Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1256
Resumo: Este trabalho é o recorte de uma situação-problema que foi proposta em uma sequência de ensino de uma pesquisa que envolveu a formação continuada de 20 professores os quais ensinam Matemática na Educação Básica, em uma rede estadual de ensino. O propósito foi identificar possibilidades acerca da re-significação da prática docente em relação ao desenvolvimento de atividades que estimulem o exercício do raciocínio combinatório enquanto representações gráficas são construídas e exploradas em conjunto com os dois Princípios Fundamentais da Contagem, de modo a obter todos os agrupamentos-solução (ou o quantitativo destes) que satisfazem à solução de um problema de contagem, sem a aplicação de fórmulas. Os professores trabalharam em grupos, refletiram acerca dos enunciados dos problemas e discutiram sobre as soluções. O pesquisador mediou discussões acerca da validação ou não das soluções e das questões colocadas em discussão e a análise dos resultados obtidos pelos professores, relacionadas à viabilidade de propor a alunos do Ensino Fundamental. Identificou-se a prevalência por soluções via representações numéricas comparadas à construção de uma representação gráfica, não obstante seu uso ter sido incentivado pelo pesquisador. Faltou ao grupo mobilizar novas estratégias de resolução frente ao desafio de resolver problemas cujos enunciados não davam pistas diretas do tipo de agrupamentos-solução envolvidos.
id IFRS-2_9ab51f408dab687d3de196208f163f25
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1256
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagemProblemas de ContagemAnálise CombinatóriaFormação de Professores de MatemáticaEducação MatemáticaEste trabalho é o recorte de uma situação-problema que foi proposta em uma sequência de ensino de uma pesquisa que envolveu a formação continuada de 20 professores os quais ensinam Matemática na Educação Básica, em uma rede estadual de ensino. O propósito foi identificar possibilidades acerca da re-significação da prática docente em relação ao desenvolvimento de atividades que estimulem o exercício do raciocínio combinatório enquanto representações gráficas são construídas e exploradas em conjunto com os dois Princípios Fundamentais da Contagem, de modo a obter todos os agrupamentos-solução (ou o quantitativo destes) que satisfazem à solução de um problema de contagem, sem a aplicação de fórmulas. Os professores trabalharam em grupos, refletiram acerca dos enunciados dos problemas e discutiram sobre as soluções. O pesquisador mediou discussões acerca da validação ou não das soluções e das questões colocadas em discussão e a análise dos resultados obtidos pelos professores, relacionadas à viabilidade de propor a alunos do Ensino Fundamental. Identificou-se a prevalência por soluções via representações numéricas comparadas à construção de uma representação gráfica, não obstante seu uso ter sido incentivado pelo pesquisador. Faltou ao grupo mobilizar novas estratégias de resolução frente ao desafio de resolver problemas cujos enunciados não davam pistas diretas do tipo de agrupamentos-solução envolvidos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/125610.35819/remat2015v1i2id1256REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 52-62REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 52-62REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 52-622447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1256/1090Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Paulo Jorge Magalhães2023-11-17T09:56:55Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1256Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T09:56:55Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem
title Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem
spellingShingle Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem
Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
Problemas de Contagem
Análise Combinatória
Formação de Professores de Matemática
Educação Matemática
title_short Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem
title_full Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem
title_fullStr Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem
title_full_unstemmed Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem
title_sort Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem
author Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
author_facet Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Paulo Jorge Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas de Contagem
Análise Combinatória
Formação de Professores de Matemática
Educação Matemática
topic Problemas de Contagem
Análise Combinatória
Formação de Professores de Matemática
Educação Matemática
description Este trabalho é o recorte de uma situação-problema que foi proposta em uma sequência de ensino de uma pesquisa que envolveu a formação continuada de 20 professores os quais ensinam Matemática na Educação Básica, em uma rede estadual de ensino. O propósito foi identificar possibilidades acerca da re-significação da prática docente em relação ao desenvolvimento de atividades que estimulem o exercício do raciocínio combinatório enquanto representações gráficas são construídas e exploradas em conjunto com os dois Princípios Fundamentais da Contagem, de modo a obter todos os agrupamentos-solução (ou o quantitativo destes) que satisfazem à solução de um problema de contagem, sem a aplicação de fórmulas. Os professores trabalharam em grupos, refletiram acerca dos enunciados dos problemas e discutiram sobre as soluções. O pesquisador mediou discussões acerca da validação ou não das soluções e das questões colocadas em discussão e a análise dos resultados obtidos pelos professores, relacionadas à viabilidade de propor a alunos do Ensino Fundamental. Identificou-se a prevalência por soluções via representações numéricas comparadas à construção de uma representação gráfica, não obstante seu uso ter sido incentivado pelo pesquisador. Faltou ao grupo mobilizar novas estratégias de resolução frente ao desafio de resolver problemas cujos enunciados não davam pistas diretas do tipo de agrupamentos-solução envolvidos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1256
10.35819/remat2015v1i2id1256
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1256
identifier_str_mv 10.35819/remat2015v1i2id1256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1256/1090
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 52-62
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 52-62
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 52-62
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705123807232