Desenvolvimento e confirmação de validade e de confiabilidade do instrumento de coleta de dados sobre a formação inicial de professores e tecnologias educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haviaras, Mariana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moreira, Herivelto, Martins, Cláudia Beatriz Monte Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3066
Resumo: Resumo: A elaboração de um instrumento de coleta de dados requer suporte teórico e critérios para verificar a validade e a confiabilidade. Para isso, esse artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um instrumento de coleta de dados e o seu processo de confirmação: validade e confiabilidade. A motivação pela construção se deu a partir da fase inicial da tese da pesquisadora em que se percebeu a necessidade de apresentar aos pesquisadores da área educacional a importância da validação e da confiabilidade de instrumentos de coletas de dados em pesquisas científicas. O artigo foi elaborado por meio de um levantamento bibliográfico em livros e artigos publicados sobre o assunto e também com base no estudo-piloto da tese da pesquisadora. Conclui-se sugerindo que estudos na área educacional com vistas a perspectiva quantitativa sejam realizados e que os devidos cuidados sejam tomados, refletindo sempre que as pesquisas merecem sérias considerações e rigorosidade.Palavras-chave: Instrumento de coleta de dados. Validade. Confiabilidade. DEVELOPMENT AND CONFIRMATION OF THE VALIDITY AND RELIABILITY OF THE DATA COLLECTION INSTRUMENT ON INITIAL TEACHER TRAINING AND EDUCATIONAL TECHNOLOGIESAbstract: The creation of a data collection instrument requires theoretical support and criteria so that the validity and reliability of the instrument can be checked. The present article aims to present the development of a questionnaire, as well as its process of validity and reliability. The motivation behind it came from the initial phase of the researcher’s thesis. It was noticed the need to present to novice researchers in the educational area the importance of validation and reliability of data collection instruments. The article was based on a bibliographical survey of books and articles on the subject and also on the pilot study of the researcher's thesis. The article concludes by suggesting that other studies in the educational area with a view to a quantitative perspective should be carried out and that the necessary precautions should be taken, always reflecting that research, no matter its nature, deserves serious consideration and rigor.Keywords: Data collection instrument. Validity. Reliability.
id IFRS-1_847aa76dd79b3b39dea2cbc85ef9f61e
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3066
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Desenvolvimento e confirmação de validade e de confiabilidade do instrumento de coleta de dados sobre a formação inicial de professores e tecnologias educacionaisResumo: A elaboração de um instrumento de coleta de dados requer suporte teórico e critérios para verificar a validade e a confiabilidade. Para isso, esse artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um instrumento de coleta de dados e o seu processo de confirmação: validade e confiabilidade. A motivação pela construção se deu a partir da fase inicial da tese da pesquisadora em que se percebeu a necessidade de apresentar aos pesquisadores da área educacional a importância da validação e da confiabilidade de instrumentos de coletas de dados em pesquisas científicas. O artigo foi elaborado por meio de um levantamento bibliográfico em livros e artigos publicados sobre o assunto e também com base no estudo-piloto da tese da pesquisadora. Conclui-se sugerindo que estudos na área educacional com vistas a perspectiva quantitativa sejam realizados e que os devidos cuidados sejam tomados, refletindo sempre que as pesquisas merecem sérias considerações e rigorosidade.Palavras-chave: Instrumento de coleta de dados. Validade. Confiabilidade. DEVELOPMENT AND CONFIRMATION OF THE VALIDITY AND RELIABILITY OF THE DATA COLLECTION INSTRUMENT ON INITIAL TEACHER TRAINING AND EDUCATIONAL TECHNOLOGIESAbstract: The creation of a data collection instrument requires theoretical support and criteria so that the validity and reliability of the instrument can be checked. The present article aims to present the development of a questionnaire, as well as its process of validity and reliability. The motivation behind it came from the initial phase of the researcher’s thesis. It was noticed the need to present to novice researchers in the educational area the importance of validation and reliability of data collection instruments. The article was based on a bibliographical survey of books and articles on the subject and also on the pilot study of the researcher's thesis. The article concludes by suggesting that other studies in the educational area with a view to a quantitative perspective should be carried out and that the necessary precautions should be taken, always reflecting that research, no matter its nature, deserves serious consideration and rigor.Keywords: Data collection instrument. Validity. Reliability.