Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stamberg, Cristiane da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Stochero, Anderson Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1288
Resumo: Este artigo apresenta uma experiência realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ângelo, RS. O foco é mostrar o desenvolvimento de um Projeto de Ensino envolvendo o uso de jogos e de materiais didáticos concretos que possam auxiliar os alunos da Instituição no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos e de conceitos na disciplina de Matemática. Tendo em vista os benefícios da utilização de uma metodologia de ensino diferenciada dentro da sala de aula, buscou-se estimular os alunos, tornando esse processo mais agradável e interativo, de forma a unir o lúdico aos conceitos matemáticos, considerando os benefícios reais da utilização dos jogos e de materiais concretos. Diante disso, foi aplicado ao grupo de discentes um questionário a fim de identificar a percepção desses quanto ao método utilizado. No tratamento das informações do instrumento (questionário), foi feita a análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultado, pôde-se perceber a aceitação e a efetividade da metodologia dentro da sala de aula.
id IFRS-2_d1bd092c4c7d2b0f297896d94d953411
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1288
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino MédioMatemáticaConstrução de Materiais DidáticosJogosEnsinoEste artigo apresenta uma experiência realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ângelo, RS. O foco é mostrar o desenvolvimento de um Projeto de Ensino envolvendo o uso de jogos e de materiais didáticos concretos que possam auxiliar os alunos da Instituição no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos e de conceitos na disciplina de Matemática. Tendo em vista os benefícios da utilização de uma metodologia de ensino diferenciada dentro da sala de aula, buscou-se estimular os alunos, tornando esse processo mais agradável e interativo, de forma a unir o lúdico aos conceitos matemáticos, considerando os benefícios reais da utilização dos jogos e de materiais concretos. Diante disso, foi aplicado ao grupo de discentes um questionário a fim de identificar a percepção desses quanto ao método utilizado. No tratamento das informações do instrumento (questionário), foi feita a análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultado, pôde-se perceber a aceitação e a efetividade da metodologia dentro da sala de aula.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/128810.35819/remat2016v2i1id1288REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 155-166REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 155-166REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 155-1662447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1288/1108Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessStamberg, Cristiane da SilvaStochero, Anderson Daniel2022-12-28T15:53:21Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1288Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:53:21Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio
title Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio
spellingShingle Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio
Stamberg, Cristiane da Silva
Matemática
Construção de Materiais Didáticos
Jogos
Ensino
title_short Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio
title_full Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio
title_fullStr Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio
title_full_unstemmed Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio
title_sort Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio
author Stamberg, Cristiane da Silva
author_facet Stamberg, Cristiane da Silva
Stochero, Anderson Daniel
author_role author
author2 Stochero, Anderson Daniel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stamberg, Cristiane da Silva
Stochero, Anderson Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Construção de Materiais Didáticos
Jogos
Ensino
topic Matemática
Construção de Materiais Didáticos
Jogos
Ensino
description Este artigo apresenta uma experiência realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ângelo, RS. O foco é mostrar o desenvolvimento de um Projeto de Ensino envolvendo o uso de jogos e de materiais didáticos concretos que possam auxiliar os alunos da Instituição no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos e de conceitos na disciplina de Matemática. Tendo em vista os benefícios da utilização de uma metodologia de ensino diferenciada dentro da sala de aula, buscou-se estimular os alunos, tornando esse processo mais agradável e interativo, de forma a unir o lúdico aos conceitos matemáticos, considerando os benefícios reais da utilização dos jogos e de materiais concretos. Diante disso, foi aplicado ao grupo de discentes um questionário a fim de identificar a percepção desses quanto ao método utilizado. No tratamento das informações do instrumento (questionário), foi feita a análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultado, pôde-se perceber a aceitação e a efetividade da metodologia dentro da sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1288
10.35819/remat2016v2i1id1288
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1288
identifier_str_mv 10.35819/remat2016v2i1id1288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1288/1108
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 155-166
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 155-166
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 155-166
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705154215936