A importância da leitura na educação profissional através da tecnologia digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200626 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo discutir a importância do desenvolvimento da leitura profissional pelo aluno do Ensino Técnico de Contabilidade, através das Tecnologias Digitais (TD). Entende-se que a leitura tem papel fundamental na construção do futuro profissional, já que exige um constante aprendizado e manutenção da coerência informativa e linguística da área de formação. Portanto, este estudo teve como finalidade auxiliar os alunos na construção do hábito da leitura com relação à formação profissional, utilizando como recursos as Tecnologias Digitais. Sendo assim, a metodologia aplicada foi realizada com base na análise do conteúdo, a fim de estabelecer a relação entre os dados coletados, por meio de um questionário, com professores, funcionários e alunos, com questões abertas e outras fechadas. O público-alvo foi formado por alunos do 3º ano do curso Técnico em Contabilidade, em uma Escola Técnica no Rio Grande do Sul, mediante o projeto intitulado A Importância da Leitura na Educação Profissional Através da Tecnologia Digital (TD) durante o ano 2018, nas disciplinas de prática de escritório e informática aplicada. Durante o projeto, os recursos utilizados foram: computadores da biblioteca escolar, livros, tabletes, smartphones e internet. As atividades do projeto tiveram como propósito a construção de cenários para ser apresentado um telejornal contábil, em que os alunos utilizaram jornais, tintas para pinturas, fitas adesivas, cola e fotos. Para isso a coleta dos dados foi realizada com os alunos, professores e funcionários, durante o projeto e a análise foi organizada por meio de conteúdo, a partir dos seguintes indicadores: Qual a importância da leitura para área profissional. Em sua visão, os recursos digitais auxiliam o aluno para leitura profissional? Quais os benefícios que o projeto trouxe para leitura? Com resultados percebeu-se que o projeto auxiliou os alunos na busca pelo aperfeiçoamento profissional em textos informativos sobre a área contábil em que foram usadas as tecnologias digitais. |
id |
UFRGS-2_39497b26232e90bbf874dd8cc068b61a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200626 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cunha, Inácia Martins Durval daSilva, Kétia Kellen Araújo da2019-10-12T03:54:08Z2018http://hdl.handle.net/10183/200626001103269O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo discutir a importância do desenvolvimento da leitura profissional pelo aluno do Ensino Técnico de Contabilidade, através das Tecnologias Digitais (TD). Entende-se que a leitura tem papel fundamental na construção do futuro profissional, já que exige um constante aprendizado e manutenção da coerência informativa e linguística da área de formação. Portanto, este estudo teve como finalidade auxiliar os alunos na construção do hábito da leitura com relação à formação profissional, utilizando como recursos as Tecnologias Digitais. Sendo assim, a metodologia aplicada foi realizada com base na análise do conteúdo, a fim de estabelecer a relação entre os dados coletados, por meio de um questionário, com professores, funcionários e alunos, com questões abertas e outras fechadas. O público-alvo foi formado por alunos do 3º ano do curso Técnico em Contabilidade, em uma Escola Técnica no Rio Grande do Sul, mediante o projeto intitulado A Importância da Leitura na Educação Profissional Através da Tecnologia Digital (TD) durante o ano 2018, nas disciplinas de prática de escritório e informática aplicada. Durante o projeto, os recursos utilizados foram: computadores da biblioteca escolar, livros, tabletes, smartphones e internet. As atividades do projeto tiveram como propósito a construção de cenários para ser apresentado um telejornal contábil, em que os alunos utilizaram jornais, tintas para pinturas, fitas adesivas, cola e fotos. Para isso a coleta dos dados foi realizada com os alunos, professores e funcionários, durante o projeto e a análise foi organizada por meio de conteúdo, a partir dos seguintes indicadores: Qual a importância da leitura para área profissional. Em sua visão, os recursos digitais auxiliam o aluno para leitura profissional? Quais os benefícios que o projeto trouxe para leitura? Com resultados percebeu-se que o projeto auxiliou os alunos na busca pelo aperfeiçoamento profissional em textos informativos sobre a área contábil em que foram usadas as tecnologias digitais.The present Work of Conclusion of Course (TCC) has as objective discusses the importance of the development of the professional reading for the pupil of the Technical Teaching of Accounting, through the Digital Technologies (TD). It understands that the reading has basic paper in the construction of the professional future, since it demands a constant apprenticeship and maintenance of the informative and linguistic coherence of the area of formation. So, this study took the pupils as an auxiliary finality in the construction of the habit of the reading regarding the professional formation, using like resources the Digital Technologies. Being so, the hard-working methodology was carried out on basis of the analysis of the content, in order to establish the relation between the collected data, through a questionnaire, with teachers, officials and pupils, with open questions and different shut. The target audience was formed for pupils of the 3rd year of the Technical course in Accounting, in a Technical School in Rio Grande do Sul, by means of the entitled project A Importance of the Reading in the Professional Education Through the Digital Technology (TD) during the 2018 year, in the disciplines of practice of office and hard-working computer science. During the project, the used resources were: computers of