Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1256 |
Resumo: | Este trabalho é o recorte de uma situação-problema que foi proposta em uma sequência de ensino de uma pesquisa que envolveu a formação continuada de 20 professores os quais ensinam Matemática na Educação Básica, em uma rede estadual de ensino. O propósito foi identificar possibilidades acerca da re-significação da prática docente em relação ao desenvolvimento de atividades que estimulem o exercício do raciocínio combinatório enquanto representações gráficas são construídas e exploradas em conjunto com os dois Princípios Fundamentais da Contagem, de modo a obter todos os agrupamentos-solução (ou o quantitativo destes) que satisfazem à solução de um problema de contagem, sem a aplicação de fórmulas. Os professores trabalharam em grupos, refletiram acerca dos enunciados dos problemas e discutiram sobre as soluções. O pesquisador mediou discussões acerca da validação ou não das soluções e das questões colocadas em discussão e a análise dos resultados obtidos pelos professores, relacionadas à viabilidade de propor a alunos do Ensino Fundamental. Identificou-se a prevalência por soluções via representações numéricas comparadas à construção de uma representação gráfica, não obstante seu uso ter sido incentivado pelo pesquisador. Faltou ao grupo mobilizar novas estratégias de resolução frente ao desafio de resolver problemas cujos enunciados não davam pistas diretas do tipo de agrupamentos-solução envolvidos. |
id |
IFRS-2_9ab51f408dab687d3de196208f163f25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1256 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagemProblemas de ContagemAnálise CombinatóriaFormação de Professores de MatemáticaEducação MatemáticaEste trabalho é o recorte de uma situação-problema que foi proposta em uma sequência de ensino de uma pesquisa que envolveu a formação continuada de 20 professores os quais ensinam Matemática na Educação Básica, em uma rede estadual de ensino. O propósito foi identificar possibilidades acerca da re-significação da prática docente em relação ao desenvolvimento de atividades que estimulem o exercício do raciocínio combinatório enquanto representações gráficas são construídas e exploradas em conjunto com os dois Princípios Fundamentais da Contagem, de modo a obter todos os agrupamentos-solução (ou o quantitativo destes) que satisfazem à solução de um problema de contagem, sem a aplicação de fórmulas. Os professores trabalharam em grupos, refletiram acerca dos enunciados dos problemas e discutiram sobre as soluções. O pesquisador mediou discussões acerca da validação ou não das soluções e das questões colocadas em discussão e a análise dos resultados obtidos pelos professores, relacionadas à viabilidade de propor a alunos do Ensino Fundamental. Identificou-se a prevalência por soluções via representações numéricas comparadas à construção de uma representação gráfica, não obstante seu uso ter sido incentivado pelo pesquisador. Faltou ao grupo mobilizar novas estratégias de resolução frente ao desafio de resolver problemas cujos enunciados não davam pistas diretas do tipo de agrupamentos-solução envolvidos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/125610.35819/remat2015v1i2id1256REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 52-62REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 52-62REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 52-622447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1256/1090Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Paulo Jorge Magalhães2023-11-17T09:56:55Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1256Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T09:56:55Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem |
title |
Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem |
spellingShingle |
Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem Teixeira, Paulo Jorge Magalhães Problemas de Contagem Análise Combinatória Formação de Professores de Matemática Educação Matemática |
title_short |
Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem |
title_full |
Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem |
title_fullStr |
Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem |
title_full_unstemmed |
Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem |
title_sort |
Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem |
author |
Teixeira, Paulo Jorge Magalhães |
author_facet |
Teixeira, Paulo Jorge Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Paulo Jorge Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas de Contagem Análise Combinatória Formação de Professores de Matemática Educação Matemática |
topic |
Problemas de Contagem Análise Combinatória Formação de Professores de Matemática Educação Matemática |
description |
Este trabalho é o recorte de uma situação-problema que foi proposta em uma sequência de ensino de uma pesquisa que envolveu a formação continuada de 20 professores os quais ensinam Matemática na Educação Básica, em uma rede estadual de ensino. O propósito foi identificar possibilidades acerca da re-significação da prática docente em relação ao desenvolvimento de atividades que estimulem o exercício do raciocínio combinatório enquanto representações gráficas são construídas e exploradas em conjunto com os dois Princípios Fundamentais da Contagem, de modo a obter todos os agrupamentos-solução (ou o quantitativo destes) que satisfazem à solução de um problema de contagem, sem a aplicação de fórmulas. Os professores trabalharam em grupos, refletiram acerca dos enunciados dos problemas e discutiram sobre as soluções. O pesquisador mediou discussões acerca da validação ou não das soluções e das questões colocadas em discussão e a análise dos resultados obtidos pelos professores, relacionadas à viabilidade de propor a alunos do Ensino Fundamental. Identificou-se a prevalência por soluções via representações numéricas comparadas à construção de uma representação gráfica, não obstante seu uso ter sido incentivado pelo pesquisador. Faltou ao grupo mobilizar novas estratégias de resolução frente ao desafio de resolver problemas cujos enunciados não davam pistas diretas do tipo de agrupamentos-solução envolvidos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1256 10.35819/remat2015v1i2id1256 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1256 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2015v1i2id1256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1256/1090 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 52-62 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 52-62 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 52-62 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705123807232 |