Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83WQ6Q |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação sobre a presença de jogos e materiais concretos nos livros didáticos de Matemática para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Focalizamos três coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático em sua edição de 2007 (PNLD 2007). Em relação aos aspectos teórico-metodológicos, o processo de pesquisa envolveu a adoção de um conceito para jogo e materiais concretos, o estudo da proposição desses recursos por alguns autores, a escolha de critérios para a seleção das obras e atividades a serem analisadas e o uso da análise de conteúdo para selecionar as coleções e examinar as atividades nelas propostas. As análises empreendidas nos possibilitaram identificar diversos aspectos que permeiam o emprego de jogos e materiais concretos nas coleções e que estão diretamente relacionados ao movimento da Educação Matemática e às concepções adjacentes e às demandas do PNLD. Procuramos destacar, principalmente, as concepções que norteiam esse tipo de atividade nas coleções estudadas, o que pode oferecer contribuições ao campo de pesquisa da Educação Matemática, na medida em que este estudo possibilita uma reflexão a respeito do uso de jogos e materiais concretos no ensino da Matemática. |
id |
UFMG_816f809a9fd167542fb52bdc7aac5804 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83WQ6Q |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Laura Magalhaes GomesIsabel Cristina Alves da Silva FradeNora Olinda Cabrera ZunigaMaria Fernanda Tavares de Siqueira Campos2019-08-13T22:07:07Z2019-08-13T22:07:07Z2009-08-28http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83WQ6QNeste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação sobre a presença de jogos e materiais concretos nos livros didáticos de Matemática para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Focalizamos três coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático em sua edição de 2007 (PNLD 2007). Em relação aos aspectos teórico-metodológicos, o processo de pesquisa envolveu a adoção de um conceito para jogo e materiais concretos, o estudo da proposição desses recursos por alguns autores, a escolha de critérios para a seleção das obras e atividades a serem analisadas e o uso da análise de conteúdo para selecionar as coleções e examinar as atividades nelas propostas. As análises empreendidas nos possibilitaram identificar diversos aspectos que permeiam o emprego de jogos e materiais concretos nas coleções e que estão diretamente relacionados ao movimento da Educação Matemática e às concepções adjacentes e às demandas do PNLD. Procuramos destacar, principalmente, as concepções que norteiam esse tipo de atividade nas coleções estudadas, o que pode oferecer contribuições ao campo de pesquisa da Educação Matemática, na medida em que este estudo possibilita uma reflexão a respeito do uso de jogos e materiais concretos no ensino da Matemática.This master thesis project presents the results of an investigation concerning the presence of games and concrete materials in Mathematics textbooks to be used in the first educational level (named Fundamental Education). Three collections approved by the 2007 edition of the National Textbook Program (PNLD) were focused. Regarding the theoretical-methodological aspects, the research process involved the adoption of a conceptual model for games and concrete materials, a study on the proposal of these resources by some authors, the criteria adopted for the selection of works and activities that are going to be analyzed and the use of content analysis as a way to select the collections and to examine the activities proposed by them. The analysis undertaken made possible to identify the diverse aspects that involve the use of games and concrete materials in those collections and which are directly related to the Mathematics Education movement and adjacent conceptions, and to the demands from the PNLD. We gave special emphasis to the concepts that guide this type of activity in the collections studied, which may offer contributions to the Mathematics Education research field, since that this study opens the possibility a reflection on the use of games and concrete materials it the teaching of Mathematics .Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLivros didáticosJogosEducação matemáticaMateriaisConcretosJogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcampos__maria_fernanda_ts___disserta__o_2009.pdfapplication/pdf2693708https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83WQ6Q/1/campos__maria_fernanda_ts___disserta__o_2009.pdf9958d4cfea95ee391e309f61e906a456MD51TEXTcampos__maria_fernanda_ts___disserta__o_2009.pdf.txtcampos__maria_fernanda_ts___disserta__o_2009.pdf.txtExtracted texttext/plain477539https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83WQ6Q/2/campos__maria_fernanda_ts___disserta__o_2009.pdf.txtb3fd92301e51aac275a3f5b4a6020cbaMD521843/FAEC-83WQ6Q2019-11-14 03:44:24.571oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83WQ6QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:44:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental |
title |
Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental Maria Fernanda Tavares de Siqueira Campos Livros didáticos Jogos Educação matemática Materiais Concretos Educação |
title_short |
Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Jogos e materiais concretos em livros didáticos de matemática das séries iniciais do ensino fundamental |
author |
Maria Fernanda Tavares de Siqueira Campos |
author_facet |
Maria Fernanda Tavares de Siqueira Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Laura Magalhaes Gomes |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Isabel Cristina Alves da Silva Frade |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Nora Olinda Cabrera Zuniga |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Fernanda Tavares de Siqueira Campos |
contributor_str_mv |
Maria Laura Magalhaes Gomes Isabel Cristina Alves da Silva Frade Nora Olinda Cabrera Zuniga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos Jogos Educação matemática Materiais Concretos |
topic |
Livros didáticos Jogos Educação matemática Materiais Concretos Educação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação |
description |
Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação sobre a presença de jogos e materiais concretos nos livros didáticos de Matemática para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Focalizamos três coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático em sua edição de 2007 (PNLD 2007). Em relação aos aspectos teórico-metodológicos, o processo de pesquisa envolveu a adoção de um conceito para jogo e materiais concretos, o estudo da proposição desses recursos por alguns autores, a escolha de critérios para a seleção das obras e atividades a serem analisadas e o uso da análise de conteúdo para selecionar as coleções e examinar as atividades nelas propostas. As análises empreendidas nos possibilitaram identificar diversos aspectos que permeiam o emprego de jogos e materiais concretos nas coleções e que estão diretamente relacionados ao movimento da Educação Matemática e às concepções adjacentes e às demandas do PNLD. Procuramos destacar, principalmente, as concepções que norteiam esse tipo de atividade nas coleções estudadas, o que pode oferecer contribuições ao campo de pesquisa da Educação Matemática, na medida em que este estudo possibilita uma reflexão a respeito do uso de jogos e materiais concretos no ensino da Matemática. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T22:07:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T22:07:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83WQ6Q |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83WQ6Q |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83WQ6Q/1/campos__maria_fernanda_ts___disserta__o_2009.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83WQ6Q/2/campos__maria_fernanda_ts___disserta__o_2009.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9958d4cfea95ee391e309f61e906a456 b3fd92301e51aac275a3f5b4a6020cba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589544028667904 |