Investigando as raízes quadradas no sexto ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baur, Anelise Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1294
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia para o ensino-aprendizagem do conceito de raiz quadrada através do processo de Investigação Matemática e de Resolução de Problemas, para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento deste trabalho baseou-se na interpretação geométrica para a raiz quadrada, utilizando para isso a área de quadrados e a medida do seu lado. Para tanto, utilizou-se a construção destes quadrados em uma folha quadriculada como procedimento metodológico, a fim de que os alunos pudessem perceber a relação entre o número de quadradinhos da área de cada quadrado, com a medida de seu lado, apresentando um significado concreto para o conceito de raiz quadrada. A relevância deste trabalho encontra-se no fato de ele se mostrar como uma alternativa interessante para os alunos significarem raízes quadradas.
id IFRS-2_97bac22bf564de3fcc882b368e429755
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1294
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Investigando as raízes quadradas no sexto anoInvestigaçãoEducaçãoMatemáticaResolução de ProblemasEnsino-AprendizagemEste artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia para o ensino-aprendizagem do conceito de raiz quadrada através do processo de Investigação Matemática e de Resolução de Problemas, para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento deste trabalho baseou-se na interpretação geométrica para a raiz quadrada, utilizando para isso a área de quadrados e a medida do seu lado. Para tanto, utilizou-se a construção destes quadrados em uma folha quadriculada como procedimento metodológico, a fim de que os alunos pudessem perceber a relação entre o número de quadradinhos da área de cada quadrado, com a medida de seu lado, apresentando um significado concreto para o conceito de raiz quadrada. A relevância deste trabalho encontra-se no fato de ele se mostrar como uma alternativa interessante para os alunos significarem raízes quadradas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/129410.35819/remat2016v2i1id1294REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 98-112REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 98-112REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 98-1122447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1294/1112Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBaur, Anelise Pereira2022-12-28T15:53:21Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1294Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:53:21Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando as raízes quadradas no sexto ano
title Investigando as raízes quadradas no sexto ano
spellingShingle Investigando as raízes quadradas no sexto ano
Baur, Anelise Pereira
Investigação
Educação
Matemática
Resolução de Problemas
Ensino-Aprendizagem
title_short Investigando as raízes quadradas no sexto ano
title_full Investigando as raízes quadradas no sexto ano
title_fullStr Investigando as raízes quadradas no sexto ano
title_full_unstemmed Investigando as raízes quadradas no sexto ano
title_sort Investigando as raízes quadradas no sexto ano
author Baur, Anelise Pereira
author_facet Baur, Anelise Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baur, Anelise Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação
Educação
Matemática
Resolução de Problemas
Ensino-Aprendizagem
topic Investigação
Educação
Matemática
Resolução de Problemas
Ensino-Aprendizagem
description Este artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia para o ensino-aprendizagem do conceito de raiz quadrada através do processo de Investigação Matemática e de Resolução de Problemas, para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento deste trabalho baseou-se na interpretação geométrica para a raiz quadrada, utilizando para isso a área de quadrados e a medida do seu lado. Para tanto, utilizou-se a construção destes quadrados em uma folha quadriculada como procedimento metodológico, a fim de que os alunos pudessem perceber a relação entre o número de quadradinhos da área de cada quadrado, com a medida de seu lado, apresentando um significado concreto para o conceito de raiz quadrada. A relevância deste trabalho encontra-se no fato de ele se mostrar como uma alternativa interessante para os alunos significarem raízes quadradas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1294
10.35819/remat2016v2i1id1294
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1294
identifier_str_mv 10.35819/remat2016v2i1id1294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1294/1112
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 98-112
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 98-112
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 98-112
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705162604544