Uma compreensão matemática dos Jogos de Somatórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ross Alves do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2056
Resumo: Este estudo analisa o conhecimento matemático vivenciado nos jogos de somatórios (triangular, quadrado, estrelar, entre outros). Várias são as estratégias que podem ser utilizadas para atividades de ensino nos diversos níveis de escolaridade. O uso de jogos no ensino é defendido em diversas pesquisas (BORIN, 2004; GUZMÁN, 1990; GARDNER, 1961; HUIZINGA, 1971; MIORIN; FIORENTINI, 1990), em uma perspectiva que propõe a prática/manipulação a partir das teorias do ensino aprendizagem. Esse tipo de proposta vem sendo explorada de forma sistemática no LACAPE/UFRPE (Laboratório Científico de Aprendizagem Pesquisa e Ensino), por meio do projeto de desenvolvimento de jogos matemáticos, o qual envolve grupos de alunos tanto da Licenciatura em Matemática quanto da Licenciatura em Pedagogia, para explorar tarefas de investigação no uso de jogos matemáticos do Ensino Básico. Nesse estudo, participaram 14 alunos de uma turma de Prática de Ensino de Matemática I do turno da noite, que deveriam descrever o conhecimento matemático envolvido em um jogo somatório triangular e apresentar uma generalização dessa atividade. Os resultados indicam que os estudantes conseguem oferecer uma descrição dos elementos matemáticos presentes na atividade, produzem situações novas para enriquecer esse saber e exploram compreensão dos campos matemáticos requisitados na situação, como: lógica e sequências, operações matemáticas, construção de modelos, combinatória e probabilidade, entre outros conhecimentos.
id IFRS-2_df87c789eab64ab8312e6ab6d96ea33d
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2056
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Uma compreensão matemática dos Jogos de SomatóriosJogos de SomatórioPrática de EnsinoSistemas de EquaçõesTeorias da AprendizagemEste estudo analisa o conhecimento matemático vivenciado nos jogos de somatórios (triangular, quadrado, estrelar, entre outros). Várias são as estratégias que podem ser utilizadas para atividades de ensino nos diversos níveis de escolaridade. O uso de jogos no ensino é defendido em diversas pesquisas (BORIN, 2004; GUZMÁN, 1990; GARDNER, 1961; HUIZINGA, 1971; MIORIN; FIORENTINI, 1990), em uma perspectiva que propõe a prática/manipulação a partir das teorias do ensino aprendizagem. Esse tipo de proposta vem sendo explorada de forma sistemática no LACAPE/UFRPE (Laboratório Científico de Aprendizagem Pesquisa e Ensino), por meio do projeto de desenvolvimento de jogos matemáticos, o qual envolve grupos de alunos tanto da Licenciatura em Matemática quanto da Licenciatura em Pedagogia, para explorar tarefas de investigação no uso de jogos matemáticos do Ensino Básico. Nesse estudo, participaram 14 alunos de uma turma de Prática de Ensino de Matemática I do turno da noite, que deveriam descrever o conhecimento matemático envolvido em um jogo somatório triangular e apresentar uma generalização dessa atividade. Os resultados indicam que os estudantes conseguem oferecer uma descrição dos elementos matemáticos presentes na atividade, produzem situações novas para enriquecer esse saber e exploram compreensão dos campos matemáticos requisitados na situação, como: lógica e sequências, operações matemáticas, construção de modelos, combinatória e probabilidade, entre outros conhecimentos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/205610.35819/remat2017v3i1id2056REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 1 (2017); 93-106REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 93-106REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 1 (2017); 93-1062447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2056/1603Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Ross Alves do2022-12-28T15:55:45Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2056Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:55:45Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma compreensão matemática dos Jogos de Somatórios
title Uma compreensão matemática dos Jogos de Somatórios
spellingShingle Uma compreensão matemática dos Jogos de Somatórios
Nascimento, Ross Alves do
Jogos de Somatório
Prática de Ensino
Sistemas de Equações
Teorias da Aprendizagem
title_short Uma compreensão matemática dos Jogos de Somatórios
title_full Uma compreensão matemática dos Jogos de Somatórios
title_fullStr Uma compreensão matemática dos Jogos de Somatórios
title_full_unstemmed Uma compreensão matemática dos Jogos de Somatórios
title_sort Uma compreensão matemática dos Jogos de Somatórios
author Nascimento, Ross Alves do
author_facet Nascimento, Ross Alves do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ross Alves do
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de Somatório
Prática de Ensino
Sistemas de Equações
Teorias da Aprendizagem
topic Jogos de Somatório
Prática de Ensino
Sistemas de Equações
Teorias da Aprendizagem
description Este estudo analisa o conhecimento matemático vivenciado nos jogos de somatórios (triangular, quadrado, estrelar, entre outros). Várias são as estratégias que podem ser utilizadas para atividades de ensino nos diversos níveis de escolaridade. O uso de jogos no ensino é defendido em diversas pesquisas (BORIN, 2004; GUZMÁN, 1990; GARDNER, 1961; HUIZINGA, 1971; MIORIN; FIORENTINI, 1990), em uma perspectiva que propõe a prática/manipulação a partir das teorias do ensino aprendizagem. Esse tipo de proposta vem sendo explorada de forma sistemática no LACAPE/UFRPE (Laboratório Científico de Aprendizagem Pesquisa e Ensino), por meio do projeto de desenvolvimento de jogos matemáticos, o qual envolve grupos de alunos tanto da Licenciatura em Matemática quanto da Licenciatura em Pedagogia, para explorar tarefas de investigação no uso de jogos matemáticos do Ensino Básico. Nesse estudo, participaram 14 alunos de uma turma de Prática de Ensino de Matemática I do turno da noite, que deveriam descrever o conhecimento matemático envolvido em um jogo somatório triangular e apresentar uma generalização dessa atividade. Os resultados indicam que os estudantes conseguem oferecer uma descrição dos elementos matemáticos presentes na atividade, produzem situações novas para enriquecer esse saber e exploram compreensão dos campos matemáticos requisitados na situação, como: lógica e sequências, operações matemáticas, construção de modelos, combinatória e probabilidade, entre outros conhecimentos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2056
10.35819/remat2017v3i1id2056
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2056
identifier_str_mv 10.35819/remat2017v3i1id2056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2056/1603
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 1 (2017); 93-106
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 93-106
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 1 (2017); 93-106
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705198256128