Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2457 |
Resumo: | This dissertation aims to present didactic proposals that help to fix and apply basic arithmetic contents through George Pólya's methods for solving problems involving nonlinear Diophantine equations. A Diophantine equation is an algebraic equation whose unknowns represent integers. The solution methods of the equations treated here require knowledge of basic facts about remarkable products, congruences, analytic geometry, and metric relationships in the triangle. Since the problems are independent, it can be used by the teacher separately in different classes and levels of education. The work culminates with a proposal of didactic sequences for application of problem solving in the classroom. |
id |
UFAL_c6fe6a83662fb2b0415e9e64e2543431 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2457 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemasLinear diophantine equations: a didactic proposal for solving problemsMatemática - Estudo e ensinoAritmética - Ensino médioEquações diafontinas não lineares - Resolução de problemasNonlinear diophantine equations - Problem solvingMathematics - Study and teachingArithmetic - High schoolCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis dissertation aims to present didactic proposals that help to fix and apply basic arithmetic contents through George Pólya's methods for solving problems involving nonlinear Diophantine equations. A Diophantine equation is an algebraic equation whose unknowns represent integers. The solution methods of the equations treated here require knowledge of basic facts about remarkable products, congruences, analytic geometry, and metric relationships in the triangle. Since the problems are independent, it can be used by the teacher separately in different classes and levels of education. The work culminates with a proposal of didactic sequences for application of problem solving in the classroom.Esta dissertação tem por objetivo apresentar propostas didáticas que auxiliem a fixação e aplicação de conteúdos de aritmética básica através dos métodos de George Pólya para resolução de problemas envolvendo equações Diofantinas não-lineares. Uma equação Diofantina é uma equação algébrica cujas incógnitas representam números inteiros. Os métodos de soluções das equações tratadas aqui requerem o conhecimento de fatos básicos sobre produtos notáveis, congruências, geometria analítica e relações métricas no triângulo. Visto que os problemas são independentes, eles podem ser usados separadamente pelo professor em diferentes momentos em diferentes turmas e níveis de ensino. O trabalho culmina com a proposta de sequências didáticas para aplicação da resolução desses problemas em sala de aula.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFALSilva Neto, Gregório Manoel dahttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557Santos, Viviane de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428Santos, Márcio Silvahttp://lattes.cnpq.br/1541276246771533Barros, Eduarda Ferreira2018-02-05T18:18:20Z2017-01-312018-02-05T18:18:20Z2017-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS, Eduarda Ferreira. Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas. 2017. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-12-05T16:39:29Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2457Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-12-05T16:39:29Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas Linear diophantine equations: a didactic proposal for solving problems |
title |
Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas |
spellingShingle |
Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas Barros, Eduarda Ferreira Matemática - Estudo e ensino Aritmética - Ensino médio Equações diafontinas não lineares - Resolução de problemas Nonlinear diophantine equations - Problem solving Mathematics - Study and teaching Arithmetic - High school CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas |
title_full |
Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas |
title_fullStr |
Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas |
title_sort |
Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas |
author |
Barros, Eduarda Ferreira |
author_facet |
Barros, Eduarda Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva Neto, Gregório Manoel da http://lattes.cnpq.br/7055176526520557 Santos, Viviane de Oliveira http://lattes.cnpq.br/7168613854793428 Santos, Márcio Silva http://lattes.cnpq.br/1541276246771533 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Eduarda Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Aritmética - Ensino médio Equações diafontinas não lineares - Resolução de problemas Nonlinear diophantine equations - Problem solving Mathematics - Study and teaching Arithmetic - High school CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Aritmética - Ensino médio Equações diafontinas não lineares - Resolução de problemas Nonlinear diophantine equations - Problem solving Mathematics - Study and teaching Arithmetic - High school CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This dissertation aims to present didactic proposals that help to fix and apply basic arithmetic contents through George Pólya's methods for solving problems involving nonlinear Diophantine equations. A Diophantine equation is an algebraic equation whose unknowns represent integers. The solution methods of the equations treated here require knowledge of basic facts about remarkable products, congruences, analytic geometry, and metric relationships in the triangle. Since the problems are independent, it can be used by the teacher separately in different classes and levels of education. The work culminates with a proposal of didactic sequences for application of problem solving in the classroom. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-31 2017-05-04 2018-02-05T18:18:20Z 2018-02-05T18:18:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARROS, Eduarda Ferreira. Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas. 2017. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2457 |
identifier_str_mv |
BARROS, Eduarda Ferreira. Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas. 2017. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233745283940352 |