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/306610.35819/tear.v7.n2.a3066#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS2238-807910.35819/tear.v7.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3066/2113Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessHaviaras, MarianaMoreira, HeriveltoMartins, Cláudia Beatriz Monte Jorge2019-08-25T00:34:00Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3066Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e confirmação de validade e de confiabilidade do instrumento de coleta de dados sobre a formação inicial de professores e tecnologias educacionais
title Desenvolvimento e confirmação de validade e de confiabilidade do instrumento de coleta de dados sobre a formação inicial de professores e tecnologias educacionais
spellingShingle Desenvolvimento e confirmação de validade e de confiabilidade do instrumento de coleta de dados sobre a formação inicial de professores e tecnologias educacionais
Haviaras, Mariana
title_short Desenvolvimento e confirmação de validade e de confiabilidade do instrumento de coleta de dados sobre a formação inicial de professores e tecnologias educacionais
title_full Desenvolvimento e confirmação de validade e de confiabilidade do instrumento de coleta de dados sobre a formação inicial de professores e tecnologias educacionais
title_fullStr Desenvolvimento e confirmação de validade e de confiabilidade do instrumento de coleta de dados sobre a formação inicial de professores e tecnologias educacionais
title_full_unstemmed Desenvolvimento e confirmação de validade e de confiabilidade do instrumento de coleta de dados sobre a formação inicial de professores e tecnologias educacionais
title_sort Desenvolvimento e confirmação de validade e de confiabilidade do instrumento de coleta de dados sobre a formação inicial de professores e tecnologias educacionais
author Haviaras, Mariana
author_facet Haviaras, Mariana
Moreira, Herivelto
Martins, Cláudia Beatriz Monte Jorge
author_role author
author2 Moreira, Herivelto
Martins, Cláudia Beatriz Monte Jorge
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haviaras, Mariana
Moreira, Herivelto
Martins, Cláudia Beatriz Monte Jorge
description Resumo: A elaboração de um instrumento de coleta de dados requer suporte teórico e critérios para verificar a validade e a confiabilidade. Para isso, esse artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um instrumento de coleta de dados e o seu processo de confirmação: validade e confiabilidade. A motivação pela construção se deu a partir da fase inicial da tese da pesquisadora em que se percebeu a necessidade de apresentar aos pesquisadores da área educacional a importância da validação e da confiabilidade de instrumentos de coletas de dados em pesquisas científicas. O artigo foi elaborado por meio de um levantamento bibliográfico em livros e artigos publicados sobre o assunto e também com base no estudo-piloto da tese da pesquisadora. Conclui-se sugerindo que estudos na área educacional com vistas a perspectiva quantitativa sejam realizados e que os devidos cuidados sejam tomados, refletindo sempre que as pesquisas merecem sérias considerações e rigorosidade.Palavras-chave: Instrumento de coleta de dados. Validade. Confiabilidade. DEVELOPMENT AND CONFIRMATION OF THE VALIDITY AND RELIABILITY OF THE DATA COLLECTION INSTRUMENT ON INITIAL TEACHER TRAINING AND EDUCATIONAL TECHNOLOGIESAbstract: The creation of a data collection instrument requires theoretical support and criteria so that the validity and reliability of the instrument can be checked. The present article aims to present the development of a questionnaire, as well as its process of validity and reliability. The motivation behind it came from the initial phase of the researcher’s thesis. It was noticed the need to present to novice researchers in the educational area the importance of validation and reliability of data collection instruments. The article was based on a bibliographical survey of books and articles on the subject and also on the pilot study of the researcher's thesis. The article concludes by suggesting that other studies in the educational area with a view to a quantitative perspective should be carried out and that the necessary precautions should be taken, always reflecting that research, no matter its nature, deserves serious consideration and rigor.Keywords: Data collection instrument. Validity. Reliability.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3066
10.35819/tear.v7.n2.a3066
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3066
identifier_str_mv 10.35819/tear.v7.n2.a3066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3066/2113
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS
2238-8079
10.35819/tear.v7.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1752129770194206720