Por que apenas 5 poliedros de Platão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Leila Inês Pagliarini
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rheinheimer, Juliana Mercedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1254
Resumo: Este trabalho baseia-se no relato de uma experiência realizada com alunos do terceiro ano em uma escola do município de Canoas, tendo como foco o estudo dos poliedros de Platão. O objetivo é fazer o estudo de todas as possibilidades de construção de poliedros regulares. Em cada possibilidade definiu-se o padrão, trabalhando ângulos de polígonos regulares, quantidade de arestas, faces e vértices. Aliada a arte à matemática, foram construídos com origamis os cinco Poliedros de Platão.
id IFRS-2_1f366c758a46560e15096aecfa04678a
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1254
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Por que apenas 5 poliedros de Platão?Material ConcretoEnsino de MatemáticaGeometria EspacialSólidos RegularesEste trabalho baseia-se no relato de uma experiência realizada com alunos do terceiro ano em uma escola do município de Canoas, tendo como foco o estudo dos poliedros de Platão. O objetivo é fazer o estudo de todas as possibilidades de construção de poliedros regulares. Em cada possibilidade definiu-se o padrão, trabalhando ângulos de polígonos regulares, quantidade de arestas, faces e vértices. Aliada a arte à matemática, foram construídos com origamis os cinco Poliedros de Platão.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/125410.35819/remat2015v1i2id1254REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 198-205REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 198-205REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 198-2052447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1254/1088Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Leila Inês PagliariniRheinheimer, Juliana Mercedes2023-11-17T18:42:41Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1254Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T18:42:41Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Por que apenas 5 poliedros de Platão?
title Por que apenas 5 poliedros de Platão?
spellingShingle Por que apenas 5 poliedros de Platão?
Mello, Leila Inês Pagliarini
Material Concreto
Ensino de Matemática
Geometria Espacial
Sólidos Regulares
title_short Por que apenas 5 poliedros de Platão?
title_full Por que apenas 5 poliedros de Platão?
title_fullStr Por que apenas 5 poliedros de Platão?
title_full_unstemmed Por que apenas 5 poliedros de Platão?
title_sort Por que apenas 5 poliedros de Platão?
author Mello, Leila Inês Pagliarini
author_facet Mello, Leila Inês Pagliarini
Rheinheimer, Juliana Mercedes
author_role author
author2 Rheinheimer, Juliana Mercedes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Leila Inês Pagliarini
Rheinheimer, Juliana Mercedes
dc.subject.por.fl_str_mv Material Concreto
Ensino de Matemática
Geometria Espacial
Sólidos Regulares
topic Material Concreto
Ensino de Matemática
Geometria Espacial
Sólidos Regulares
description Este trabalho baseia-se no relato de uma experiência realizada com alunos do terceiro ano em uma escola do município de Canoas, tendo como foco o estudo dos poliedros de Platão. O objetivo é fazer o estudo de todas as possibilidades de construção de poliedros regulares. Em cada possibilidade definiu-se o padrão, trabalhando ângulos de polígonos regulares, quantidade de arestas, faces e vértices. Aliada a arte à matemática, foram construídos com origamis os cinco Poliedros de Platão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1254
10.35819/remat2015v1i2id1254
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1254
identifier_str_mv 10.35819/remat2015v1i2id1254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1254/1088
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 198-205
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 198-205
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 198-205
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705120661504