Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1288 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma experiência realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ângelo, RS. O foco é mostrar o desenvolvimento de um Projeto de Ensino envolvendo o uso de jogos e de materiais didáticos concretos que possam auxiliar os alunos da Instituição no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos e de conceitos na disciplina de Matemática. Tendo em vista os benefícios da utilização de uma metodologia de ensino diferenciada dentro da sala de aula, buscou-se estimular os alunos, tornando esse processo mais agradável e interativo, de forma a unir o lúdico aos conceitos matemáticos, considerando os benefícios reais da utilização dos jogos e de materiais concretos. Diante disso, foi aplicado ao grupo de discentes um questionário a fim de identificar a percepção desses quanto ao método utilizado. No tratamento das informações do instrumento (questionário), foi feita a análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultado, pôde-se perceber a aceitação e a efetividade da metodologia dentro da sala de aula. |
id |
IFRS-2_d1bd092c4c7d2b0f297896d94d953411 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1288 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino MédioMatemáticaConstrução de Materiais DidáticosJogosEnsinoEste artigo apresenta uma experiência realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ângelo, RS. O foco é mostrar o desenvolvimento de um Projeto de Ensino envolvendo o uso de jogos e de materiais didáticos concretos que possam auxiliar os alunos da Instituição no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos e de conceitos na disciplina de Matemática. Tendo em vista os benefícios da utilização de uma metodologia de ensino diferenciada dentro da sala de aula, buscou-se estimular os alunos, tornando esse processo mais agradável e interativo, de forma a unir o lúdico aos conceitos matemáticos, considerando os benefícios reais da utilização dos jogos e de materiais concretos. Diante disso, foi aplicado ao grupo de discentes um questionário a fim de identificar a percepção desses quanto ao método utilizado. No tratamento das informações do instrumento (questionário), foi feita a análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultado, pôde-se perceber a aceitação e a efetividade da metodologia dentro da sala de aula.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/128810.35819/remat2016v2i1id1288REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 155-166REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 155-166REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 155-1662447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1288/1108Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessStamberg, Cristiane da SilvaStochero, Anderson Daniel2022-12-28T15:53:21Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1288Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:53:21Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio |
title |
Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio |
spellingShingle |
Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio Stamberg, Cristiane da Silva Matemática Construção de Materiais Didáticos Jogos Ensino |
title_short |
Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio |
title_full |
Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio |
title_fullStr |
Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio |
title_sort |
Concepções de uma metodologia de ensino em Matemática fundamentada na utilização de jogos e de materiais concretos no Ensino Médio |
author |
Stamberg, Cristiane da Silva |
author_facet |
Stamberg, Cristiane da Silva Stochero, Anderson Daniel |
author_role |
author |
author2 |
Stochero, Anderson Daniel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stamberg, Cristiane da Silva Stochero, Anderson Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Construção de Materiais Didáticos Jogos Ensino |
topic |
Matemática Construção de Materiais Didáticos Jogos Ensino |
description |
Este artigo apresenta uma experiência realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ângelo, RS. O foco é mostrar o desenvolvimento de um Projeto de Ensino envolvendo o uso de jogos e de materiais didáticos concretos que possam auxiliar os alunos da Instituição no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos e de conceitos na disciplina de Matemática. Tendo em vista os benefícios da utilização de uma metodologia de ensino diferenciada dentro da sala de aula, buscou-se estimular os alunos, tornando esse processo mais agradável e interativo, de forma a unir o lúdico aos conceitos matemáticos, considerando os benefícios reais da utilização dos jogos e de materiais concretos. Diante disso, foi aplicado ao grupo de discentes um questionário a fim de identificar a percepção desses quanto ao método utilizado. No tratamento das informações do instrumento (questionário), foi feita a análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultado, pôde-se perceber a aceitação e a efetividade da metodologia dentro da sala de aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1288 10.35819/remat2016v2i1id1288 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1288 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2016v2i1id1288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1288/1108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 1 (2016); 155-166 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2016); 155-166 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 1 (2016); 155-166 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705154215936 |