Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Eduarda Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2457
Resumo: This dissertation aims to present didactic proposals that help to fix and apply basic arithmetic contents through George Pólya's methods for solving problems involving nonlinear Diophantine equations. A Diophantine equation is an algebraic equation whose unknowns represent integers. The solution methods of the equations treated here require knowledge of basic facts about remarkable products, congruences, analytic geometry, and metric relationships in the triangle. Since the problems are independent, it can be used by the teacher separately in different classes and levels of education. The work culminates with a proposal of didactic sequences for application of problem solving in the classroom.
id UFAL_c6fe6a83662fb2b0415e9e64e2543431
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2457
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemasLinear diophantine equations: a didactic proposal for solving problemsMatemática - Estudo e ensinoAritmética - Ensino médioEquações diafontinas não lineares - Resolução de problemasNonlinear diophantine equations - Problem solvingMathematics - Study and teachingArithmetic - High schoolCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis dissertation aims to present didactic proposals that help to fix and apply basic arithmetic contents through George Pólya's methods for solving problems involving nonlinear Diophantine equations. A Diophantine equation is an algebraic equation whose unknowns represent integers. The solution methods of the equations treated here require knowledge of basic facts about remarkable products, congruences, analytic geometry, and metric relationships in the triangle. Since the problems are independent, it can be used by the teacher separately in different classes and levels of education. The work culminates with a proposal of didactic sequences for application of problem solving in the classroom.Esta dissertação tem por objetivo apresentar propostas didáticas que auxiliem a fixação e aplicação de conteúdos de aritmética básica através dos métodos de George Pólya para resolução de problemas envolvendo equações Diofantinas não-lineares. Uma equação Diofantina é uma equação algébrica cujas incógnitas representam números inteiros. Os métodos de soluções das equações tratadas aqui requerem o conhecimento de fatos básicos sobre produtos notáveis, congruências, geometria analítica e relações métricas no triângulo. Visto que os problemas são independentes, eles podem ser usados separadamente pelo professor em diferentes momentos em diferentes turmas e níveis de ensino. O trabalho culmina com a proposta de sequências didáticas para aplicação da resolução desses problemas em sala de aula.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFALSilva Neto, Gregório Manoel dahttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557Santos, Viviane de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428Santos, Márcio Silvahttp://lattes.cnpq.br/1541276246771533Barros, Eduarda Ferreira2018-02-05T18:18:20Z2017-01-312018-02-05T18:18:20Z2017-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS, Eduarda Ferreira. Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas. 2017. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-12-05T16:39:29Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2457Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-12-05T16:39:29Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas
Linear diophantine equations: a didactic proposal for solving problems
title Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas
spellingShingle Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas
Barros, Eduarda Ferreira
Matemática - Estudo e ensino
Aritmética - Ensino médio
Equações diafontinas não lineares - Resolução de problemas
Nonlinear diophantine equations - Problem solving
Mathematics - Study and teaching
Arithmetic - High school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas
title_full Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas
title_fullStr Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas
title_full_unstemmed Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas
title_sort Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas
author Barros, Eduarda Ferreira
author_facet Barros, Eduarda Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Neto, Gregório Manoel da
http://lattes.cnpq.br/7055176526520557
Santos, Viviane de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/7168613854793428
Santos, Márcio Silva
http://lattes.cnpq.br/1541276246771533
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Eduarda Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Aritmética - Ensino médio
Equações diafontinas não lineares - Resolução de problemas
Nonlinear diophantine equations - Problem solving
Mathematics - Study and teaching
Arithmetic - High school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Matemática - Estudo e ensino
Aritmética - Ensino médio
Equações diafontinas não lineares - Resolução de problemas
Nonlinear diophantine equations - Problem solving
Mathematics - Study and teaching
Arithmetic - High school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This dissertation aims to present didactic proposals that help to fix and apply basic arithmetic contents through George Pólya's methods for solving problems involving nonlinear Diophantine equations. A Diophantine equation is an algebraic equation whose unknowns represent integers. The solution methods of the equations treated here require knowledge of basic facts about remarkable products, congruences, analytic geometry, and metric relationships in the triangle. Since the problems are independent, it can be used by the teacher separately in different classes and levels of education. The work culminates with a proposal of didactic sequences for application of problem solving in the classroom.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-31
2017-05-04
2018-02-05T18:18:20Z
2018-02-05T18:18:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Eduarda Ferreira. Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas. 2017. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2457
identifier_str_mv BARROS, Eduarda Ferreira. Equações diofantinas não lineares: uma proposta didática para resolução de problemas. 2017. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233745283940352