Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3406 |
Resumo: | A inclusão tem sido um desafio enfrentado constantemente pelas instituições de ensino e, em 2015, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba viu-se diante desse desafio, ao receber um estudante cego no curso Superior de Bacharelado em Administração. Neste trabalho, descrevem-se alguns dos caminhos trilhados em 2018 para o ensino de temas abordados pela disciplina de Estatística e Probabilidade a esse estudante cego, bem como as possibilidades trazidas por esse processo. São apresentadas sequências didáticas e alguns materiais elaborados para o ensino de Somatório, Rol, Frequência e Medidas de Posição a partir de situações da área de formação de um administrador. Com o trabalho conclui-se que, com o auxílio de materiais adaptados e tácteis, o processo de ensino-aprendizagem de estatística por estudantes cegos e videntes pode ultrapassar as barreiras da exclusão e alcançar resultados além dos esperados. |
id |
IFRS-2_3f3cf15da29531a3eb089653f22d0571 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3406 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cegoEnsino de EstatísticaEnsino SuperiorInclusãoMateriais AdaptadosSequência DidáticaA inclusão tem sido um desafio enfrentado constantemente pelas instituições de ensino e, em 2015, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba viu-se diante desse desafio, ao receber um estudante cego no curso Superior de Bacharelado em Administração. Neste trabalho, descrevem-se alguns dos caminhos trilhados em 2018 para o ensino de temas abordados pela disciplina de Estatística e Probabilidade a esse estudante cego, bem como as possibilidades trazidas por esse processo. São apresentadas sequências didáticas e alguns materiais elaborados para o ensino de Somatório, Rol, Frequência e Medidas de Posição a partir de situações da área de formação de um administrador. Com o trabalho conclui-se que, com o auxílio de materiais adaptados e tácteis, o processo de ensino-aprendizagem de estatística por estudantes cegos e videntes pode ultrapassar as barreiras da exclusão e alcançar resultados além dos esperados.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/340610.35819/remat2019v5i2id3406REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 56-71REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 56-71REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 56-712447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3406/2294Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Rayane da SilvaMoreira, Joseph CostaPaula, Marcos Barros deMiranda, Paula Reis de2022-12-28T16:03:18Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3406Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T16:03:18Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego |
title |
Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego |
spellingShingle |
Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego Dias, Rayane da Silva Ensino de Estatística Ensino Superior Inclusão Materiais Adaptados Sequência Didática |
title_short |
Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego |
title_full |
Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego |
title_fullStr |
Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego |
title_full_unstemmed |
Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego |
title_sort |
Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego |
author |
Dias, Rayane da Silva |
author_facet |
Dias, Rayane da Silva Moreira, Joseph Costa Paula, Marcos Barros de Miranda, Paula Reis de |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Joseph Costa Paula, Marcos Barros de Miranda, Paula Reis de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Rayane da Silva Moreira, Joseph Costa Paula, Marcos Barros de Miranda, Paula Reis de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Estatística Ensino Superior Inclusão Materiais Adaptados Sequência Didática |
topic |
Ensino de Estatística Ensino Superior Inclusão Materiais Adaptados Sequência Didática |
description |
A inclusão tem sido um desafio enfrentado constantemente pelas instituições de ensino e, em 2015, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba viu-se diante desse desafio, ao receber um estudante cego no curso Superior de Bacharelado em Administração. Neste trabalho, descrevem-se alguns dos caminhos trilhados em 2018 para o ensino de temas abordados pela disciplina de Estatística e Probabilidade a esse estudante cego, bem como as possibilidades trazidas por esse processo. São apresentadas sequências didáticas e alguns materiais elaborados para o ensino de Somatório, Rol, Frequência e Medidas de Posição a partir de situações da área de formação de um administrador. Com o trabalho conclui-se que, com o auxílio de materiais adaptados e tácteis, o processo de ensino-aprendizagem de estatística por estudantes cegos e videntes pode ultrapassar as barreiras da exclusão e alcançar resultados além dos esperados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3406 10.35819/remat2019v5i2id3406 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3406 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2019v5i2id3406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3406/2294 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 56-71 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 56-71 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 56-71 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705611395072 |