Relações entre o público e o privado na educação profissional e tecnológica: alguns elementos para a análise do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Romir de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: dos Santos, Maurício Ivan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1745
Resumo: Resumo: Nas três últimas décadas, para superar sua crise estrutural, o sistema capitalista tem experimentado estratégias que acabaram por redefinir o papel do Estado, diminuindo sua atuação como executor das políticas sociais. O contexto brasileiro apresenta, porém, algumas especificidades, pois a partir do crescimento econômico experimentado nos últimos anos, o Estado passa a desempenhar o papel estratégico de indutor da economia. Através de suas políticas, o Estado privilegia e fortalece o setor privado para sustentar a competição no mercado mundial, criando assim as condições necessárias para a reprodução do sistema. Nesse contexto, o debate sobre a Educação Profissional e Tecnológica assume uma posição central, tornando-se um campo de disputa entre os vários sujeitos, públicos e privados, envolvidos neste campo da Educação. O objetivo central deste trabalho consiste na análise destas políticas, com destaque para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Este Programa estabelece metas audaciosas para a expansão da formação profissional e evidencia, em sua metas, objetivos e ações, um significativo repasse de verbas públicas para instituições privadas, especialmente o Sistema S, que se caracteriza como um agente central do Programa. Palavras-chave: Políticas públicas. Pronatec. Público e privado na educação. Educação Profissional e Tecnológica. RELATIONS BETWEEN PUBLIC AND PRIVATE IN TECHNOLOGICAL EDUCATION: SOME ELEMENTS FOR THE ANALYSIS OF THE NATIONAL TECHNICAL EDUCATION AND ACCESS TO EMPLOYMENT (PRONATEC) Abstract: In the last three decades, to overcome its structural crisis, the capitalist system has experienced strategies that eventually redefine the role of the state, reducing its role as enforcer of social policies. The Brazilian context presents, however, some specifics, because from the economic growth experienced in recent years, the state will play a strategic role in inducing the economy. Through its policies, the state favors and strengthens the private sector to sustain competition in the world market, thus creating the conditions necessary for the reproduction of the system. In this context, the debate on the Technological Education assumes a central position, becoming a field of dispute among several subjects, public and private, involved in the field of Education. The aim of this paper is to analyze these policies, especially the National Technical Education and Access to Employment (Pronatec). This program establishes ambitious goals for expanding training and evidence in their goals, objectives and actions, a significant transfer of public funds to private institutions, especially the System S, which is characterized as a central agent Program. Keywords: Public Policies. Pronatec. Public and private education. Professional and Technical Education. 
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