A etnografia e o estudo da cultura da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2893 |
Resumo: | Resumo: A etnografia tem dado grandes contribuições para o estudo da escola. Neste artigo, a partir de nossas experiências com a pesquisa etnográfica, discutimos seu potencial para nos auxiliar no entendimento da cultura da escola. Inicialmente, apresentamos considerações gerais sobre a concepção de etnografia assumida. Na sequencia, apresentamos as contribuições da etnografia para a compreensão da cultura da escola. Trata-se de texto teórico que vale-se do estudo de publicações sobre a temática. Finalizamos destacando a contribuição da etnografia crítica para o estudo da cultura da escola e das diversidades.Palavras-chave: Etnografia. Cultura da escola. Pesquisa. ETHNOGRAPHY AND THE SCHOOL CULTURE STUDYAbstract: Ethnography has made great contributions to the study of school. In this article, from our experiences with ethnographic research, discussed its potential in the understanding of school culture. Initially, we present general considerations on the design of assumed ethnography. In the sequel, present the ethnography contributions to the understanding of school culture. This is theoretical text that draws on the study of publications on the subject. Conclude by stressing the contribution of critical ethnography to the study of culture and diversity.Keywords: Ethnografy. School culture. Research. |
id |
IFRS-1_d6d78137c8f97d7aa85678b0c7845433 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2893 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A etnografia e o estudo da cultura da escolaResumo: A etnografia tem dado grandes contribuições para o estudo da escola. Neste artigo, a partir de nossas experiências com a pesquisa etnográfica, discutimos seu potencial para nos auxiliar no entendimento da cultura da escola. Inicialmente, apresentamos considerações gerais sobre a concepção de etnografia assumida. Na sequencia, apresentamos as contribuições da etnografia para a compreensão da cultura da escola. Trata-se de texto teórico que vale-se do estudo de publicações sobre a temática. Finalizamos destacando a contribuição da etnografia crítica para o estudo da cultura da escola e das diversidades.Palavras-chave: Etnografia. Cultura da escola. Pesquisa. ETHNOGRAPHY AND THE SCHOOL CULTURE STUDYAbstract: Ethnography has made great contributions to the study of school. In this article, from our experiences with ethnographic research, discussed its potential in the understanding of school culture. Initially, we present general considerations on the design of assumed ethnography. In the sequel, present the ethnography contributions to the understanding of school culture. This is theoretical text that draws on the study of publications on the subject. Conclude by stressing the contribution of critical ethnography to the study of culture and diversity.Keywords: Ethnografy. School culture. Research.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/289310.35819/tear.v7.n2.a2893#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS2238-807910.35819/tear.v7.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2893/2110Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessEugenio, Benedito2019-08-25T00:34:00Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2893Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A etnografia e o estudo da cultura da escola |
title |
A etnografia e o estudo da cultura da escola |
spellingShingle |
A etnografia e o estudo da cultura da escola Eugenio, Benedito |
title_short |
A etnografia e o estudo da cultura da escola |
title_full |
A etnografia e o estudo da cultura da escola |
title_fullStr |
A etnografia e o estudo da cultura da escola |
title_full_unstemmed |
A etnografia e o estudo da cultura da escola |
title_sort |
A etnografia e o estudo da cultura da escola |
author |
Eugenio, Benedito |
author_facet |
Eugenio, Benedito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eugenio, Benedito |
description |
Resumo: A etnografia tem dado grandes contribuições para o estudo da escola. Neste artigo, a partir de nossas experiências com a pesquisa etnográfica, discutimos seu potencial para nos auxiliar no entendimento da cultura da escola. Inicialmente, apresentamos considerações gerais sobre a concepção de etnografia assumida. Na sequencia, apresentamos as contribuições da etnografia para a compreensão da cultura da escola. Trata-se de texto teórico que vale-se do estudo de publicações sobre a temática. Finalizamos destacando a contribuição da etnografia crítica para o estudo da cultura da escola e das diversidades.Palavras-chave: Etnografia. Cultura da escola. Pesquisa. ETHNOGRAPHY AND THE SCHOOL CULTURE STUDYAbstract: Ethnography has made great contributions to the study of school. In this article, from our experiences with ethnographic research, discussed its potential in the understanding of school culture. Initially, we present general considerations on the design of assumed ethnography. In the sequel, present the ethnography contributions to the understanding of school culture. This is theoretical text that draws on the study of publications on the subject. Conclude by stressing the contribution of critical ethnography to the study of culture and diversity.Keywords: Ethnografy. School culture. Research. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2893 10.35819/tear.v7.n2.a2893 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2893 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v7.n2.a2893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2893/2110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 7 No. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 7 Núm. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 7 n. 2 (2018): ENSINO DE CIÊNCIAS 2238-8079 10.35819/tear.v7.n2 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951574600417280 |