Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maccali, Ludmila
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Quartieri, Marli Terezinha, Saldanha, Daniela, Santos, Bruna dos, Giongo, Ieda Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1193
Resumo: Neste trabalho realizou-se uma intervenção pedagógica que teve como objetivo geral proporcionar atividades de investigação matemática utilizando os conteúdos de álgebra, de produtos notáveis e de equações de 2º grau, possibilitando ao educando análises e escritas de conjecturas sobre os temas abordados. Esta pesquisa desencadeou uma abordagem qualitativa, na qual para coleta de dados foram consideradas as observações dos educandos durante a realização das atividades, além de um diário de campo dos alunos e do professor. Além disso, para a análise dos resultados emergentes gravou-se o áudio de todas as aulas. As atividades foram pensadas e organizadas visando à possibilidade do surgimento de diversas conjecturas por parte dos discentes, proporcionando-se momentos de discussões entre os grupos de alunos, além de testes das conjecturas formuladas pelos mesmos. Por último oportunizou-se a apresentação das hipóteses comprovadas pelos grupos, bem como a avalição dos resultados obtidos. Como resultados, evidenciou-se que as atividades de investigação matemática auxiliaram na potencialidade do trabalho em grupo, e que os educandos encontraram diferentes estratégias para as resoluções das atividades.
id IFRS-2_7a3af1e5b2c13b9936b117a0bfd5b695
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1193
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino MédioInvestigação MatemáticaEscrita de ConjecturasTrabalho em GrupoNeste trabalho realizou-se uma intervenção pedagógica que teve como objetivo geral proporcionar atividades de investigação matemática utilizando os conteúdos de álgebra, de produtos notáveis e de equações de 2º grau, possibilitando ao educando análises e escritas de conjecturas sobre os temas abordados. Esta pesquisa desencadeou uma abordagem qualitativa, na qual para coleta de dados foram consideradas as observações dos educandos durante a realização das atividades, além de um diário de campo dos alunos e do professor. Além disso, para a análise dos resultados emergentes gravou-se o áudio de todas as aulas. As atividades foram pensadas e organizadas visando à possibilidade do surgimento de diversas conjecturas por parte dos discentes, proporcionando-se momentos de discussões entre os grupos de alunos, além de testes das conjecturas formuladas pelos mesmos. Por último oportunizou-se a apresentação das hipóteses comprovadas pelos grupos, bem como a avalição dos resultados obtidos. Como resultados, evidenciou-se que as atividades de investigação matemática auxiliaram na potencialidade do trabalho em grupo, e que os educandos encontraram diferentes estratégias para as resoluções das atividades.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/119310.35819/remat2015v1i2id1193REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 135-142REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 135-142REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 135-1422447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1193/1067Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaccali, LudmilaQuartieri, Marli TerezinhaSaldanha, DanielaSantos, Bruna dosGiongo, Ieda Maria2023-11-17T11:39:53Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1193Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T11:39:53Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio
title Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio
spellingShingle Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio
Maccali, Ludmila
Investigação Matemática
Escrita de Conjecturas
Trabalho em Grupo
title_short Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio
title_full Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio
title_fullStr Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio
title_full_unstemmed Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio
title_sort Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio
author Maccali, Ludmila
author_facet Maccali, Ludmila
Quartieri, Marli Terezinha
Saldanha, Daniela
Santos, Bruna dos
Giongo, Ieda Maria
author_role author
author2 Quartieri, Marli Terezinha
Saldanha, Daniela
Santos, Bruna dos
Giongo, Ieda Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maccali, Ludmila
Quartieri, Marli Terezinha
Saldanha, Daniela
Santos, Bruna dos
Giongo, Ieda Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação Matemática
Escrita de Conjecturas
Trabalho em Grupo
topic Investigação Matemática
Escrita de Conjecturas
Trabalho em Grupo
description Neste trabalho realizou-se uma intervenção pedagógica que teve como objetivo geral proporcionar atividades de investigação matemática utilizando os conteúdos de álgebra, de produtos notáveis e de equações de 2º grau, possibilitando ao educando análises e escritas de conjecturas sobre os temas abordados. Esta pesquisa desencadeou uma abordagem qualitativa, na qual para coleta de dados foram consideradas as observações dos educandos durante a realização das atividades, além de um diário de campo dos alunos e do professor. Além disso, para a análise dos resultados emergentes gravou-se o áudio de todas as aulas. As atividades foram pensadas e organizadas visando à possibilidade do surgimento de diversas conjecturas por parte dos discentes, proporcionando-se momentos de discussões entre os grupos de alunos, além de testes das conjecturas formuladas pelos mesmos. Por último oportunizou-se a apresentação das hipóteses comprovadas pelos grupos, bem como a avalição dos resultados obtidos. Como resultados, evidenciou-se que as atividades de investigação matemática auxiliaram na potencialidade do trabalho em grupo, e que os educandos encontraram diferentes estratégias para as resoluções das atividades.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1193
10.35819/remat2015v1i2id1193
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1193
identifier_str_mv 10.35819/remat2015v1i2id1193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1193/1067
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 135-142
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 135-142
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 135-142
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705085009920