As relações público-privadas nas iniciativas do programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC)
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38142 |
Resumo: | O objetivo central da tese é analisar como se expressaram as relações público-privadas nas iniciativas Acordo de Gratuidade com o Sistema S e Bolsa-Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no primeiro mandato (2011-2014) do governo Dilma Rousseff. A pesquisa utilizou o enfoque dialético materialista histórico, utilizando categorias como a totalidade e a contradição. Os elementos para análise da nossa pesquisa foram obtidos através do levantamento de dados, do quadro teórico e da análise documental-interpretativa. Utilizamos como categorias basilares para melhor compreensão do nosso objeto de pesquisa: a globalização econômica; o neoliberalismo; a reforma do Estado; o Novo Desenvolvimentismo; e, o público e o privado na educação básica. Para a análise documental utilizamos vários/as Decretos, Leis, Resoluções e Portarias. Os dados quantitativos foram buscados através de variadas fontes, tais como relatórios de gestão, relatórios de auditoria, levantamento de auditoria, o Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Governo Federal (SIOP). Defendemos a tese de que o Acordo de Gratuidade com o Sistema S, enquanto iniciativa do Pronatec que mais recebeu financiamento do fundo público, na ordem de R$ 11 bilhões, de 2001 a 2014, para somente o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que teve enquanto proposta inicial do Ministério da Educação (MEC) gerenciar e disciplinar os recursos desse fundo, não cumpriu com sua proposição, levando a uma ingerência e um indisciplinamento em tal Acordo, inerente à própria configuração histórica do Estado brasileiro. Aliado a isso, a própria reforma do Estado brasileiro trouxe diminuição de recursos humanos no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU) para uma fiscalização adequada daquele fundo, bem como uma ausência de firmeza desses executores e fiscalizadores do Programa para o cumprimento do Senai e do Senac de suas respectivas prestações de contas. Além disso, a própria metodologia do Senai e do Senac para verificação dos gastos com gratuidade foi falho. Já na iniciativa Bolsa-Formação, houve falha no sistema de prestação de contas registradas no Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), bem como a falta de análise do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e ausência de análise técnica da Setec. E no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) faltou estrutura que garantisse a qualidade da informação. Dessa forma, tais iniciativas do Pronatec intensificaram ainda mais as relações público-privadas, transferindo excessivamente fundo público às instituições privadas - principalmente Senai, Senac, as mantenedoras de instituições privadas de educação profissional e técnica de nível médio e as Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES) - em detrimento das públicas. Dessa forma, as políticas públicas de educação profissional e de qualificação profissional continuam perpetuando um processo de privatização que se fortaleceu com o advento da reforma do Estado brasileiro. |
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OLIVEIRA, Antonio Marcos Alves dehttp://lattes.cnpq.br/7996478554438186http://lattes.cnpq.br/9016348910585182OLIVEIRA, Ramon de2020-09-29T15:08:11Z2020-09-29T15:08:11Z2020-02-28OLIVEIRA, Antonio Marcos Alves de. As relações público-privadas nas iniciativas do programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC). 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38142ark:/64986/0013000009p16O objetivo central da tese é analisar como se expressaram as relações público-privadas nas iniciativas Acordo de Gratuidade com o Sistema S e Bolsa-Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no primeiro mandato (2011-2014) do governo Dilma Rousseff. A pesquisa utilizou o enfoque dialético materialista histórico, utilizando categorias como a totalidade e a contradição. Os elementos para análise da nossa pesquisa foram obtidos através do levantamento de dados, do quadro teórico e da análise documental-interpretativa. Utilizamos como categorias basilares para melhor compreensão do nosso objeto de pesquisa: a globalização econômica; o neoliberalismo; a reforma do Estado; o Novo Desenvolvimentismo; e, o público e o privado na educação básica. Para a análise documental utilizamos vários/as Decretos, Leis, Resoluções e Portarias. Os dados quantitativos foram buscados através de variadas fontes, tais como relatórios de gestão, relatórios de auditoria, levantamento de auditoria, o Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Governo Federal (SIOP). Defendemos a tese de que o Acordo de Gratuidade com o Sistema S, enquanto iniciativa do Pronatec que mais recebeu financiamento