Por uma educação das relações étnico-raciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1833 |
Resumo: | Resumo: Educação das Relações Étnico-Raciais pressupõe a inclusão da história e cultura dos diferentes grupos étnico-raciais no currículo escolar, com especial atenção ao contexto onde a escola está inserida e aos grupos historicamente estigmatizados. O objetivo do artigo é refletir e contribuir com a discussão acerca da importância de uma educação que contemple a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro e da humanidade. Acreditamos que fazer valer as leis 10.639/03 e 11.645/08, suas respectivas diretrizes curriculares nacionais e as políticas educacionais afirmativas, continua sendo um dos maiores desafios no fazer e no pensar educacional dos brasileiros. Passado mais de uma década da criação da lei 10.639 percebe-se que a maioria das escolas brasileiras ainda não a implementou de fato, existindo apenas ações pontuais, superficiais, descontextualizadas e sem continuidade, em datas como 13 de maio e 20 de novembro. No caso da lei 11.645 em datas como 19 de abril e dia do folclore. Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-Raciais. Leis 10.639 e 11.645. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. EDUCATION FOR ETHNIC-RACIAL RELATIONS Abstract: Education of Racial-Ethnic Relations requires the inclusion of the history and culture of different ethnic and racial groups in the school curriculum, with special attention to the context in which the school is embedded and historically stigmatized groups. The objective of this article is to reflect and contribute to the discussion about the importance of an education that includes ethnic and cultural diversity of the Brazilian people and humanity. We believe that enforcing the laws 10.639/03 and 11.645/08, their national curriculum guidelines and affirmative educational policies, remains one of the greatest challenges in making and thinking of Brazilian education. Spent over a decade creating the law 10,639 one realizes that most Brazilian schools have not implemented it in fact, with only occasional, superficial, decontextualized and discontinuous actions on dates as May 13 and November 20. In the case of the law 11.645 on dates as April 19 and day of folklore. Keywords: Education of Racial-Ethnic Relations. Laws 10,639 and 11,645. History and Afro-Brazilian and Indigenous. |
id |
IFRS-1_8c0ff7f7ccf6c05542f1065aac2e945c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1833 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma educação das relações étnico-raciaisResumo: Educação das Relações Étnico-Raciais pressupõe a inclusão da história e cultura dos diferentes grupos étnico-raciais no currículo escolar, com especial atenção ao contexto onde a escola está inserida e aos grupos historicamente estigmatizados. O objetivo do artigo é refletir e contribuir com a discussão acerca da importância de uma educação que contemple a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro e da humanidade. Acreditamos que fazer valer as leis 10.639/03 e 11.645/08, suas respectivas diretrizes curriculares nacionais e as políticas educacionais afirmativas, continua sendo um dos maiores desafios no fazer e no pensar educacional dos brasileiros. Passado mais de uma década da criação da lei 10.639 percebe-se que a maioria das escolas brasileiras ainda não a implementou de fato, existindo apenas ações pontuais, superficiais, descontextualizadas e sem continuidade, em datas como 13 de maio e 20 de novembro. No caso da lei 11.645 em datas como 19 de abril e dia do folclore. Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-Raciais. Leis 10.639 e 11.645. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. EDUCATION FOR ETHNIC-RACIAL RELATIONS Abstract: Education of Racial-Ethnic Relations requires the inclusion of the history and culture of different ethnic and racial groups in the school curriculum, with special attention to the context in which the school is embedded and historically stigmatized groups. The objective of this article is to reflect and contribute to the discussion about the importance of an education that includes ethnic and cultural diversity of the Brazilian people and humanity. We believe that enforcing the laws 10.639/03 and 11.645/08, their national curriculum guidelines and affirmative educational policies, remains one of the greatest challenges in making and thinking of Brazilian education. Spent over a decade creating the law 10,639 one realizes that most Brazilian schools have not implemented it in fact, with only occasional, superficial, decontextualized and discontinuous actions on dates as May 13 and November 20. In the case of the law 11.645 on dates as April 19 and day of folklore. Keywords: Education of Racial-Ethnic Relations. Laws 10,639 and 11,645. History and Afro-Brazilian and Indigenous.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/183310.35819/tear.v3.n1.a1833#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO2238-807910.35819/tear.v3.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1833/1431Araújo, Jurandir de AlmeidaGiugliani, Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:12Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1833Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:12Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma educação das relações étnico-raciais |
title |
Por uma educação das relações étnico-raciais |
spellingShingle |
Por uma educação das relações étnico-raciais Araújo, Jurandir de Almeida |
title_short |
Por uma educação das relações étnico-raciais |
title_full |
Por uma educação das relações étnico-raciais |
title_fullStr |
Por uma educação das relações étnico-raciais |
title_full_unstemmed |
Por uma educação das relações étnico-raciais |
title_sort |
Por uma educação das relações étnico-raciais |
author |
Araújo, Jurandir de Almeida |
author_facet |
Araújo, Jurandir de Almeida Giugliani, Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Giugliani, Beatriz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Jurandir de Almeida Giugliani, Beatriz |
description |
Resumo: Educação das Relações Étnico-Raciais pressupõe a inclusão da história e cultura dos diferentes grupos étnico-raciais no currículo escolar, com especial atenção ao contexto onde a escola está inserida e aos grupos historicamente estigmatizados. O objetivo do artigo é refletir e contribuir com a discussão acerca da importância de uma educação que contemple a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro e da humanidade. Acreditamos que fazer valer as leis 10.639/03 e 11.645/08, suas respectivas diretrizes curriculares nacionais e as políticas educacionais afirmativas, continua sendo um dos maiores desafios no fazer e no pensar educacional dos brasileiros. Passado mais de uma década da criação da lei 10.639 percebe-se que a maioria das escolas brasileiras ainda não a implementou de fato, existindo apenas ações pontuais, superficiais, descontextualizadas e sem continuidade, em datas como 13 de maio e 20 de novembro. No caso da lei 11.645 em datas como 19 de abril e dia do folclore. Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-Raciais. Leis 10.639 e 11.645. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. EDUCATION FOR ETHNIC-RACIAL RELATIONS Abstract: Education of Racial-Ethnic Relations requires the inclusion of the history and culture of different ethnic and racial groups in the school curriculum, with special attention to the context in which the school is embedded and historically stigmatized groups. The objective of this article is to reflect and contribute to the discussion about the importance of an education that includes ethnic and cultural diversity of the Brazilian people and humanity. We believe that enforcing the laws 10.639/03 and 11.645/08, their national curriculum guidelines and affirmative educational policies, remains one of the greatest challenges in making and thinking of Brazilian education. Spent over a decade creating the law 10,639 one realizes that most Brazilian schools have not implemented it in fact, with only occasional, superficial, decontextualized and discontinuous actions on dates as May 13 and November 20. In the case of the law 11.645 on dates as April 19 and day of folklore. Keywords: Education of Racial-Ethnic Relations. Laws 10,639 and 11,645. History and Afro-Brazilian and Indigenous. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1833 10.35819/tear.v3.n1.a1833 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1833 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v3.n1.a1833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1833/1431 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO 2238-8079 10.35819/tear.v3.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951573871656960 |