the school library, books, bars, smartphones and Internet. The activities of the project took the sceneries construction as a purpose in order that there was presented an accounting television news, in which the pupils used newspapers, paints for paintings, adhesive strips, glue and photos. For that the collection of the data was carried out with the pupils, teachers and officials, during the project and the analysis was organized through content, from the next indicators: Which the importance of the reading for professional area. In his vision, do the digital resources help the pupil for professional reading? Which the benefits that did the project bring to reading? With results it was seen that the project helped the pupils in the search for the professional improvement in informative texts on the accounting area in which the digital technologies were used.application/pdfporLeituraTecnologia digitalEducação profissionalRepositório digitalReadingDigital TechnologyProfessional EducationA importância da leitura na educação profissional através da tecnologia digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103269.pdf.txt001103269.pdf.txtExtracted Texttext/plain75037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200626/2/001103269.pdf.txtb485014ccec91a24b960a3e0cb4ee921MD52ORIGINAL001103269.pdfTexto completoapplication/pdf823362http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200626/1/001103269.pdf07c7a6977cbbeeb4e101855b2d35a91bMD5110183/2006262019-10-13 03:50:40.913133oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200626Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-10-13T06:50:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da leitura na educação profissional através da tecnologia digital |
title |
A importância da leitura na educação profissional através da tecnologia digital |
spellingShingle |
A importância da leitura na educação profissional através da tecnologia digital Cunha, Inácia Martins Durval da Leitura Tecnologia digital Educação profissional Repositório digital Reading Digital Technology Professional Education |
title_short |
A importância da leitura na educação profissional através da tecnologia digital |
title_full |
A importância da leitura na educação profissional através da tecnologia digital |
title_fullStr |
A importância da leitura na educação profissional através da tecnologia digital |
title_full_unstemmed |
A importância da leitura na educação profissional através da tecnologia digital |
title_sort |
A importância da leitura na educação profissional através da tecnologia digital |
author |
Cunha, Inácia Martins Durval da |
author_facet |
Cunha, Inácia Martins Durval da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Inácia Martins Durval da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Kétia Kellen Araújo da |
contributor_str_mv |
Silva, Kétia Kellen Araújo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Tecnologia digital Educação profissional Repositório digital |
topic |
Leitura Tecnologia digital Educação profissional Repositório digital Reading Digital Technology Professional Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Digital Technology Professional Education |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo discutir a importância do desenvolvimento da leitura profissional pelo aluno do Ensino Técnico de Contabilidade, através das Tecnologias Digitais (TD). Entende-se que a leitura tem papel fundamental na construção do futuro profissional, já que exige um constante aprendizado e manutenção da coerência informativa e linguística da área de formação. Portanto, este estudo teve como finalidade auxiliar os alunos na construção do hábito da leitura com relação à formação profissional, utilizando como recursos as Tecnologias Digitais. Sendo assim, a metodologia aplicada foi realizada com base na análise do conteúdo, a fim de estabelecer a relação entre os dados coletados, por meio de um questionário, com professores, funcionários e alunos, com questões abertas e outras fechadas. O público-alvo foi formado por alunos do 3º ano do curso Técnico em Contabilidade, em uma Escola Técnica no Rio Grande do Sul, mediante o projeto intitulado A Importância da Leitura na Educação Profissional Através da Tecnologia Digital (TD) durante o ano 2018, nas disciplinas de prática de escritório e informática aplicada. Durante o projeto, os recursos utilizados foram: computadores da biblioteca escolar, livros, tabletes, smartphones e internet. As atividades do projeto tiveram como propósito a construção de cenários para ser apresentado um telejornal contábil, em que os alunos utilizaram jornais, tintas para pinturas, fitas adesivas, cola e fotos. Para isso a coleta dos dados foi realizada com os alunos, professores e funcionários, durante o projeto e a análise foi organizada por meio de conteúdo, a partir dos seguintes indicadores: Qual a importância da leitura para área profissional. Em sua visão, os recursos digitais auxiliam o aluno para leitura profissional? Quais os benefícios que o projeto trouxe para leitura? Com resultados percebeu-se que o projeto auxiliou os alunos na busca pelo aperfeiçoamento profissional em textos informativos sobre a área contábil em que foram usadas as tecnologias digitais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-12T03:54:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/200626 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001103269 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/200626 |
identifier_str_mv |
001103269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200626/2/001103269.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200626/1/001103269.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b485014ccec91a24b960a3e0cb4ee921 07c7a6977cbbeeb4e101855b2d35a91b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724675674865664 |