O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2061 |
Resumo: | Resumo: Apresentam-se reflexões a partir de um relato de experiência de projeto integrador que teve o teatro como ação pedagógica primordial. Objetiva-se incitar a discussão sobre a capacidade que o teatro-educac?a?o tem de promover o desenvolvimento integral do aluno, em suas múltiplas potenciais habilidades, bem como fomentar uma formação omnilateral, alicerçada nos princípios da politecnia, visando à integração entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia. Buscamos inspiração teórica em Paulo Freire, na Educação, e Augusto Boal, no Teatro, pois se tratam de autores que convergem para a reflexão dos sujeitos envolvidos sobre suas concepções de mundo, inclusive do mundo do trabalho. Ao propiciar uma formação humana, o teatro, como ferramenta pedagógica, convoca uma verdadeira práxis cuja ação e atuação no mundo pode ser transformadora e libertadora.Palavras-chave: Teatro-educação. Ensino Médio integrado. Ensino técnico e tecnológico. Multidisciplinaridade. THE DRAMA AS A PEDAGOGICAL AND INTEGRATIVE TOOL: AN EXPERIENCE AT IFRS CAMPUS OSÓRIO Abstract: This article presents reflections on an experience of integrative project that had the theater as the primordial pedagogical action. Our intention is to incite a discussion about the power of Theater-Education to promote the integral student development in all multiple potential abilities, as well to foment an omnilateral formation, grounded in the polytechnicalism that aims the integration between work, science, culture and technology. Our theoretical inspiration is Paulo Freire (in Education) and Augusto Boal (in Theater), authors that converge about the reflection of the involved subjects in their world conception, including the work universe. The theater as a pedagogical tool propitiates an human formation and summons everyone to a true praxis, where the action and proceedings in the world could be transforming and liberating.Keywords: Theater and Education. Integrated High School. Technical and Technological Learning. Multidisciplinarity. |
id |
IFRS-1_ed757046c0af89fe3d4ed018d00e9249 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2061 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus OsórioResumo: Apresentam-se reflexões a partir de um relato de experiência de projeto integrador que teve o teatro como ação pedagógica primordial. Objetiva-se incitar a discussão sobre a capacidade que o teatro-educac?a?o tem de promover o desenvolvimento integral do aluno, em suas múltiplas potenciais habilidades, bem como fomentar uma formação omnilateral, alicerçada nos princípios da politecnia, visando à integração entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia. Buscamos inspiração teórica em Paulo Freire, na Educação, e Augusto Boal, no Teatro, pois se tratam de autores que convergem para a reflexão dos sujeitos envolvidos sobre suas concepções de mundo, inclusive do mundo do trabalho. Ao propiciar uma formação humana, o teatro, como ferramenta pedagógica, convoca uma verdadeira práxis cuja ação e atuação no mundo pode ser transformadora e libertadora.Palavras-chave: Teatro-educação. Ensino Médio integrado. Ensino técnico e tecnológico. Multidisciplinaridade. THE DRAMA AS A PEDAGOGICAL AND INTEGRATIVE TOOL: AN EXPERIENCE AT IFRS CAMPUS OSÓRIO Abstract: This article presents reflections on an experience of integrative project that had the theater as the primordial pedagogical action. Our intention is to incite a discussion about the power of Theater-Education to promote the integral student development in all multiple potential abilities, as well to foment an omnilateral formation, grounded in the polytechnicalism that aims the integration between work, science, culture and technology. Our theoretical inspiration is Paulo Freire (in Education) and Augusto Boal (in Theater), authors that converge about the reflection of the involved subjects in their world conception, including the work universe. The theater as a pedagogical tool propitiates an human formation and summons everyone to a true praxis, where the action and proceedings in the world could be transforming and liberating.Keywords: Theater and Education. Integrated High School. Technical and Technological Learning. Multidisciplinarity.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/206110.35819/tear.v6.n2.a2061#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE2238-807910.35819/tear.v6.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2061/1722Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSanfelice, DanielaMeinerz, Andreia2019-08-25T00:34:06Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2061Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:34:06Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório |
title |
O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório |
spellingShingle |
O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório Sanfelice, Daniela |
title_short |
O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório |
title_full |
O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório |
title_fullStr |
O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório |
title_full_unstemmed |
O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório |
title_sort |
O teatro como ferramenta pedagógica no ensino técnico integrado ao médio: uma experiência no IFRS Campus Osório |
author |
Sanfelice, Daniela |
author_facet |
Sanfelice, Daniela Meinerz, Andreia |
author_role |
author |
author2 |
Meinerz, Andreia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanfelice, Daniela Meinerz, Andreia |
description |
Resumo: Apresentam-se reflexões a partir de um relato de experiência de projeto integrador que teve o teatro como ação pedagógica primordial. Objetiva-se incitar a discussão sobre a capacidade que o teatro-educac?a?o tem de promover o desenvolvimento integral do aluno, em suas múltiplas potenciais habilidades, bem como fomentar uma formação omnilateral, alicerçada nos princípios da politecnia, visando à integração entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia. Buscamos inspiração teórica em Paulo Freire, na Educação, e Augusto Boal, no Teatro, pois se tratam de autores que convergem para a reflexão dos sujeitos envolvidos sobre suas concepções de mundo, inclusive do mundo do trabalho. Ao propiciar uma formação humana, o teatro, como ferramenta pedagógica, convoca uma verdadeira práxis cuja ação e atuação no mundo pode ser transformadora e libertadora.Palavras-chave: Teatro-educação. Ensino Médio integrado. Ensino técnico e tecnológico. Multidisciplinaridade. THE DRAMA AS A PEDAGOGICAL AND INTEGRATIVE TOOL: AN EXPERIENCE AT IFRS CAMPUS OSÓRIO Abstract: This article presents reflections on an experience of integrative project that had the theater as the primordial pedagogical action. Our intention is to incite a discussion about the power of Theater-Education to promote the integral student development in all multiple potential abilities, as well to foment an omnilateral formation, grounded in the polytechnicalism that aims the integration between work, science, culture and technology. Our theoretical inspiration is Paulo Freire (in Education) and Augusto Boal (in Theater), authors that converge about the reflection of the involved subjects in their world conception, including the work universe. The theater as a pedagogical tool propitiates an human formation and summons everyone to a true praxis, where the action and proceedings in the world could be transforming and liberating.Keywords: Theater and Education. Integrated High School. Technical and Technological Learning. Multidisciplinarity. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2061 10.35819/tear.v6.n2.a2061 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2061 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v6.n2.a2061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2061/1722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 6 No. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 6 Núm. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 2 (2017): EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE 2238-8079 10.35819/tear.v6.n2 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951574479831040 |