do fundo público, na ordem de R$ 11 bilhões, de 2001 a 2014, para somente o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que teve enquanto proposta inicial do Ministério da Educação (MEC) gerenciar e disciplinar os recursos desse fundo, não cumpriu com sua proposição, levando a uma ingerência e um indisciplinamento em tal Acordo, inerente à própria configuração histórica do Estado brasileiro. Aliado a isso, a própria reforma do Estado brasileiro trouxe diminuição de recursos humanos no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU) para uma fiscalização adequada daquele fundo, bem como uma ausência de firmeza desses executores e fiscalizadores do Programa para o cumprimento do Senai e do Senac de suas respectivas prestações de contas. Além disso, a própria metodologia do Senai e do Senac para verificação dos gastos com gratuidade foi falho. Já na iniciativa Bolsa-Formação, houve falha no sistema de prestação de contas registradas no Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), bem como a falta de análise do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e ausência de análise técnica da Setec. E no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) faltou estrutura que garantisse a qualidade da informação. Dessa forma, tais iniciativas do Pronatec intensificaram ainda mais as relações público-privadas, transferindo excessivamente fundo público às instituições privadas - principalmente Senai, Senac, as mantenedoras de instituições privadas de educação profissional e técnica de nível médio e as Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES) - em detrimento das públicas. Dessa forma, as políticas públicas de educação profissional e de qualificação profissional continuam perpetuando um processo de privatização que se fortaleceu com o advento da reforma do Estado brasileiro.FACEPEEl objetivo principal de la tesis es analizar cómo se expresaron las relaciones público-privadas en el Acuerdo de Libre Acuerdo con las iniciativas de Sistema S y Bolsa-Formação del Programa Nacional de Acceso a Educación Técnica y Empleo, en el primer período (2011- 2014) del gobierno de Dilma Rousseff. La investigación utilizó el enfoque dialéctico materialista histórico, utilizando categorías como la totalidad y la contradicción. Los elementos para el análisis de nuestra investigación se obtuvieron a través de la recopilación de datos, el marco teórico y el análisis documental-interpretativo. Utilizamos como categorías básicas para una mejor comprensión de nuestro objeto de investigación: la globalización económica; neoliberalismo; reforma del estado; el nuevo desarrollismo; y, lo público y lo privado en educación básica. Para el análisis documental utilizamos varios decretos, leyes, resoluciones y ordenanzas. Se buscaron datos cuantitativos de una variedad de fuentes, como informes de gestión, informes de auditoría, encuestas de auditoría, el Sistema de Servicio Electrónico de Información Ciudadana y el Sistema Integrado de Planificación y Presupuestos del Gobierno Federal. Defendemos la tesis de que el Acuerdo Libre con el Sistema S, como una iniciativa del Programa Nacional de Acceso a Educación Técnica y Empleo que recibió la mayor cantidad de fondos del fondo público, en el orden de R $ 11 mil millones, de 2001 a 2014, por solo El Servicio Nacional de Aprendizaje Industrial y el Servicio Nacional de Aprendizaje Comercial, que tenía como propuesta inicial del Ministerio de Educación para administrar y disciplinar los recursos de este fondo, no cumplió con su propuesta, lo que condujo a la interferencia e indisciplina en dicho Acuerdo, inherente a la Configuración histórica del Estado brasileño. Aliado a esto, la reforma del propio Estado brasileño trajo una disminución de los recursos humanos dentro del alcance de la Secretaría de Educación Profesional y Tecnológica, el Tribunal Federal de Auditoría y el Contralor General Federal para una inspección adecuada de ese fondo, así como una falta de firmeza. estos ejecutores y supervisores del Programa para el cumplimiento del Servicio Nacional de Aprendizaje Industrial y el Servicio Nacional de Aprendizaje Comercial de sus respectivas rendiciones de cuentas. Además, la metodología utilizada por el Servicio Nacional de Aprendizaje Industrial y el Servicio Nacional de Aprendizaje Comercial para verificar el gasto gratuito fue errónea. En la iniciativa Bolsa- Formação, hubo una falla en el sistema de responsabilidad registrado en el Sistema de Gestión de Responsabilidad, así como una falta de análisis por parte del Fondo Nacional de Desarrollo Educativo y una falta de análisis técnico por parte de la Secretaría de Educación Profesional y Tecnológica. Y el Sistema Nacional de Información para la Educación Profesional y Tecnológica carecía de una estructura que garantizara la calidad de la información. Por lo tanto, tales iniciativas del