Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
DOI: | 10.35819/remat2015v1i2id1206 |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1206 |
Resumo: | Poder compreender as possibilidades de um planejamento docente que contemple um trabalho com as crianças chamadas “portadoras” de altas habilidades em Matemática é o cerne deste trabalho. Este artigo visa estudar como se constitui o sujeito de altas habilidades na contemporaneidade e, também, as possibilidades de estruturar atividades que desenvolvam tais habilidades no Ensino Fundamental regular. Tal pesquisa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e teve início no primeiro semestre do ano corrente. Assim, os resultados aqui apresentados ainda são parciais. Para proporcionar o desenvolvimento da pesquisa, criou-se um grupo de estudos envolvendo docentes e discentes do Campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha, bem como professores que ensinam Matemática em escolas parceiras do projeto. |
id |
IFRS-2_8b6940ac9cac4e01c354c13b1a59e850 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1206 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
spelling |
Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino FundamentalAltas habilidadesMatemáticaPotenciaisEnsino FundamentalInclusãoPoder compreender as possibilidades de um planejamento docente que contemple um trabalho com as crianças chamadas “portadoras” de altas habilidades em Matemática é o cerne deste trabalho. Este artigo visa estudar como se constitui o sujeito de altas habilidades na contemporaneidade e, também, as possibilidades de estruturar atividades que desenvolvam tais habilidades no Ensino Fundamental regular. Tal pesquisa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e teve início no primeiro semestre do ano corrente. Assim, os resultados aqui apresentados ainda são parciais. Para proporcionar o desenvolvimento da pesquisa, criou-se um grupo de estudos envolvendo docentes e discentes do Campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha, bem como professores que ensinam Matemática em escolas parceiras do projeto.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/120610.35819/remat2015v1i2id1206REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 14-21REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 14-21REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 14-212447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1206/1074Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJelinek, Karin Ritter2023-11-16T17:53:42Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1206Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-16T17:53:42Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental |
title |
Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental Jelinek, Karin Ritter Altas habilidades Matemática Potenciais Ensino Fundamental Inclusão Jelinek, Karin Ritter Altas habilidades Matemática Potenciais Ensino Fundamental Inclusão |
title_short |
Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental |
title_full |
Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental |
title_sort |
Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental |
author |
Jelinek, Karin Ritter |
author_facet |
Jelinek, Karin Ritter Jelinek, Karin Ritter |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jelinek, Karin Ritter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Altas habilidades Matemática Potenciais Ensino Fundamental Inclusão |
topic |
Altas habilidades Matemática Potenciais Ensino Fundamental Inclusão |
description |
Poder compreender as possibilidades de um planejamento docente que contemple um trabalho com as crianças chamadas “portadoras” de altas habilidades em Matemática é o cerne deste trabalho. Este artigo visa estudar como se constitui o sujeito de altas habilidades na contemporaneidade e, também, as possibilidades de estruturar atividades que desenvolvam tais habilidades no Ensino Fundamental regular. Tal pesquisa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e teve início no primeiro semestre do ano corrente. Assim, os resultados aqui apresentados ainda são parciais. Para proporcionar o desenvolvimento da pesquisa, criou-se um grupo de estudos envolvendo docentes e discentes do Campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha, bem como professores que ensinam Matemática em escolas parceiras do projeto. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1206 10.35819/remat2015v1i2id1206 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1206 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2015v1i2id1206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1206/1074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 14-21 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 14-21 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 14-21 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1822180561500766208 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.35819/remat2015v1i2id1206 |