Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jelinek, Karin Ritter
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1206
Resumo: Poder compreender as possibilidades de um planejamento docente que contemple um trabalho com as crianças chamadas “portadoras” de altas habilidades em Matemática é o cerne deste trabalho. Este artigo visa estudar como se constitui o sujeito de altas habilidades na contemporaneidade e, também, as possibilidades de estruturar atividades que desenvolvam tais habilidades no Ensino Fundamental regular. Tal pesquisa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e teve início no primeiro semestre do ano corrente. Assim, os resultados aqui apresentados ainda são parciais. Para proporcionar o desenvolvimento da pesquisa, criou-se um grupo de estudos envolvendo docentes e discentes do Campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha, bem como professores que ensinam Matemática em escolas parceiras do projeto.
id IFRS-2_8b6940ac9cac4e01c354c13b1a59e850
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1206
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino FundamentalAltas habilidadesMatemáticaPotenciaisEnsino FundamentalInclusãoPoder compreender as possibilidades de um planejamento docente que contemple um trabalho com as crianças chamadas “portadoras” de altas habilidades em Matemática é o cerne deste trabalho. Este artigo visa estudar como se constitui o sujeito de altas habilidades na contemporaneidade e, também, as possibilidades de estruturar atividades que desenvolvam tais habilidades no Ensino Fundamental regular. Tal pesquisa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e teve início no primeiro semestre do ano corrente. Assim, os resultados aqui apresentados ainda são parciais. Para proporcionar o desenvolvimento da pesquisa, criou-se um grupo de estudos envolvendo docentes e discentes do Campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha, bem como professores que ensinam Matemática em escolas parceiras do projeto.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/120610.35819/remat2015v1i2id1206REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 14-21REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 14-21REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 14-212447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1206/1074Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJelinek, Karin Ritter2023-11-16T17:53:42Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1206Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-16T17:53:42Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental
title Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental
spellingShingle Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental
Jelinek, Karin Ritter
Altas habilidades
Matemática
Potenciais
Ensino Fundamental
Inclusão
title_short Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental
title_full Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental
title_fullStr Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental
title_sort Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental
author Jelinek, Karin Ritter
author_facet Jelinek, Karin Ritter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jelinek, Karin Ritter
dc.subject.por.fl_str_mv Altas habilidades
Matemática
Potenciais
Ensino Fundamental
Inclusão
topic Altas habilidades
Matemática
Potenciais
Ensino Fundamental
Inclusão
description Poder compreender as possibilidades de um planejamento docente que contemple um trabalho com as crianças chamadas “portadoras” de altas habilidades em Matemática é o cerne deste trabalho. Este artigo visa estudar como se constitui o sujeito de altas habilidades na contemporaneidade e, também, as possibilidades de estruturar atividades que desenvolvam tais habilidades no Ensino Fundamental regular. Tal pesquisa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e teve início no primeiro semestre do ano corrente. Assim, os resultados aqui apresentados ainda são parciais. Para proporcionar o desenvolvimento da pesquisa, criou-se um grupo de estudos envolvendo docentes e discentes do Campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha, bem como professores que ensinam Matemática em escolas parceiras do projeto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1206
10.35819/remat2015v1i2id1206
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1206
identifier_str_mv 10.35819/remat2015v1i2id1206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1206/1074
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 14-21
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 14-21
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 14-21
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705096544256