O uso de noticiários para trabalhar conceitos de Estatística na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/62379 |
Resumo: | O Ensino de Estatística foi incorporado oficialmente à estrutura curricular da disciplina de Matemática com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1998 e 2000. Infelizmente, é comum o ensino se limitar às definições de conceitos estatísticos e aos exercícios de aplicações diretas, ou seja, o aprendizado do aluno fica fragmentado, o que ele aprende não se conecta com a realidade, além de ficar restrito à sala de aula. Assim, esta dissertação reflete sobre o uso de noticiários com o objetivo de estabelecer uma conexão com cotidiano e promover o letramento estatístico. Para isso, foram realizadas leituras de educadores estatísticos, como MOORE (1997), GAL (2000), BEN-ZVI e GARFIELD (2004), WATSON (2006), a fim de ponderar quais são as perspectivas, por eles defendidas, para a Estatística da Educação Básica e o uso de noticiários pelos docentes. Posterior mente, verificou-se documentos governamentais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para análise do que se espera da unidade Estatística da disciplina de Matemática e a indicação de meios de comunicação de massa como suporte didático. Depois, elegeu-se uma turma para aplicação de uma sequência didática de estatística com uso de noticiários, sendo realizado: verificação do material didático utilizado para conferir o que está ao alcance do professor e, uma proposta de sequência didática descrita, aula a aula, para motivar os professores a trabalharem com noticiários. Observou-se que os educadores estatísticos definem como “letrado estatisticamente” aquele que analisa dados estatísticos dos noticiários de forma crítica, que os documentos governamentais orientam o uso de noticiários para todas as disciplinas e que os alunos demonstraram interesse pela atividade desenvolvida. Assim, tem-se que o uso de noticiários pode auxiliar no desenvolvimento das aulas de Estatística da Educação Básica, além de promover o protagonismo do aluno. |
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O uso de noticiários para trabalhar conceitos de Estatística na Educação BásicaEducação matemática crítica.Ensino de matemática.Sequência didáticaEnsino de estatísticaLetramento estatísticoO Ensino de Estatística foi incorporado oficialmente à estrutura curricular da disciplina de Matemática com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1998 e 2000. Infelizmente, é comum o ensino se limitar às definições de conceitos estatísticos e aos exercícios de aplicações diretas, ou seja, o aprendizado do aluno fica fragmentado, o que ele aprende não se conecta com a realidade, além de ficar restrito à sala de aula. Assim, esta dissertação reflete sobre o uso de noticiários com o objetivo de estabelecer uma conexão com cotidiano e promover o letramento estatístico. Para isso, foram realizadas leituras de educadores estatísticos, como MOORE (1997), GAL (2000), BEN-ZVI e GARFIELD (2004), WATSON (2006), a fim de ponderar quais são as perspectivas, por eles defendidas, para a Estatística da Educação Básica e o uso de noticiários pelos docentes. Posterior mente, verificou-se documentos governamentais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para análise do que se espera da unidade Estatística da disciplina de Matemática e a indicação de meios de comunicação de massa como suporte didático. Depois, elegeu-se uma turma para aplicação de uma sequência didática de estatística com uso de noticiários, sendo realizado: verificação do material didático utilizado para conferir o que está ao alcance do professor e, uma proposta de sequência didática descrita, aula a aula, para motivar os professores a trabalharem com noticiários. Observou-se que os educadores estatísticos definem como “letrado estatisticamente” aquele que analisa dados estatísticos dos noticiários de forma crítica, que os documentos governamentais orientam o uso de noticiários para todas as disciplinas e que os alunos demonstraram interesse pela atividade desenvolvida. Assim, tem-se que o uso de noticiários pode auxiliar no desenvolvimento das aulas de Estatística da Educação Básica, além de promover o protagonismo do aluno.The Teaching of Statistics was officially incorporated into the curricular structure of the subject of Mathematics with the publication of the National Curriculum Parameters in 1998 and 2000. Unfortunately, it is common for teaching to be limited to definitions of statistical concepts and exercises in direct applications, or that is, the student’s learning is fragmented, what he learns is not connected with reality, besides being restricted to the classroom. Thus, this dissertation reflects on the use of news in order to establish a connection with everyday life and promote statistical literacy. For this, readings were carried out by statistical educators, such as MOORE (1997), GAL (2000), BEN-ZVI and GARFIELD (2004), WATSON (2006), in order to ponder what are the perspectives, defended by them, for the Basic Education Statistics and the use of news by teachers. Subsequently, government documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC), were verified for analysis of what is expected from the Statistics unit of the Mathematics discipline and the indication of mass media as didactic support. Then, a class was chosen to apply a didactic sequence of statistics using newscasts, being carried out: verification of the didactic material used to check what is within the reach of the teacher and, a proposed didactic sequence described, class by class, to motivate teachers to work on news. It was observed that statistical educators define as “ statistically literate ” the one who critically analyzes statistical data from the news, that government documents guide the use of news for all disciplines and that students have shown interest in the activity developed. Thus, it is clear that the use of news can assist in the development of Basic Education Statistics classes, in addition to promoting the student’s roleNão recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloBueno, Luís Felipe César da Rocha [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0017683968952439http://lattes.cnpq.br/1193976319376401http://lattes.cnpq.br/1193976319376401Dias, Gisele Pampanini [UNIFESP]2021-12-01T16:28:49Z2021-12-01T16:28:49Z2021-01-11info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion107 f.application/pdfTese de mestrado de Gisele Pampaninihttps://hdl.handle.net/11600/62379porSão José dos Campos, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T11:46:42Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62379Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T11:46:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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