Formação continuada de pedagogos e suas necessidades formativas em tecnologias: entre ausências e insuficiências algumas perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dÿck, Michele Simonian
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Brito, Glaucia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2165
Resumo: Resumo: Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa exploratória qualitativa vinculada a um projeto de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná. Sua abordagem consistiu em um estudo de caso instrumental único. Foram participantes doze pedagogos atuantes como coordenadores pedagógicos em escolas públicas. Os instrumentos de produção de dados foram: um grupo de discussão fechado em uma rede social para localização e escolha dos participantes e um questionário em formulário eletrônico com registro do termo de livre consentimento esclarecido. A análise de dados estruturou-se por meio da associação das técnicas de análise de conteúdo e codificação em ciclos com base em Bardin (2009) e Saldaña (2013) utilizando como apoio o software de análise qualitativa de dados ATLAS.ti versão 7 para a geração das redes semânticas que substanciam a análise. A questão norteadora foi: o que necessitam os pedagogos que atuam como coordenadores pedagógicos como formação continuada em relação às tecnologias? Tendo como objetivo, elencar as necessidades de formação continuada dos pedagogos para a articulação das tecnologias na cultura da escola considerando os desafios da organização do trabalho pedagógico. Os resultados evidenciaram que os pedagogos atuantes como coordenadores pedagógicos, identificam as necessidades de articulação das tecnologias na escola, mas as formações continuadas ou são inexistentes ou insuficientes em relação à elas. Além disso, evidenciam que há necessidade de formação continuada no que se refere ao planejamento macro da escola e ao planejamento didático-metodológico para orientar os professores que estão sob sua orientação e revelam o desejo de que isso ocorra de forma híbrida: parte presencial, parte a distância.Palavras-chave: Pedagogo. Coordenação Pedagógica. Tecnologias. Formação Continuada.  PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF PEDAGOGUES: BETWEEN ABSENCES AND INSUFFICIENCIES, SOME PERSPECTIVES IN TECHNOLOGIES IN SCHOOLAbstract: This paper describes the results of a qualitative exploratory research linked to a doctoral project of the Graduate Program in Education of the Federal University of Paraná. Its approach consisted of a unique instrumental case study. Participants were twelve pedagogues acting as pedagogical coordinators in public schools. Instruments for data production were: a closed discussion group in a social network for localization and choice of participants and an electronic questionnaire with registration of informed consent. Analysis of data was structured through the association of the techniques of content analysis and coding in cycles based on Bardin (2009) and Saldaña (2013), using as support the qualitative data analysis software ATLAS.ti version 7 for the semantic networks which support the analysis. The key question was: what do pedagogues who act as pedagogical coordinators need to as continuing education in relation to technologies? In order to list the continuing education needs of pedagogues for technologies articulation within school culture, considering the challenges of the organization of pedagogical work. The results showed that pedagogues acting as pedagogical coordinators identify the needs regarding technologies articulation within school, but continued education on this subject is either nonexistent or insufficient. In addition, they show the need for continuous training in school macro-planning an in didactic-methodological planning so to help teachers under their guidance; they also wishit takes place in a hybrid way: partially face to face, partially distance learning.Keywords: Pedagogue. Pedagogical Adviser. Technologies. Professional Development.
id IFRS-1_e627fd66f9fe77c2f1315d5a6d0a6f98
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2165
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Formação continuada de pedagogos e suas necessidades formativas em tecnologias: entre ausências e insuficiências algumas perspectivasResumo: Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa exploratória qualitativa vinculada a um projeto de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná. Sua abordagem consistiu em um estudo de caso instrumental único. Foram participantes doze pedagogos atuantes como coordenadores pedagógicos em escolas públicas. Os instrumentos de produção de dados foram: um grupo de discussão fechado em uma rede social para localização e escolha dos participantes e um questionário em formulário eletrônico com registro do termo de livre consentimento esclarecido. A análise de dados estruturou-se por meio da associação das técnicas de análise de conteúdo e codificação em ciclos com base em Bardin (2009) e Saldaña (2013) utilizando como apoio o software de análise qualitativa de dados ATLAS.ti versão 7 para a geração das redes semânticas que substanciam a análise. A questão norteadora foi: o que necessitam os pedagogos que atuam como coordenadores pedagógicos como formação continuada em relação às tecnologias? Tendo como objetivo, elencar as necessidades de formação continuada dos pedagogos para a articulação das tecnologias na cultura da escola considerando os desafios da organização do trabalho pedagógico. Os resultados evidenciaram que os pedagogos atuantes como coordenadores pedagógicos, identificam as necessidades de articulação das tecnologias na escola, mas as formações continuadas ou são inexistentes ou insuficientes em relação à elas. Além disso, evidenciam que há necessidade de formação continuada no que se refere ao planejamento macro da escola e ao planejamento didático-metodológico para orientar os professores que estão sob sua orientação e revelam o desejo de que isso ocorra de forma híbrida: parte presencial, parte a distância.Palavras-chave: Pedagogo. Coordenação Pedagógica. Tecnologias. Formação Continuada.  PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF PEDAGOGUES: BETWEEN ABSENCES AND INSUFFICIENCIES, SOME PERSPECTIVES IN TECHNOLOGIES IN SCHOOLAbstract: This paper describes the results of a qualitative exploratory research linked to a doctoral project of the Graduate Program in Education of the Federal University of Paraná. Its approach consisted of a unique instrumental case study. Participants were twelve pedagogues acting as pedagogical coordinators in public schools. Instruments for data production were: a closed discussion group in a social network for localization and choice of participants and an electronic questionnaire with registration of informed consent. Analysis of data was structured through the association of the techniques of content analysis and coding in cycles based on Bardin (2009) and Saldaña (2013), using as support the qualitative data analysis software ATLAS.ti version 7 for the semantic networks which support the analysis. The key question was: what do pedagogues who act as pedagogical coordinators need to as continuing education in relation to technologies? In order to list the continuing education needs of pedagogues for technologies articulation within school culture, considering the challenges of the organization of pedagogical work. The results showed that pedagogues acting as pedagogical coordinators identify the needs regarding technologies articulation within school, but continued education on this subject is either nonexistent or insufficient. In addition, they show the need for continuous training in school macro-planning an in didactic-methodological planning so to help teachers under their guidance; they also wishit takes place in a hybrid way: partially face to face, partially distance learning.Keywords: Pedagogue. Pedagogical Adviser. Technologies. Professional Development.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/216510.35819/tear.v6.n1.a2165#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL2238-807910.35819/tear.v6.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2165/1557Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDÿck, Michele SimonianBrito, Glaucia da Silva2019-08-25T00:34:13Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2165Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:13Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de pedagogos e suas necessidades formativas em tecnologias: entre ausências e insuficiências algumas perspectivas
title Formação continuada de pedagogos e suas necessidades formativas em tecnologias: entre ausências e insuficiências algumas perspectivas
spellingShingle Formação continuada de pedagogos e suas necessidades formativas em tecnologias: entre ausências e insuficiências algumas perspectivas
Dÿck, Michele Simonian
title_short Formação continuada de pedagogos e suas necessidades formativas em tecnologias: entre ausências e insuficiências algumas perspectivas
title_full Formação continuada de pedagogos e suas necessidades formativas em tecnologias: entre ausências e insuficiências algumas perspectivas
title_fullStr Formação continuada de pedagogos e suas necessidades formativas em tecnologias: entre ausências e insuficiências algumas perspectivas
title_full_unstemmed Formação continuada de pedagogos e suas necessidades formativas em tecnologias: entre ausências e insuficiências algumas perspectivas
title_sort Formação continuada de pedagogos e suas necessidades formativas em tecnologias: entre ausências e insuficiências algumas perspectivas
author Dÿck, Michele Simonian
author_facet Dÿck, Michele Simonian
Brito, Glaucia da Silva
author_role author
author2 Brito, Glaucia da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dÿck, Michele Simonian
Brito, Glaucia da Silva
description Resumo: Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa exploratória qualitativa vinculada a um projeto de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná. Sua abordagem consistiu em um estudo de caso instrumental único. Foram participantes doze pedagogos atuantes como coordenadores pedagógicos em escolas públicas. Os instrumentos de produção de dados foram: um grupo de discussão fechado em uma rede social para localização e escolha dos participantes e um questionário em formulário eletrônico com registro do termo de livre consentimento esclarecido. A análise de dados estruturou-se por meio da associação das técnicas de análise de conteúdo e codificação em ciclos com base em Bardin (2009) e Saldaña (2013) utilizando como apoio o software de análise qualitativa de dados ATLAS.ti versão 7 para a geração das redes semânticas que substanciam a análise. A questão norteadora foi: o que necessitam os pedagogos que atuam como coordenadores pedagógicos como formação continuada em relação às tecnologias? Tendo como objetivo, elencar as necessidades de formação continuada dos pedagogos para a articulação das tecnologias na cultura da escola considerando os desafios da organização do trabalho pedagógico. Os resultados evidenciaram que os pedagogos atuantes como coordenadores pedagógicos, identificam as necessidades de articulação das tecnologias na escola, mas as formações continuadas ou são inexistentes ou insuficientes em relação à elas. Além disso, evidenciam que há necessidade de formação continuada no que se refere ao planejamento macro da escola e ao planejamento didático-metodológico para orientar os professores que estão sob sua orientação e revelam o desejo de que isso ocorra de forma híbrida: parte presencial, parte a distância.Palavras-chave: Pedagogo. Coordenação Pedagógica. Tecnologias. Formação Continuada.  PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF PEDAGOGUES: BETWEEN ABSENCES AND INSUFFICIENCIES, SOME PERSPECTIVES IN TECHNOLOGIES IN SCHOOLAbstract: This paper describes the results of a qualitative exploratory research linked to a doctoral project of the Graduate Program in Education of the Federal University of Paraná. Its approach consisted of a unique instrumental case study. Participants were twelve pedagogues acting as pedagogical coordinators in public schools. Instruments for data production were: a closed discussion group in a social network for localization and choice of participants and an electronic questionnaire with registration of informed consent. Analysis of data was structured through the association of the techniques of content analysis and coding in cycles based on Bardin (2009) and Saldaña (2013), using as support the qualitative data analysis software ATLAS.ti version 7 for the semantic networks which support the analysis. The key question was: what do pedagogues who act as pedagogical coordinators need to as continuing education in relation to technologies? In order to list the continuing education needs of pedagogues for technologies articulation within school culture, considering the challenges of the organization of pedagogical work. The results showed that pedagogues acting as pedagogical coordinators identify the needs regarding technologies articulation within school, but continued education on this subject is either nonexistent or insufficient. In addition, they show the need for continuous training in school macro-planning an in didactic-methodological planning so to help teachers under their guidance; they also wishit takes place in a hybrid way: partially face to face, partially distance learning.Keywords: Pedagogue. Pedagogical Adviser. Technologies. Professional Development.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2165
10.35819/tear.v6.n1.a2165
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2165
identifier_str_mv 10.35819/tear.v6.n1.a2165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2165/1557
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL
2238-8079
10.35819/tear.v6.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253918295687168