Saberes e práticas mediados pela Modelagem Matemática no campo: percepções no contexto da pesca
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1245 |
Resumo: | A presente pesquisa descreve um período de vivências em uma classe multisseriada localizada na Vila do Pesqueiro, município de Soure - arquipélago da Ilha do Marajó, no estado do Pará. A escola da região, então projetada para atender os filhos dos pescadores da região, por possuir forte característica típica foi adotada como lócus da pesquisa experimentando uma prática pedagógica diferenciada, enfatizando a educação do campo e ambiental atrelados à experimentação dos processos de resolução de problemas por meio da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem nas atividades percebidas e desenvolvidas na arte da pesca, que é a principal prática dos nativos ribeirinhos desta região. Nesse local, a vida na pesca é persistente e iniciada em qualquer tempo, sem referência ou limite de idade e conduz de forma certeira o pai pescador a apontar dentre seus filhos o qual lhe sirva de gajeiro, denominado pelos amantes da pesca como um nobre ajudante do pescador, sedento por aprender e manipular esta arte, que o conduz a carregar no cesto, entrelaçado a muitos anzóis e outros apetrechos, um fazer empírico que não se acha em banco de escola e muito menos em enciclopédia de estudante. |
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Saberes e práticas mediados pela Modelagem Matemática no campo: percepções no contexto da pescaPescaClasse MultisseriadaModelagem MatemáticaA presente pesquisa descreve um período de vivências em uma classe multisseriada localizada na Vila do Pesqueiro, município de Soure - arquipélago da Ilha do Marajó, no estado do Pará. A escola da região, então projetada para atender os filhos dos pescadores da região, por possuir forte característica típica foi adotada como lócus da pesquisa experimentando uma prática pedagógica diferenciada, enfatizando a educação do campo e ambiental atrelados à experimentação dos processos de resolução de problemas por meio da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem nas atividades percebidas e desenvolvidas na arte da pesca, que é a principal prática dos nativos ribeirinhos desta região. Nesse local, a vida na pesca é persistente e iniciada em qualquer tempo, sem referência ou limite de idade e conduz de forma certeira o pai pescador a apontar dentre seus filhos o qual lhe sirva de gajeiro, denominado pelos amantes da pesca como um nobre ajudante do pescador, sedento por aprender e manipular esta arte, que o conduz a carregar no cesto, entrelaçado a muitos anzóis e outros apetrechos, um fazer empírico que não se acha em banco de escola e muito menos em enciclopédia de estudante.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/124510.35819/remat2015v1i2id1245REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 63-72REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 63-72REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 63-722447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1245/1082Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Lília Cristina dos Santos DinizRodrigues, Lucas Ferreira2023-11-17T10:14:00Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1245Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T10:14Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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