Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3322 |
Resumo: | Nesse artigo apresentamos uma abordagem do ensino de Equações Lineares por meio da Resolução de Problemas, desde suas contribuições teóricas para o estudo de funções lineares à sua aplicação em um grupo de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, os quais faziam parte do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), promovido pelo CNPq e executado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio. As atividades desenvolvidas foram voltadas ao ensino de Funções Lineares por meio da Resolução de Problemas e promoveram a integração dos alunos do Ensino Médio com a universidade, estimulando o raciocínio matemático, a capacidade de resolver problemas e a socialização. Os resultados indicam que o uso da Resolução de Problemas como metodologia de ensino potencializa a construção do saber matemático aos alunos do Ensino Médio. Ademais, concluímos que o uso da Resolução de Problemas se apresenta como uma possibilidade de se imprimir maior significado à construção dos conceitos matemáticos, uma vez que a formalização dos conceitos e teorias matemáticas, feita pelo professor, passa a ter mais significado para os estudantes. |
id |
IFRS-2_61ee5ebd0ff0901636081bf2b0f3a8f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3322 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de ProblemasResolução de ProblemasEnsino de Equações LinearesOtimização LinearNesse artigo apresentamos uma abordagem do ensino de Equações Lineares por meio da Resolução de Problemas, desde suas contribuições teóricas para o estudo de funções lineares à sua aplicação em um grupo de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, os quais faziam parte do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), promovido pelo CNPq e executado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio. As atividades desenvolvidas foram voltadas ao ensino de Funções Lineares por meio da Resolução de Problemas e promoveram a integração dos alunos do Ensino Médio com a universidade, estimulando o raciocínio matemático, a capacidade de resolver problemas e a socialização. Os resultados indicam que o uso da Resolução de Problemas como metodologia de ensino potencializa a construção do saber matemático aos alunos do Ensino Médio. Ademais, concluímos que o uso da Resolução de Problemas se apresenta como uma possibilidade de se imprimir maior significado à construção dos conceitos matemáticos, uma vez que a formalização dos conceitos e teorias matemáticas, feita pelo professor, passa a ter mais significado para os estudantes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/332210.35819/remat2019v5i2id3322REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 82-95REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 82-95REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 82-952447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3322/2255Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBressan, Glaucia MariaStiegelmeier, Elenice Weber2022-12-28T16:03:18Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3322Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T16:03:18Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas |
title |
Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas |
spellingShingle |
Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas Bressan, Glaucia Maria Resolução de Problemas Ensino de Equações Lineares Otimização Linear |
title_short |
Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas |
title_full |
Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas |
title_fullStr |
Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas |
title_full_unstemmed |
Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas |
title_sort |
Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas |
author |
Bressan, Glaucia Maria |
author_facet |
Bressan, Glaucia Maria Stiegelmeier, Elenice Weber |
author_role |
author |
author2 |
Stiegelmeier, Elenice Weber |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bressan, Glaucia Maria Stiegelmeier, Elenice Weber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de Problemas Ensino de Equações Lineares Otimização Linear |
topic |
Resolução de Problemas Ensino de Equações Lineares Otimização Linear |
description |
Nesse artigo apresentamos uma abordagem do ensino de Equações Lineares por meio da Resolução de Problemas, desde suas contribuições teóricas para o estudo de funções lineares à sua aplicação em um grupo de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, os quais faziam parte do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), promovido pelo CNPq e executado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio. As atividades desenvolvidas foram voltadas ao ensino de Funções Lineares por meio da Resolução de Problemas e promoveram a integração dos alunos do Ensino Médio com a universidade, estimulando o raciocínio matemático, a capacidade de resolver problemas e a socialização. Os resultados indicam que o uso da Resolução de Problemas como metodologia de ensino potencializa a construção do saber matemático aos alunos do Ensino Médio. Ademais, concluímos que o uso da Resolução de Problemas se apresenta como uma possibilidade de se imprimir maior significado à construção dos conceitos matemáticos, uma vez que a formalização dos conceitos e teorias matemáticas, feita pelo professor, passa a ter mais significado para os estudantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3322 10.35819/remat2019v5i2id3322 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3322 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2019v5i2id3322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3322/2255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 82-95 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 82-95 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 82-95 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705592520704 |