Educação Matemática e altas habilidades/superdotação : um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Weberson Campos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moreira, Geraldo Eustáquio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46782
https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3204
https://orcid.org/0000-0002-3077-1004
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
Resumo: Este artigo teve como objetivo apresentar um mapeamento da produção acadêmica nacional sobre o processo de ensino-aprendizagem de Matemática no contexto das altas habilidades/superdotação com vistas à inclusão no período 2008-2019. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou em seu percurso metodológico os pressupostos da revisão sistemática de literatura, cujas fontes de busca foram o catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Scientific Electronic Library Online (Scielo) e o Google Acadêmico. Além das disparidades regionais, os resultados mostraram que são escassas as pesquisas que exploram a educação de estudantes com altas habilidades/superdotação na área da Educação Matemática, revelando uma carência no cenário acadêmico brasileiro. Ademais, a multiplicidade de abordagens nas produções analisadas revela a complexidade do tema e a urgência do desenvolvimento de pesquisas nessa área.
id UNB_8a0bfc8848056459abd53fa763abcec6
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46782
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação Matemática e altas habilidades/superdotação : um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019)Mathematics Education and high abilities/giftedness : a review of the scientific production in Brazil (2008-2019)Educación matemática y altas capacidades/superdotación : una revisión de la producción académica en Brasil (2008-2019)Educação matemáticaAltas habilidades/superdotaçãoInclusãoPesquisaEste artigo teve como objetivo apresentar um mapeamento da produção acadêmica nacional sobre o processo de ensino-aprendizagem de Matemática no contexto das altas habilidades/superdotação com vistas à inclusão no período 2008-2019. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou em seu percurso metodológico os pressupostos da revisão sistemática de literatura, cujas fontes de busca foram o catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Scientific Electronic Library Online (Scielo) e o Google Acadêmico. Além das disparidades regionais, os resultados mostraram que são escassas as pesquisas que exploram a educação de estudantes com altas habilidades/superdotação na área da Educação Matemática, revelando uma carência no cenário acadêmico brasileiro. Ademais, a multiplicidade de abordagens nas produções analisadas revela a complexidade do tema e a urgência do desenvolvimento de pesquisas nessa área.This article aimed to present a mapping of the national academic-scientific production on the teaching-learning process of Mathematics in the context of high abilities/giftedness with a view to inclusion in the period 2008-2019. The research, of qualitative approach, used in its methodological path the assumptions of systematic literature review, whose search sources were the catalog of theses and dissertations of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), the Scientific Electronic Library Online (Scielo) and Google Scholar. In addition to regional disparities, the results showed that there are few researches exploring the education of students with high abilities/giftedness in Mathematics Education, revealing a lack in the Brazilian academic scenario. Moreover, the multiplicity of approaches observed in the analyzed productions reveals the complexity of the subject and the urgency of developing research in this area.Este artículo tiene como objetivo presentar un mapeo de la producción académica nacional sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje de las Matemáticas en el contexto de las altas capacidades con miras a la inclusión en el período 2008-2019. La investigación, con abordaje cualitativo, utilizó los presupuestos metodológicos de una revisión sistemática de literatura, cuyas fuentes de búsqueda fueron el catálogo de tesis y disertaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Enseñanza Superior (Capes), la Scientific Electronic Library Online (Scielo) y Google Scholar. Además de las disparidades regionales, los resultados mostraron que existen pocas investigaciones que exploren la educación de alumnos con altas capacidades en el área de Educación Matemática, revelando una carencia en el escenario académico brasileño. Además, la multiplicidad de abordajes en las producciones analizadas revela la complejidad del tema y la urgencia de desarrollar investigaciones en esta área.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoEducação Matemática em RevistaSecretaria de Estado de Educação do Distrito FederalUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaFerreira, Weberson CamposMoreira, Geraldo Eustáquio2023-11-01T14:43:44Z2023-11-01T14:43:44Z2023-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, Weberson Campos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação Matemática e altas habilidades/superdotação: um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019). Educação Matemática em Revista, v. 28, n. 80, p. 1-21, 11 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3204. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/3204. Acesso em: 01 nov. 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46782https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3204https://orcid.org/0000-0002-3077-1004https://orcid.org/0000-0002-1455-6646por(CC BY NC SA)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-11-01T14:43:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/46782Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-11-01T14:43:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Matemática e altas habilidades/superdotação : um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019)
Mathematics Education and high abilities/giftedness : a review of the scientific production in Brazil (2008-2019)
Educación matemática y altas capacidades/superdotación : una revisión de la producción académica en Brasil (2008-2019)
title Educação Matemática e altas habilidades/superdotação : um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019)
spellingShingle Educação Matemática e altas habilidades/superdotação : um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019)
Ferreira, Weberson Campos
Educação matemática
Altas habilidades/superdotação
Inclusão
Pesquisa
title_short Educação Matemática e altas habilidades/superdotação : um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019)
title_full Educação Matemática e altas habilidades/superdotação : um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019)
title_fullStr Educação Matemática e altas habilidades/superdotação : um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019)
title_full_unstemmed Educação Matemática e altas habilidades/superdotação : um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019)
title_sort Educação Matemática e altas habilidades/superdotação : um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019)
author Ferreira, Weberson Campos
author_facet Ferreira, Weberson Campos
Moreira, Geraldo Eustáquio
author_role author
author2 Moreira, Geraldo Eustáquio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Weberson Campos
Moreira, Geraldo Eustáquio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Altas habilidades/superdotação
Inclusão
Pesquisa
topic Educação matemática
Altas habilidades/superdotação
Inclusão
Pesquisa
description Este artigo teve como objetivo apresentar um mapeamento da produção acadêmica nacional sobre o processo de ensino-aprendizagem de Matemática no contexto das altas habilidades/superdotação com vistas à inclusão no período 2008-2019. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou em seu percurso metodológico os pressupostos da revisão sistemática de literatura, cujas fontes de busca foram o catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Scientific Electronic Library Online (Scielo) e o Google Acadêmico. Além das disparidades regionais, os resultados mostraram que são escassas as pesquisas que exploram a educação de estudantes com altas habilidades/superdotação na área da Educação Matemática, revelando uma carência no cenário acadêmico brasileiro. Ademais, a multiplicidade de abordagens nas produções analisadas revela a complexidade do tema e a urgência do desenvolvimento de pesquisas nessa área.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-01T14:43:44Z
2023-11-01T14:43:44Z
2023-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Weberson Campos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação Matemática e altas habilidades/superdotação: um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019). Educação Matemática em Revista, v. 28, n. 80, p. 1-21, 11 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3204. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/3204. Acesso em: 01 nov. 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46782
https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3204
https://orcid.org/0000-0002-3077-1004
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
identifier_str_mv FERREIRA, Weberson Campos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação Matemática e altas habilidades/superdotação: um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019). Educação Matemática em Revista, v. 28, n. 80, p. 1-21, 11 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3204. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/3204. Acesso em: 01 nov. 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46782
https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3204
https://orcid.org/0000-0002-3077-1004
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY NC SA)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY NC SA)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508265280634880