Por uma educação das relações étnico-raciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Jurandir de Almeida
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Giugliani, Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1833
Resumo: Resumo: Educação das Relações Étnico-Raciais pressupõe a inclusão da história e cultura dos diferentes grupos étnico-raciais no currículo escolar, com especial atenção ao contexto onde a escola está inserida e aos grupos historicamente estigmatizados.  O objetivo do artigo é refletir e contribuir com a discussão acerca da importância de uma educação que contemple a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro e da humanidade. Acreditamos que fazer valer as leis 10.639/03 e 11.645/08, suas respectivas diretrizes curriculares nacionais e as políticas educacionais afirmativas, continua sendo um dos maiores desafios no fazer e no pensar educacional dos brasileiros. Passado mais de uma década da criação da lei 10.639 percebe-se que a maioria das escolas brasileiras ainda não a implementou de fato, existindo apenas ações pontuais, superficiais, descontextualizadas e sem continuidade, em datas como 13 de maio e 20 de novembro. No caso da lei 11.645 em datas como 19 de abril e dia do folclore. Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-Raciais. Leis 10.639 e 11.645. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. EDUCATION FOR ETHNIC-RACIAL RELATIONS Abstract: Education of Racial-Ethnic Relations requires the inclusion of the history and culture of different ethnic and racial groups in the school curriculum, with special attention to the context in which the school is embedded and historically stigmatized groups. The objective of this article is to reflect and contribute to the discussion about the importance of an education that includes ethnic and cultural diversity of the Brazilian people and humanity. We believe that enforcing the laws 10.639/03 and 11.645/08, their national curriculum guidelines and affirmative educational policies, remains one of the greatest challenges in making and thinking of Brazilian education. Spent over a decade creating the law 10,639 one realizes that most Brazilian schools have not implemented it in fact, with only occasional, superficial, decontextualized and discontinuous actions on dates as May 13 and November 20. In the case of the law 11.645 on dates as April 19 and day of folklore. Keywords: Education of Racial-Ethnic Relations. Laws 10,639 and 11,645. History and Afro-Brazilian and Indigenous.
id IFRS-1_8c0ff7f7ccf6c05542f1065aac2e945c
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1833
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Por uma educação das relações étnico-raciaisResumo: Educação das Relações Étnico-Raciais pressupõe a inclusão da história e cultura dos diferentes grupos étnico-raciais no currículo escolar, com especial atenção ao contexto onde a escola está inserida e aos grupos historicamente estigmatizados.  O objetivo do artigo é refletir e contribuir com a discussão acerca da importância de uma educação que contemple a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro e da humanidade. Acreditamos que fazer valer as leis 10.639/03 e 11.645/08, suas respectivas diretrizes curriculares nacionais e as políticas educacionais afirmativas, continua sendo um dos maiores desafios no fazer e no pensar educacional dos brasileiros. Passado mais de uma década da criação da lei 10.639 percebe-se que a maioria das escolas brasileiras ainda não a implementou de fato, existindo apenas ações pontuais, superficiais, descontextualizadas e sem continuidade, em datas como 13 de maio e 20 de novembro. No caso da lei 11.645 em datas como 19 de abril e dia do folclore. Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-Raciais. Leis 10.639 e 11.645. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. EDUCATION FOR ETHNIC-RACIAL RELATIONS Abstract: Education of Racial-Ethnic Relations requires the inclusion of the history and culture of different ethnic and racial groups in the school curriculum, with special attention to the context in which the school is embedded and historically stigmatized groups. The objective of this article is to reflect and contribute to the discussion about the importance of an education that includes ethnic and cultural diversity of the Brazilian people and humanity. We believe that enforcing the laws 10.639/03 and 11.645/08, their national curriculum guidelines and affirmative educational policies, remains one of the greatest challenges in making and thinking of Brazilian education. Spent over a decade creating the law 10,639 one realizes that most Brazilian schools have not implemented it in fact, with only occasional, superficial, decontextualized and discontinuous actions on dates as May 13 and November 20. In the case of the law 11.645 on dates as April 19 and day of folklore. Keywords: Education of Racial-Ethnic Relations. Laws 10,639 and 11,645. History and Afro-Brazilian and Indigenous.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/183310.35819/tear.v3.n1.a1833#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO2238-807910.35819/tear.v3.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1833/1431Araújo, Jurandir de AlmeidaGiugliani, Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:12Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1833Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:12Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma educação das relações étnico-raciais
title Por uma educação das relações étnico-raciais
spellingShingle Por uma educação das relações étnico-raciais
Araújo, Jurandir de Almeida
title_short Por uma educação das relações étnico-raciais
title_full Por uma educação das relações étnico-raciais
title_fullStr Por uma educação das relações étnico-raciais
title_full_unstemmed Por uma educação das relações étnico-raciais
title_sort Por uma educação das relações étnico-raciais
author Araújo, Jurandir de Almeida
author_facet Araújo, Jurandir de Almeida
Giugliani, Beatriz
author_role author
author2 Giugliani, Beatriz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Jurandir de Almeida
Giugliani, Beatriz
description Resumo: Educação das Relações Étnico-Raciais pressupõe a inclusão da história e cultura dos diferentes grupos étnico-raciais no currículo escolar, com especial atenção ao contexto onde a escola está inserida e aos grupos historicamente estigmatizados.  O objetivo do artigo é refletir e contribuir com a discussão acerca da importância de uma educação que contemple a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro e da humanidade. Acreditamos que fazer valer as leis 10.639/03 e 11.645/08, suas respectivas diretrizes curriculares nacionais e as políticas educacionais afirmativas, continua sendo um dos maiores desafios no fazer e no pensar educacional dos brasileiros. Passado mais de uma década da criação da lei 10.639 percebe-se que a maioria das escolas brasileiras ainda não a implementou de fato, existindo apenas ações pontuais, superficiais, descontextualizadas e sem continuidade, em datas como 13 de maio e 20 de novembro. No caso da lei 11.645 em datas como 19 de abril e dia do folclore. Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-Raciais. Leis 10.639 e 11.645. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. EDUCATION FOR ETHNIC-RACIAL RELATIONS Abstract: Education of Racial-Ethnic Relations requires the inclusion of the history and culture of different ethnic and racial groups in the school curriculum, with special attention to the context in which the school is embedded and historically stigmatized groups. The objective of this article is to reflect and contribute to the discussion about the importance of an education that includes ethnic and cultural diversity of the Brazilian people and humanity. We believe that enforcing the laws 10.639/03 and 11.645/08, their national curriculum guidelines and affirmative educational policies, remains one of the greatest challenges in making and thinking of Brazilian education. Spent over a decade creating the law 10,639 one realizes that most Brazilian schools have not implemented it in fact, with only occasional, superficial, decontextualized and discontinuous actions on dates as May 13 and November 20. In the case of the law 11.645 on dates as April 19 and day of folklore. Keywords: Education of Racial-Ethnic Relations. Laws 10,639 and 11,645. History and Afro-Brazilian and Indigenous.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1833
10.35819/tear.v3.n1.a1833
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1833
identifier_str_mv 10.35819/tear.v3.n1.a1833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1833/1431
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 3 No. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 3 Núm. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 3 n. 1 (2014): EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO
2238-8079
10.35819/tear.v3.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951573871656960