DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/67 |
Resumo: | Com as mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, muitos paradigmas estão sendo derrubados. Fato que vem gerando alterações na forma de ver e de analisar o mundo atual. Nesse contexto, esse ensaio teórico, de cunho qualitativo, tem por objetivo promover reflexões sobre a resolução de problemas e a investigação matemática, como práticas de ensino da Educação Matemática. Para encerrar é relevante frisar que a escola tem por escopo formar estudantes capazes de compreender o mundo e dele participar de forma crítica, criativa e ativa. O estudo aponta que situar o ensino da Matemática nos aportes das práticas de ensino resolução de problemas e investigação matemática é relevante pois quanto maior for a quantidade de informações sobre as práticas de ensino que se fazem presentes nas salas de aula de Matemática, mais subsídios metodológicos os professores terão para auxiliá-los na construção do processo de ensino e aprendizagem. |
id |
IFES-1_bbef75517a5cb35fde9a87e771433146 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/67 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA Educação MatemáticaResolução de problemasInvestigação matemáticaCom as mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, muitos paradigmas estão sendo derrubados. Fato que vem gerando alterações na forma de ver e de analisar o mundo atual. Nesse contexto, esse ensaio teórico, de cunho qualitativo, tem por objetivo promover reflexões sobre a resolução de problemas e a investigação matemática, como práticas de ensino da Educação Matemática. Para encerrar é relevante frisar que a escola tem por escopo formar estudantes capazes de compreender o mundo e dele participar de forma crítica, criativa e ativa. O estudo aponta que situar o ensino da Matemática nos aportes das práticas de ensino resolução de problemas e investigação matemática é relevante pois quanto maior for a quantidade de informações sobre as práticas de ensino que se fazem presentes nas salas de aula de Matemática, mais subsídios metodológicos os professores terão para auxiliá-los na construção do processo de ensino e aprendizagem.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/6710.36524/dect.v4i01.67Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 92-1142236-215010.36524/dect.v4i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/67/62Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho Rutz da Silva, SaniSchirlo, Ana Cristina2019-10-17T21:38:14Zoai::article/67Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:00.481724Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
title |
DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
spellingShingle |
DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA de Carvalho Rutz da Silva, Sani Educação Matemática Resolução de problemas Investigação matemática |
title_short |
DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
title_full |
DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
title_fullStr |
DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
title_sort |
DISCUTINDO AS PRÁTICAS DE ENSINO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA |
author |
de Carvalho Rutz da Silva, Sani |
author_facet |
de Carvalho Rutz da Silva, Sani Schirlo, Ana Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Schirlo, Ana Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Carvalho Rutz da Silva, Sani Schirlo, Ana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Resolução de problemas Investigação matemática |
topic |
Educação Matemática Resolução de problemas Investigação matemática |
description |
Com as mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, muitos paradigmas estão sendo derrubados. Fato que vem gerando alterações na forma de ver e de analisar o mundo atual. Nesse contexto, esse ensaio teórico, de cunho qualitativo, tem por objetivo promover reflexões sobre a resolução de problemas e a investigação matemática, como práticas de ensino da Educação Matemática. Para encerrar é relevante frisar que a escola tem por escopo formar estudantes capazes de compreender o mundo e dele participar de forma crítica, criativa e ativa. O estudo aponta que situar o ensino da Matemática nos aportes das práticas de ensino resolução de problemas e investigação matemática é relevante pois quanto maior for a quantidade de informações sobre as práticas de ensino que se fazem presentes nas salas de aula de Matemática, mais subsídios metodológicos os professores terão para auxiliá-los na construção do processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/67 10.36524/dect.v4i01.67 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/67 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v4i01.67 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/67/62 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 01 (2014): 2014 - 01; 92-114 2236-2150 10.36524/dect.v4i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027516321792 |