Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Cimara Valim de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bertagnolli, Silvia de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1789
Resumo: Resumo: Este trabalho investiga o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica, tomando como estudo de caso a leitura no Câmpus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para isso, são utilizados dados divulgados pelo Instituto Pró-Livro, em 2011, sobre a leitura no Brasil e obtidos por meio de pesquisa realizada em 2012 pelo projeto Leitura em Rede (IFRS; PROBITI/FAPERGS).  Como resultado, são analisadas relações entre leitura, tecnologias e educação, bem como desafios existentes no Brasil contemporâneo com relação à formação de leitores. Palavras-chave: Leitura. Tecnologias. Educação. Formação de leitores. READING, TECNOLOGIES AND EDUCATION: A CASE ABOUT THE READER PROFILE IN THE CONTEXT OF THE VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION IN BRAZIL Abstract: This paper analyzes the reader profile in the context of the vocational and technological education by taking as a case the reading at the Canoas Campus of the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS).  Therefore, some data published by the Pró-Livro Institute (2011) are used as well as the information given by the research taken in 2012 related to the project Networks of Reading (IFRS; PROBITI/FAPERGS). As a result, the connections between reading, technologies and education are established and the challenges of the reader development in the contemporary Brazil are analyzed. Keywords: Reading. Technologies. Education. Reader development.  
id IFRS-1_ff638ef43dd0529a8362299da69ad82f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1789
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no BrasilResumo: Este trabalho investiga o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica, tomando como estudo de caso a leitura no Câmpus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para isso, são utilizados dados divulgados pelo Instituto Pró-Livro, em 2011, sobre a leitura no Brasil e obtidos por meio de pesquisa realizada em 2012 pelo projeto Leitura em Rede (IFRS; PROBITI/FAPERGS).  Como resultado, são analisadas relações entre leitura, tecnologias e educação, bem como desafios existentes no Brasil contemporâneo com relação à formação de leitores. Palavras-chave: Leitura. Tecnologias. Educação. Formação de leitores. READING, TECNOLOGIES AND EDUCATION: A CASE ABOUT THE READER PROFILE IN THE CONTEXT OF THE VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION IN BRAZIL Abstract: This paper analyzes the reader profile in the context of the vocational and technological education by taking as a case the reading at the Canoas Campus of the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS).  Therefore, some data published by the Pró-Livro Institute (2011) are used as well as the information given by the research taken in 2012 related to the project Networks of Reading (IFRS; PROBITI/FAPERGS). As a result, the connections between reading, technologies and education are established and the challenges of the reader development in the contemporary Brazil are analyzed. Keywords: Reading. Technologies. Education. Reader development.  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2013-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelo paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/178910.35819/tear.v2.n1.a1789#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO2238-807910.35819/tear.v2.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1789/1408Melo, Cimara Valim deBertagnolli, Silvia de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:17Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1789Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:17Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil
title Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil
spellingShingle Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil
Melo, Cimara Valim de
title_short Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil
title_full Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil
title_fullStr Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil
title_full_unstemmed Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil
title_sort Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil
author Melo, Cimara Valim de
author_facet Melo, Cimara Valim de
Bertagnolli, Silvia de Castro
author_role author
author2 Bertagnolli, Silvia de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Cimara Valim de
Bertagnolli, Silvia de Castro
description Resumo: Este trabalho investiga o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica, tomando como estudo de caso a leitura no Câmpus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para isso, são utilizados dados divulgados pelo Instituto Pró-Livro, em 2011, sobre a leitura no Brasil e obtidos por meio de pesquisa realizada em 2012 pelo projeto Leitura em Rede (IFRS; PROBITI/FAPERGS).  Como resultado, são analisadas relações entre leitura, tecnologias e educação, bem como desafios existentes no Brasil contemporâneo com relação à formação de leitores. Palavras-chave: Leitura. Tecnologias. Educação. Formação de leitores. READING, TECNOLOGIES AND EDUCATION: A CASE ABOUT THE READER PROFILE IN THE CONTEXT OF THE VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION IN BRAZIL Abstract: This paper analyzes the reader profile in the context of the vocational and technological education by taking as a case the reading at the Canoas Campus of the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS).  Therefore, some data published by the Pró-Livro Institute (2011) are used as well as the information given by the research taken in 2012 related to the project Networks of Reading (IFRS; PROBITI/FAPERGS). As a result, the connections between reading, technologies and education are established and the challenges of the reader development in the contemporary Brazil are analyzed. Keywords: Reading. Technologies. Education. Reader development.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1789
10.35819/tear.v2.n1.a1789
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1789
identifier_str_mv 10.35819/tear.v2.n1.a1789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1789/1408
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 2 No. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 2 Núm. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 2 n. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO
2238-8079
10.35819/tear.v2.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253917043687424