A coleta de dados nas pesquisas em Enfermagem. Estratégias, validade e confiabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-11082023-113658/
Resumo: O presente trabalho trata de um levantamento (survey) que procurou obter respostas às seguintes questões: Quais são as estratégias de coleta de dados utilizadas nas pesquisas em enfermagem no Brasil? O que é feito para garantir a validade e a confiabilidade das estratégias de coleta de dados (E.C.D.) que os pesquisadores utilizam? Os objetivos foram: levantar na literatura definições, conceitos e características de método, metodologia e conhecimento científico bem como descrever o estado atual da pesquisa em enfermagem quanto à utilização de E.C.D.; descrever a evolução, relação com a prática e limitações das pesquisas em enfermagem; apresentar as E.C.D. mais utilizadas nas pesquisas em enfermagem e as medidas de validade e confiabilidade; analisar artigos, teses de doutorado e dissertações de mestrado quanto às E.C.D. utilizadas e os procedimentos para evidenciar a validade e confiabilidade destas. Foram analisados 542 trabalhos, defendidos e/ou publicados de 1977 a 1986, sendo 207 dissertações de mestrado, 17 teses de doutorado e 328 artigos publicados na Revista Brasileira de Enfermagem. Concluímos que 88,6% das pesquisas utilizam entrevista, questionário, formulário, medidas fisiológicas e observação como E.C.D. E a maioria (57,5%) dos pesquisadores não citam a utilização de procedimentos para evidenciarem a validade e a confiabilidade das E.C.D. Quando há alguma citação, esta se refere à realização de um teste prévio. Foi observado que a grande parte dos pesquisadores desenvolve a própria estratégia com a qual coletará os dados, havendo pouca utilização de estratégias previamente desenvolvidas. Sugestões foram feitas para o incremento de estudos metodológicos visando o desenvolvimento de E.C.D. com evidências garantidas de validade e confiabilidade.
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