O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanfelice, Daniela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Meinerz, Andreia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2061
Resumo: Resumo: Apresentam-se reflexões a partir de um relato de experiência de projeto integrador que teve o teatro como ação pedagógica primordial. Objetiva-se incitar a discussão sobre a capacidade que o teatro-educac?a?o tem de promover o desenvolvimento integral do aluno, em suas múltiplas potenciais habilidades, bem como fomentar uma formação omnilateral, alicerçada nos princípios da politecnia, visando à integração entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia. Buscamos inspiração teórica em Paulo Freire, na Educação, e Augusto Boal, no Teatro, pois se tratam de autores que convergem para a reflexão dos sujeitos envolvidos sobre suas concepções de mundo, inclusive do mundo do trabalho. Ao propiciar uma formação humana, o teatro, como ferramenta pedagógica, convoca uma verdadeira práxis cuja ação e atuação no mundo pode ser transformadora e libertadora.Palavras-chave: Teatro-educação. Ensino Médio integrado. Ensino técnico e tecnológico. Multidisciplinaridade. THE DRAMA AS A PEDAGOGICAL AND INTEGRATIVE TOOL: AN EXPERIENCE AT IFRS CAMPUS OSÓRIO Abstract: This article presents reflections on an experience of integrative project that had the theater as the primordial pedagogical action. Our intention is to incite a discussion about the power of Theater-Education to promote the integral student development in all multiple potential abilities, as well to foment an omnilateral formation, grounded in the polytechnicalism that aims the integration between work, science, culture and technology. Our theoretical inspiration is Paulo Freire (in Education) and Augusto Boal (in Theater), authors that converge about the reflection of the involved subjects in their world conception, including the work universe. The theater as a pedagogical tool propitiates an human formation and summons everyone to a true  praxis, where the action and proceedings in the world could be transforming and liberating.Keywords: Theater and Education. Integrated High School. Technical and Technological Learning. Multidisciplinarity.
id IFRS-1_ed757046c0af89fe3d4ed018d00e9249
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2061
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus OsórioResumo: Apresentam-se reflexões a partir de um relato de experiência de projeto integrador que teve o teatro como ação pedagógica primordial. Objetiva-se incitar a discussão sobre a capacidade que o teatro-educac?a?o tem de promover o desenvolvimento integral do aluno, em suas múltiplas potenciais habilidades, bem como fomentar uma formação omnilateral, alicerçada nos princípios da politecnia, visando à integração entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia. Buscamos inspiração teórica em Paulo Freire, na Educação, e Augusto Boal, no Teatro, pois se tratam de autores que convergem para a reflexão dos sujeitos envolvidos sobre suas concepções de mundo, inclusive do mundo do trabalho. Ao propiciar uma formação humana, o teatro, como ferramenta pedagógica, convoca uma verdadeira práxis cuja ação e atuação no mundo pode ser transformadora e libertadora.Palavras-chave: Teatro-educação. Ensino Médio integrado. Ensino técnico e tecnológico. Multidisciplinaridade. THE DRAMA AS A PEDAGOGICAL AND INTEGRATIVE TOOL: AN EXPERIENCE AT IFRS CAMPUS OSÓRIO Abstract: This article presents reflections on an experience of integrative project that had the theater as the primordial pedagogical action. Our intention is to incite a discussion about the power of Theater-Education to promote the integral student development in all multiple potential abilities, as well to foment an omnilateral formation, grounded in the polytechnicalism that aims the integration between work, science, culture and technology. Our theoretical inspiration is Paulo Freire (in Education) and Augusto Boal (in Theater), authors that converge about the reflection of the involved subjects in their world conception, including the work universe. The theater as a pedagogical tool propitiates an human formation and summons everyone to a true  praxis, where the action and proceedings in the world could be transforming and liberating.Keywords: Theater and Education. Integrated High School. Technical and Technological Learning. Multidisciplinarity.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/206110.35819/tear.v6.n2.a2061#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE2238-807910.35819/tear.v6.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2061/1722Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSanfelice, DanielaMeinerz, Andreia2019-08-25T00:34:06Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2061Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:06Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório
title O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório
spellingShingle O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório
Sanfelice, Daniela
title_short O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório
title_full O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório
title_fullStr O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório
title_full_unstemmed O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório
title_sort O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório
author Sanfelice, Daniela
author_facet Sanfelice, Daniela
Meinerz, Andreia
author_role author
author2 Meinerz, Andreia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanfelice, Daniela
Meinerz, Andreia
description Resumo: Apresentam-se reflexões a partir de um relato de experiência de projeto integrador que teve o teatro como ação pedagógica primordial. Objetiva-se incitar a discussão sobre a capacidade que o teatro-educac?a?o tem de promover o desenvolvimento integral do aluno, em suas múltiplas potenciais habilidades, bem como fomentar uma formação omnilateral, alicerçada nos princípios da politecnia, visando à integração entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia. Buscamos inspiração teórica em Paulo Freire, na Educação, e Augusto Boal, no Teatro, pois se tratam de autores que convergem para a reflexão dos sujeitos envolvidos sobre suas concepções de mundo, inclusive do mundo do trabalho. Ao propiciar uma formação humana, o teatro, como ferramenta pedagógica, convoca uma verdadeira práxis cuja ação e atuação no mundo pode ser transformadora e libertadora.Palavras-chave: Teatro-educação. Ensino Médio integrado. Ensino técnico e tecnológico. Multidisciplinaridade. THE DRAMA AS A PEDAGOGICAL AND INTEGRATIVE TOOL: AN EXPERIENCE AT IFRS CAMPUS OSÓRIO Abstract: This article presents reflections on an experience of integrative project that had the theater as the primordial pedagogical action. Our intention is to incite a discussion about the power of Theater-Education to promote the integral student development in all multiple potential abilities, as well to foment an omnilateral formation, grounded in the polytechnicalism that aims the integration between work, science, culture and technology. Our theoretical inspiration is Paulo Freire (in Education) and Augusto Boal (in Theater), authors that converge about the reflection of the involved subjects in their world conception, including the work universe. The theater as a pedagogical tool propitiates an human formation and summons everyone to a true  praxis, where the action and proceedings in the world could be transforming and liberating.Keywords: Theater and Education. Integrated High School. Technical and Technological Learning. Multidisciplinarity.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2061
10.35819/tear.v6.n2.a2061
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2061
identifier_str_mv 10.35819/tear.v6.n2.a2061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2061/1722
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
2238-8079
10.35819/tear.v6.n2
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951574479831040