Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Rayane da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moreira, Joseph Costa, Paula, Marcos Barros de, Miranda, Paula Reis de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3406
Resumo: A inclusão tem sido um desafio enfrentado constantemente pelas instituições de ensino e, em 2015, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba viu-se diante desse desafio, ao receber um estudante cego no curso Superior de Bacharelado em Administração. Neste trabalho, descrevem-se alguns dos caminhos trilhados em 2018 para o ensino de temas abordados pela disciplina de Estatística e Probabilidade a esse estudante cego, bem como as possibilidades trazidas por esse processo. São apresentadas sequências didáticas e alguns materiais elaborados para o ensino de Somatório, Rol, Frequência e Medidas de Posição a partir de situações da área de formação de um administrador. Com o trabalho conclui-se que, com o auxílio de materiais adaptados e tácteis, o processo de ensino-aprendizagem de estatística por estudantes cegos e videntes pode ultrapassar as barreiras da exclusão e alcançar resultados além dos esperados.
id IFRS-2_3f3cf15da29531a3eb089653f22d0571
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3406
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cegoEnsino de EstatísticaEnsino SuperiorInclusãoMateriais AdaptadosSequência DidáticaA inclusão tem sido um desafio enfrentado constantemente pelas instituições de ensino e, em 2015, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba viu-se diante desse desafio, ao receber um estudante cego no curso Superior de Bacharelado em Administração. Neste trabalho, descrevem-se alguns dos caminhos trilhados em 2018 para o ensino de temas abordados pela disciplina de Estatística e Probabilidade a esse estudante cego, bem como as possibilidades trazidas por esse processo. São apresentadas sequências didáticas e alguns materiais elaborados para o ensino de Somatório, Rol, Frequência e Medidas de Posição a partir de situações da área de formação de um administrador. Com o trabalho conclui-se que, com o auxílio de materiais adaptados e tácteis, o processo de ensino-aprendizagem de estatística por estudantes cegos e videntes pode ultrapassar as barreiras da exclusão e alcançar resultados além dos esperados.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/340610.35819/remat2019v5i2id3406REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 56-71REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 56-71REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 56-712447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3406/2294Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Rayane da SilvaMoreira, Joseph CostaPaula, Marcos Barros deMiranda, Paula Reis de2022-12-28T16:03:18Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3406Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T16:03:18Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego
title Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego
spellingShingle Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego
Dias, Rayane da Silva
Ensino de Estatística
Ensino Superior
Inclusão
Materiais Adaptados
Sequência Didática
title_short Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego
title_full Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego
title_fullStr Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego
title_full_unstemmed Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego
title_sort Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego
author Dias, Rayane da Silva
author_facet Dias, Rayane da Silva
Moreira, Joseph Costa
Paula, Marcos Barros de
Miranda, Paula Reis de
author_role author
author2 Moreira, Joseph Costa
Paula, Marcos Barros de
Miranda, Paula Reis de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Rayane da Silva
Moreira, Joseph Costa
Paula, Marcos Barros de
Miranda, Paula Reis de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Estatística
Ensino Superior
Inclusão
Materiais Adaptados
Sequência Didática
topic Ensino de Estatística
Ensino Superior
Inclusão
Materiais Adaptados
Sequência Didática
description A inclusão tem sido um desafio enfrentado constantemente pelas instituições de ensino e, em 2015, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba viu-se diante desse desafio, ao receber um estudante cego no curso Superior de Bacharelado em Administração. Neste trabalho, descrevem-se alguns dos caminhos trilhados em 2018 para o ensino de temas abordados pela disciplina de Estatística e Probabilidade a esse estudante cego, bem como as possibilidades trazidas por esse processo. São apresentadas sequências didáticas e alguns materiais elaborados para o ensino de Somatório, Rol, Frequência e Medidas de Posição a partir de situações da área de formação de um administrador. Com o trabalho conclui-se que, com o auxílio de materiais adaptados e tácteis, o processo de ensino-aprendizagem de estatística por estudantes cegos e videntes pode ultrapassar as barreiras da exclusão e alcançar resultados além dos esperados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3406
10.35819/remat2019v5i2id3406
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3406
identifier_str_mv 10.35819/remat2019v5i2id3406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3406/2294
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 56-71
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 56-71
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 56-71
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705611395072