Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bressan, Glaucia Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Stiegelmeier, Elenice Weber
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3322
Resumo: Nesse artigo apresentamos uma abordagem do ensino de Equações Lineares por meio da Resolução de Problemas, desde suas contribuições teóricas para o estudo de funções lineares à sua aplicação em um grupo de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, os quais faziam parte do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), promovido pelo CNPq e executado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio. As atividades desenvolvidas foram voltadas ao ensino de Funções Lineares por meio da Resolução de Problemas e promoveram a integração dos alunos do Ensino Médio com a universidade, estimulando o raciocínio matemático, a capacidade de resolver problemas e a socialização. Os resultados indicam que o uso da Resolução de Problemas como metodologia de ensino potencializa a construção do saber matemático aos alunos do Ensino Médio. Ademais, concluímos que o uso da Resolução de Problemas se apresenta como uma possibilidade de se imprimir maior significado à construção dos conceitos matemáticos, uma vez que a formalização dos conceitos e teorias matemáticas, feita pelo professor, passa a ter mais significado para os estudantes.
id IFRS-2_61ee5ebd0ff0901636081bf2b0f3a8f4
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3322
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de ProblemasResolução de ProblemasEnsino de Equações LinearesOtimização LinearNesse artigo apresentamos uma abordagem do ensino de Equações Lineares por meio da Resolução de Problemas, desde suas contribuições teóricas para o estudo de funções lineares à sua aplicação em um grupo de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, os quais faziam parte do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), promovido pelo CNPq e executado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio. As atividades desenvolvidas foram voltadas ao ensino de Funções Lineares por meio da Resolução de Problemas e promoveram a integração dos alunos do Ensino Médio com a universidade, estimulando o raciocínio matemático, a capacidade de resolver problemas e a socialização. Os resultados indicam que o uso da Resolução de Problemas como metodologia de ensino potencializa a construção do saber matemático aos alunos do Ensino Médio. Ademais, concluímos que o uso da Resolução de Problemas se apresenta como uma possibilidade de se imprimir maior significado à construção dos conceitos matemáticos, uma vez que a formalização dos conceitos e teorias matemáticas, feita pelo professor, passa a ter mais significado para os estudantes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/332210.35819/remat2019v5i2id3322REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 82-95REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 82-95REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 82-952447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3322/2255Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBressan, Glaucia MariaStiegelmeier, Elenice Weber2022-12-28T16:03:18Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3322Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T16:03:18Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas
title Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas
spellingShingle Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas
Bressan, Glaucia Maria
Resolução de Problemas
Ensino de Equações Lineares
Otimização Linear
title_short Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas
title_full Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas
title_fullStr Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas
title_full_unstemmed Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas
title_sort Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas
author Bressan, Glaucia Maria
author_facet Bressan, Glaucia Maria
Stiegelmeier, Elenice Weber
author_role author
author2 Stiegelmeier, Elenice Weber
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bressan, Glaucia Maria
Stiegelmeier, Elenice Weber
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de Problemas
Ensino de Equações Lineares
Otimização Linear
topic Resolução de Problemas
Ensino de Equações Lineares
Otimização Linear
description Nesse artigo apresentamos uma abordagem do ensino de Equações Lineares por meio da Resolução de Problemas, desde suas contribuições teóricas para o estudo de funções lineares à sua aplicação em um grupo de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, os quais faziam parte do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), promovido pelo CNPq e executado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio. As atividades desenvolvidas foram voltadas ao ensino de Funções Lineares por meio da Resolução de Problemas e promoveram a integração dos alunos do Ensino Médio com a universidade, estimulando o raciocínio matemático, a capacidade de resolver problemas e a socialização. Os resultados indicam que o uso da Resolução de Problemas como metodologia de ensino potencializa a construção do saber matemático aos alunos do Ensino Médio. Ademais, concluímos que o uso da Resolução de Problemas se apresenta como uma possibilidade de se imprimir maior significado à construção dos conceitos matemáticos, uma vez que a formalização dos conceitos e teorias matemáticas, feita pelo professor, passa a ter mais significado para os estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3322
10.35819/remat2019v5i2id3322
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3322
identifier_str_mv 10.35819/remat2019v5i2id3322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3322/2255
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 82-95
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 82-95
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 82-95
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705592520704