Programa Nacional de Acceso a Educación Técnica y Empleo han intensificado aún más las relaciones público-privadas, transfiriendo fondos excesivamente públicos a instituciones privadas, principalmente el Servicio Nacional de Aprendizaje Industrial, el Servicio Nacional de Aprendizaje Comercial, los mantenedores de instituciones privadas. Educación profesional y técnica en el nivel secundario y en instituciones privadas de educación superior, en detrimento de las públicas. De esta manera, las políticas públicas sobre educación profesional y calificación profesional continúan perpetuando un proceso de privatización que se fortaleció con el advenimiento de la reforma del Estado brasileño.The main objective of the thesis is to analyze how public-private relations were expressed in the Free Agreement with System S and Bolsa-Formação initiatives of the National Program for Access to Technical Education and Employment, in the first term (2011-2014) of the Dilma Rousseff government. The research used the historical materialistic dialectical approach, using categories such as totality and contradiction. The elements for analysis of our research were obtained through data collection, the theoretical framework, and documentary-interpretative analysis. We use as basic categories for a better understanding of our research object: economic globalization; neoliberalism; state reform; the New Developmentalism; and, the public and the private in basic education. For the documentary analysis we used several Decrees, Laws, Resolutions and Ordinances. Quantitative data were sought from a variety of sources, such as management reports, audit reports, audit surveys, the Electronic Citizen Information Service System and the Federal Government's Integrated Planning and Budgeting System. We defend the thesis that the Free Agreement with the S System, as an initiative of the National Program for Access to Technical Education and Employment that received the most funding from the public fund, in the order of R $ 11 billion, from 2001 to 2014, for only the National Service for Industrial Learning and the National Service for Commercial Learning, which had as an initial proposal of the Ministry of Education to manage and discipline the resources of this fund, did not comply with its proposal, leading to interference and indiscipline in such an Agreement, inherent to the historical configuration of the Brazilian State. Allied to this, the reform of the Brazilian State itself brought a decrease in human resources within the scope of the Secretariat for Professional and Technological Education, the Federal Audit Court and the Federal Comptroller General for an adequate inspection of that fund, as well as a lack of firmness these executors and supervisors of the Program for the fulfillment of the National Service of Industrial Learning and the National Service of Commercial Learning of their respective rendering of accounts. In addition, the methodology used by the National Service for Industrial Learning and the National Service for Commercial Learning to verify free spending was flawed. In the Bolsa-Formação initiative, there was a failure in the accountability system registered in the Accountability Management System, as well as a lack of analysis by the National Education Development Fund and a lack of technical analysis by the Secretariat for Professional and Technological Education. And the National Information System for Professional and Technological Education lacked a structure that would guarantee the quality of information. Thus, such initiatives of the National Program for Access to Technical Education and Employment have further intensified public-private relations, transferring excessively public funds to private institutions - mainly the National Service for Industrial Learning, the National Service for Commercial Learning, the maintainers of private institutions vocational and technical education at secondary level and Private Higher Education Institutions - to the detriment of public ones. In this way, public policies on professional education and professional qualification continue to perpetuate a privatization process that was strengthened with the advent of the reform of the Brazilian State.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino Profissional - BrasilEnsino ProfissionalParceria público-privada - BrasilSistema S - BrasilUFPE - Pós-graduaçãoAs relações público-privadas nas iniciativas do programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Antonio Marcos Alves de Oliveira.pdfTESE Antonio Marcos Alves de Oliveira.pdfapplication/pdf2916827https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38142/1/TESE%20Antonio%20Marcos%20Alves%20de%20Oliveira.pdfa38672db9b04901e762e2ef2fbb6a3e2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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