Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1789 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho investiga o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica, tomando como estudo de caso a leitura no Câmpus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para isso, são utilizados dados divulgados pelo Instituto Pró-Livro, em 2011, sobre a leitura no Brasil e obtidos por meio de pesquisa realizada em 2012 pelo projeto Leitura em Rede (IFRS; PROBITI/FAPERGS). Como resultado, são analisadas relações entre leitura, tecnologias e educação, bem como desafios existentes no Brasil contemporâneo com relação à formação de leitores. Palavras-chave: Leitura. Tecnologias. Educação. Formação de leitores. READING, TECNOLOGIES AND EDUCATION: A CASE ABOUT THE READER PROFILE IN THE CONTEXT OF THE VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION IN BRAZIL Abstract: This paper analyzes the reader profile in the context of the vocational and technological education by taking as a case the reading at the Canoas Campus of the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS). Therefore, some data published by the Pró-Livro Institute (2011) are used as well as the information given by the research taken in 2012 related to the project Networks of Reading (IFRS; PROBITI/FAPERGS). As a result, the connections between reading, technologies and education are established and the challenges of the reader development in the contemporary Brazil are analyzed. Keywords: Reading. Technologies. Education. Reader development. |
id |
IFRS-1_ff638ef43dd0529a8362299da69ad82f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1789 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no BrasilResumo: Este trabalho investiga o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica, tomando como estudo de caso a leitura no Câmpus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para isso, são utilizados dados divulgados pelo Instituto Pró-Livro, em 2011, sobre a leitura no Brasil e obtidos por meio de pesquisa realizada em 2012 pelo projeto Leitura em Rede (IFRS; PROBITI/FAPERGS). Como resultado, são analisadas relações entre leitura, tecnologias e educação, bem como desafios existentes no Brasil contemporâneo com relação à formação de leitores. Palavras-chave: Leitura. Tecnologias. Educação. Formação de leitores. READING, TECNOLOGIES AND EDUCATION: A CASE ABOUT THE READER PROFILE IN THE CONTEXT OF THE VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION IN BRAZIL Abstract: This paper analyzes the reader profile in the context of the vocational and technological education by taking as a case the reading at the Canoas Campus of the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS). Therefore, some data published by the Pró-Livro Institute (2011) are used as well as the information given by the research taken in 2012 related to the project Networks of Reading (IFRS; PROBITI/FAPERGS). As a result, the connections between reading, technologies and education are established and the challenges of the reader development in the contemporary Brazil are analyzed. Keywords: Reading. Technologies. Education. Reader development. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2013-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/178910.35819/tear.v2.n1.a1789#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v2.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1789/1408Melo, Cimara Valim deBertagnolli, Silvia de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:17Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1789Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:17Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil |
title |
Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil |
spellingShingle |
Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil Melo, Cimara Valim de |
title_short |
Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil |
title_full |
Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil |
title_fullStr |
Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil |
title_full_unstemmed |
Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil |
title_sort |
Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil |
author |
Melo, Cimara Valim de |
author_facet |
Melo, Cimara Valim de Bertagnolli, Silvia de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Bertagnolli, Silvia de Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Cimara Valim de Bertagnolli, Silvia de Castro |
description |
Resumo: Este trabalho investiga o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica, tomando como estudo de caso a leitura no Câmpus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para isso, são utilizados dados divulgados pelo Instituto Pró-Livro, em 2011, sobre a leitura no Brasil e obtidos por meio de pesquisa realizada em 2012 pelo projeto Leitura em Rede (IFRS; PROBITI/FAPERGS). Como resultado, são analisadas relações entre leitura, tecnologias e educação, bem como desafios existentes no Brasil contemporâneo com relação à formação de leitores. Palavras-chave: Leitura. Tecnologias. Educação. Formação de leitores. READING, TECNOLOGIES AND EDUCATION: A CASE ABOUT THE READER PROFILE IN THE CONTEXT OF THE VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION IN BRAZIL Abstract: This paper analyzes the reader profile in the context of the vocational and technological education by taking as a case the reading at the Canoas Campus of the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS). Therefore, some data published by the Pró-Livro Institute (2011) are used as well as the information given by the research taken in 2012 related to the project Networks of Reading (IFRS; PROBITI/FAPERGS). As a result, the connections between reading, technologies and education are established and the challenges of the reader development in the contemporary Brazil are analyzed. Keywords: Reading. Technologies. Education. Reader development. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1789 10.35819/tear.v2.n1.a1789 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1789 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v2.n1.a1789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1789/1408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO 2238-8079 10.35819/tear.v2.n1 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1814253917043687424 |