DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho Rutz da Silva, Sani
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Schirlo, Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/67
Resumo: Com as mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, muitos paradigmas estão sendo derrubados. Fato que vem gerando alterações na forma de ver e de analisar o mundo atual. Nesse contexto, esse ensaio teórico, de cunho qualitativo, tem por objetivo promover reflexões sobre a resolução de problemas e a investigação matemática, como práticas de ensino da Educação Matemática. Para encerrar é relevante frisar que a escola tem por escopo formar estudantes capazes de compreender o mundo e dele participar de forma crítica, criativa e ativa. O estudo aponta que situar o ensino da Matemática nos aportes das práticas de ensino resolução de problemas e investigação matemática é relevante pois quanto maior for a quantidade de informações sobre as práticas de ensino que se fazem presentes nas salas de aula de Matemática, mais subsídios metodológicos os professores terão para auxiliá-los na construção do processo de ensino e aprendizagem.
id IFES-1_bbef75517a5cb35fde9a87e771433146
oai_identifier_str oai::article/67
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA Educação MatemáticaResolução de problemasInvestigação matemáticaCom as mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, muitos paradigmas estão sendo derrubados. Fato que vem gerando alterações na forma de ver e de analisar o mundo atual. Nesse contexto, esse ensaio teórico, de cunho qualitativo, tem por objetivo promover reflexões sobre a resolução de problemas e a investigação matemática, como práticas de ensino da Educação Matemática. Para encerrar é relevante frisar que a escola tem por escopo formar estudantes capazes de compreender o mundo e dele participar de forma crítica, criativa e ativa. O estudo aponta que situar o ensino da Matemática nos aportes das práticas de ensino resolução de problemas e investigação matemática é relevante pois quanto maior for a quantidade de informações sobre as práticas de ensino que se fazem presentes nas salas de aula de Matemática, mais subsídios metodológicos os professores terão para auxiliá-los na construção do processo de ensino e aprendizagem.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/6710.36524/dect.v4i01.67Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 92-1142236-215010.36524/dect.v4i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/67/62Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho Rutz da Silva, SaniSchirlo, Ana Cristina2019-10-17T21:38:14Zoai::article/67Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:00.481724Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
title DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
spellingShingle DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
de Carvalho Rutz da Silva, Sani
Educação Matemática
Resolução de problemas
Investigação matemática
title_short DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
title_full DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
title_fullStr DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
title_full_unstemmed DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
title_sort DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
author de Carvalho Rutz da Silva, Sani
author_facet de Carvalho Rutz da Silva, Sani
Schirlo, Ana Cristina
author_role author
author2 Schirlo, Ana Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho Rutz da Silva, Sani
Schirlo, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Resolução de problemas
Investigação matemática
topic Educação Matemática
Resolução de problemas
Investigação matemática
description Com as mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, muitos paradigmas estão sendo derrubados. Fato que vem gerando alterações na forma de ver e de analisar o mundo atual. Nesse contexto, esse ensaio teórico, de cunho qualitativo, tem por objetivo promover reflexões sobre a resolução de problemas e a investigação matemática, como práticas de ensino da Educação Matemática. Para encerrar é relevante frisar que a escola tem por escopo formar estudantes capazes de compreender o mundo e dele participar de forma crítica, criativa e ativa. O estudo aponta que situar o ensino da Matemática nos aportes das práticas de ensino resolução de problemas e investigação matemática é relevante pois quanto maior for a quantidade de informações sobre as práticas de ensino que se fazem presentes nas salas de aula de Matemática, mais subsídios metodológicos os professores terão para auxiliá-los na construção do processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/67
10.36524/dect.v4i01.67
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/67
identifier_str_mv 10.36524/dect.v4i01.67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/67/62
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 92-114
2236-2150
10.36524/dect.v4i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027516321792