto obtido desde sua implementação, contribuindo para o desenvolvimento regional no campo educacional, tecnológico e social. Em síntese, este estudo possibilita concluir que as melhorias trazidas, implicitamente ou não pelo programa, permitem a análise do quadro de modificação do sistema educacional no município de Pato Branco, reforçando a ideia de que a Inovação Social torna-se um condutor de melhores práticas de melhorias e necessidades humanas e maior contribuição à formação cidadã. Palavras-chave: ProInfo. Inovação Social. Políticas Públicas. Tecnologia e Sociedade.    PROINFO AND SOCIAL INNOVATION: CHARACTERIZATION AND DEVELOPMENT OF THE PROGRAM IN THE CITY OF PATO BRANCO-PR Abstract: This paper has as main objective the characterization of the National Educational Technology Program (ProInfo) the bias of Social Innovation, observing the model implemented in the city of Pato Branco, through holistic analysis of data in the public schools, especially in primary education. Through this analysis, it seeks to grasp the characteristics that may promote social innovation, in addition to observing the current public policy program is able to qualify as a sustainable process, taking into account the various dimensions required for your support and guarantee success in the long term. Furthermore, the article seeks to conceptualize the Social Innovation from the exemplification of the case study in question, linking it to the public policy of national, regional, and local regulations to the program, allowing you to check also the impact achieved since its inception contributing to regional development in the educational, social and technological. In summary, this study allows the conclusion that the improvements made, implicitly or not the program, allow the analysis of the frame modification of the educational system in Pato Branco, reinforcing the idea that the Social Innovation becomes a conductor of best practices improvements and human needs and greater contribution to the civic education. Keywords: ProInfo. Social Innovation. Public Policies. Technology and Society.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1806
10.35819/tear.v2.n2.a1806
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1806
identifier_str_mv 10.35819/tear.v2.n2.a1806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1806/1415
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 2 (2013): TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL
2238-8079
10.35819/tear.v2.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253917057318912