Uma abordagem de Física Experimental com um olhar na Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1270 |
Resumo: | O presente trabalho é um relato de uma experiência realizada durante a Semana Acadêmica do IFRS Campus Rio Grande no mês de outubro de 2014. A atividade foi realizada com os alunos do primeiro ao quarto ano dos diversos cursos integrados de Ensino Médio ofertados em Rio Grande, além dos alunos dos cursos tecnológicos. O objetivo era aproximar, de modo mais explícito, o Ensino de Física e o de Matemática, em uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto, foram montados experimentos de Acústica e Óptica. Inicialmente, os alunos observavam as experiências montadas, a seguir eram convidados a replicar os experimentos, inclusive trocando as condições iniciais. Finalmente, os alunos eram convidados a discutir a Matemática que estava por trás dos experimentos realizados. Dessa forma, foi possível discutir assuntos de Álgebra, Geometria, Trigonometria e apresentá-los associados à Física, esta vista como um modelo de representação de fenômenos da Natureza. A atividade teve duração de quatro horas e a diversidade do público trouxe alguns obstáculos, já que alguns alunos tinham mais facilidade que outros. No entanto, julgamos que se tratou de uma experiência positiva por dois motivos. Primeiro, porque conseguimos trabalhar de modo interdisciplinar, desde a concepção dos experimentos até sua execução propriamente. Segundo, porque foi possível não apenas apresentar resultados prontos, mas mostrar de que modo as ferramentas matemáticas contribuem para as “fórmulas” da Física. Desse modo, esperamos ter contribuído para desmitificar a “necessidade” de decorar fórmulas como sinônimo de aprendizado de Física, bem como de qualquer outra disciplina que envolva construção de modelos. |
id |
IFRS-2_8c0d10d0d74674f903c6d70578c4474c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1270 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma abordagem de Física Experimental com um olhar na MatemáticaInterdisciplinaridadeAcústicaÓpticaMatemáticaO presente trabalho é um relato de uma experiência realizada durante a Semana Acadêmica do IFRS Campus Rio Grande no mês de outubro de 2014. A atividade foi realizada com os alunos do primeiro ao quarto ano dos diversos cursos integrados de Ensino Médio ofertados em Rio Grande, além dos alunos dos cursos tecnológicos. O objetivo era aproximar, de modo mais explícito, o Ensino de Física e o de Matemática, em uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto, foram montados experimentos de Acústica e Óptica. Inicialmente, os alunos observavam as experiências montadas, a seguir eram convidados a replicar os experimentos, inclusive trocando as condições iniciais. Finalmente, os alunos eram convidados a discutir a Matemática que estava por trás dos experimentos realizados. Dessa forma, foi possível discutir assuntos de Álgebra, Geometria, Trigonometria e apresentá-los associados à Física, esta vista como um modelo de representação de fenômenos da Natureza. A atividade teve duração de quatro horas e a diversidade do público trouxe alguns obstáculos, já que alguns alunos tinham mais facilidade que outros. No entanto, julgamos que se tratou de uma experiência positiva por dois motivos. Primeiro, porque conseguimos trabalhar de modo interdisciplinar, desde a concepção dos experimentos até sua execução propriamente. Segundo, porque foi possível não apenas apresentar resultados prontos, mas mostrar de que modo as ferramentas matemáticas contribuem para as “fórmulas” da Física. Desse modo, esperamos ter contribuído para desmitificar a “necessidade” de decorar fórmulas como sinônimo de aprendizado de Física, bem como de qualquer outra disciplina que envolva construção de modelos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/127010.35819/remat2015v1i2id1270REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 214-221REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 214-221REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 214-2212447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1270/1099Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Camila e SilvaLópez, Javier García2023-11-17T18:51:39Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1270Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T18:51:39Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem de Física Experimental com um olhar na Matemática |
title |
Uma abordagem de Física Experimental com um olhar na Matemática |
spellingShingle |
Uma abordagem de Física Experimental com um olhar na Matemática Gomes, Camila e Silva Interdisciplinaridade Acústica Óptica Matemática |
title_short |
Uma abordagem de Física Experimental com um olhar na Matemática |
title_full |
Uma abordagem de Física Experimental com um olhar na Matemática |
title_fullStr |
Uma abordagem de Física Experimental com um olhar na Matemática |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem de Física Experimental com um olhar na Matemática |
title_sort |
Uma abordagem de Física Experimental com um olhar na Matemática |
author |
Gomes, Camila e Silva |
author_facet |
Gomes, Camila e Silva López, Javier García |
author_role |
author |
author2 |
López, Javier García |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Camila e Silva López, Javier García |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Acústica Óptica Matemática |
topic |
Interdisciplinaridade Acústica Óptica Matemática |
description |
O presente trabalho é um relato de uma experiência realizada durante a Semana Acadêmica do IFRS Campus Rio Grande no mês de outubro de 2014. A atividade foi realizada com os alunos do primeiro ao quarto ano dos diversos cursos integrados de Ensino Médio ofertados em Rio Grande, além dos alunos dos cursos tecnológicos. O objetivo era aproximar, de modo mais explícito, o Ensino de Física e o de Matemática, em uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto, foram montados experimentos de Acústica e Óptica. Inicialmente, os alunos observavam as experiências montadas, a seguir eram convidados a replicar os experimentos, inclusive trocando as condições iniciais. Finalmente, os alunos eram convidados a discutir a Matemática que estava por trás dos experimentos realizados. Dessa forma, foi possível discutir assuntos de Álgebra, Geometria, Trigonometria e apresentá-los associados à Física, esta vista como um modelo de representação de fenômenos da Natureza. A atividade teve duração de quatro horas e a diversidade do público trouxe alguns obstáculos, já que alguns alunos tinham mais facilidade que outros. No entanto, julgamos que se tratou de uma experiência positiva por dois motivos. Primeiro, porque conseguimos trabalhar de modo interdisciplinar, desde a concepção dos experimentos até sua execução propriamente. Segundo, porque foi possível não apenas apresentar resultados prontos, mas mostrar de que modo as ferramentas matemáticas contribuem para as “fórmulas” da Física. Desse modo, esperamos ter contribuído para desmitificar a “necessidade” de decorar fórmulas como sinônimo de aprendizado de Física, bem como de qualquer outra disciplina que envolva construção de modelos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1270 10.35819/remat2015v1i2id1270 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1270 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2015v1i2id1270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1270/1099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 214-221 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 214-221 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 214-221 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705139535872 |