Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1193 |
Resumo: | Neste trabalho realizou-se uma intervenção pedagógica que teve como objetivo geral proporcionar atividades de investigação matemática utilizando os conteúdos de álgebra, de produtos notáveis e de equações de 2º grau, possibilitando ao educando análises e escritas de conjecturas sobre os temas abordados. Esta pesquisa desencadeou uma abordagem qualitativa, na qual para coleta de dados foram consideradas as observações dos educandos durante a realização das atividades, além de um diário de campo dos alunos e do professor. Além disso, para a análise dos resultados emergentes gravou-se o áudio de todas as aulas. As atividades foram pensadas e organizadas visando à possibilidade do surgimento de diversas conjecturas por parte dos discentes, proporcionando-se momentos de discussões entre os grupos de alunos, além de testes das conjecturas formuladas pelos mesmos. Por último oportunizou-se a apresentação das hipóteses comprovadas pelos grupos, bem como a avalição dos resultados obtidos. Como resultados, evidenciou-se que as atividades de investigação matemática auxiliaram na potencialidade do trabalho em grupo, e que os educandos encontraram diferentes estratégias para as resoluções das atividades. |
id |
IFRS-2_7a3af1e5b2c13b9936b117a0bfd5b695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1193 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino MédioInvestigação MatemáticaEscrita de ConjecturasTrabalho em GrupoNeste trabalho realizou-se uma intervenção pedagógica que teve como objetivo geral proporcionar atividades de investigação matemática utilizando os conteúdos de álgebra, de produtos notáveis e de equações de 2º grau, possibilitando ao educando análises e escritas de conjecturas sobre os temas abordados. Esta pesquisa desencadeou uma abordagem qualitativa, na qual para coleta de dados foram consideradas as observações dos educandos durante a realização das atividades, além de um diário de campo dos alunos e do professor. Além disso, para a análise dos resultados emergentes gravou-se o áudio de todas as aulas. As atividades foram pensadas e organizadas visando à possibilidade do surgimento de diversas conjecturas por parte dos discentes, proporcionando-se momentos de discussões entre os grupos de alunos, além de testes das conjecturas formuladas pelos mesmos. Por último oportunizou-se a apresentação das hipóteses comprovadas pelos grupos, bem como a avalição dos resultados obtidos. Como resultados, evidenciou-se que as atividades de investigação matemática auxiliaram na potencialidade do trabalho em grupo, e que os educandos encontraram diferentes estratégias para as resoluções das atividades.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/119310.35819/remat2015v1i2id1193REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 135-142REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 135-142REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 135-1422447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1193/1067Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaccali, LudmilaQuartieri, Marli TerezinhaSaldanha, DanielaSantos, Bruna dosGiongo, Ieda Maria2023-11-17T11:39:53Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1193Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T11:39:53Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio |
title |
Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio |
spellingShingle |
Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio Maccali, Ludmila Investigação Matemática Escrita de Conjecturas Trabalho em Grupo |
title_short |
Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio |
title_full |
Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio |
title_fullStr |
Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio |
title_sort |
Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio |
author |
Maccali, Ludmila |
author_facet |
Maccali, Ludmila Quartieri, Marli Terezinha Saldanha, Daniela Santos, Bruna dos Giongo, Ieda Maria |
author_role |
author |
author2 |
Quartieri, Marli Terezinha Saldanha, Daniela Santos, Bruna dos Giongo, Ieda Maria |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maccali, Ludmila Quartieri, Marli Terezinha Saldanha, Daniela Santos, Bruna dos Giongo, Ieda Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação Matemática Escrita de Conjecturas Trabalho em Grupo |
topic |
Investigação Matemática Escrita de Conjecturas Trabalho em Grupo |
description |
Neste trabalho realizou-se uma intervenção pedagógica que teve como objetivo geral proporcionar atividades de investigação matemática utilizando os conteúdos de álgebra, de produtos notáveis e de equações de 2º grau, possibilitando ao educando análises e escritas de conjecturas sobre os temas abordados. Esta pesquisa desencadeou uma abordagem qualitativa, na qual para coleta de dados foram consideradas as observações dos educandos durante a realização das atividades, além de um diário de campo dos alunos e do professor. Além disso, para a análise dos resultados emergentes gravou-se o áudio de todas as aulas. As atividades foram pensadas e organizadas visando à possibilidade do surgimento de diversas conjecturas por parte dos discentes, proporcionando-se momentos de discussões entre os grupos de alunos, além de testes das conjecturas formuladas pelos mesmos. Por último oportunizou-se a apresentação das hipóteses comprovadas pelos grupos, bem como a avalição dos resultados obtidos. Como resultados, evidenciou-se que as atividades de investigação matemática auxiliaram na potencialidade do trabalho em grupo, e que os educandos encontraram diferentes estratégias para as resoluções das atividades. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1193 10.35819/remat2015v1i2id1193 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1193 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2015v1i2id1193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1193/1067 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 135-142 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 135-142 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 135-142 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705085009920 |