Problemas clássicos de Geometria Euclidiana ilustrados no Geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Jorge Mauro da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ramos, Nicoli Peroza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1203
Resumo: A interpretação e o entendimento de postulados, teoremas e/ou demonstrações matemáticas configuram um processo evolutivo, ou seja, somente com a prática através da leitura, interpretação e muitas vezes ilustração é que conseguimos entender de fato o que estes querem dizer. Salienta-se que, com o avanço da tecnologia, temos cada vez mais recursos para facilitar tais entendimentos. Através do software Geogebra é possível ilustrar problemas geométricos. Por exemplo, é de fácil verificação e construção o fato de que a soma dos ângulos internos de um triângulo independe do triângulo, o que acaba por tornar mais clara a visualização de resultados, além de auxiliar no processo evolutivo de assimilação e elaboração de conjecturas. A partir desta pesquisa, que envolve a ilustração de uma lista de problemas clássicos da Geometria Euclidiana Plana, atuamos tanto como pesquisadores quanto pesquisados, já que o problema surgiu a partir de nossas dificuldades em visualizar tais teoremas e utilizar o software como um auxílio. Tendo o objetivo de facilitar o entendimento dos problemas, propomos como meta a ilustração dos mesmos com o auxílio do software Geogebra. Como resultado esta pesquisa aponta exemplos de indagações e conjecturas que poderão ser utilizados por professores de Matemática e por alunos. Por fim, uma vez que, após explorar certas descobertas com as ilustrações, surge a necessidade de uma demonstração para cada problema, deve-se, citando De Villiers (2002, p. 13), “utilizar inicialmente a função mais fundamental de explicação e descoberta para introduzir a demonstração como uma atividade significativa para os alunos”.
id IFRS-2_f459346ec6eb338b6a6a9764939f6d46
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1203
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Problemas clássicos de Geometria Euclidiana ilustrados no GeogebraGeogebraGeometria EuclidianaIlustraçãoProblemas ClássicosA interpretação e o entendimento de postulados, teoremas e/ou demonstrações matemáticas configuram um processo evolutivo, ou seja, somente com a prática através da leitura, interpretação e muitas vezes ilustração é que conseguimos entender de fato o que estes querem dizer. Salienta-se que, com o avanço da tecnologia, temos cada vez mais recursos para facilitar tais entendimentos. Através do software Geogebra é possível ilustrar problemas geométricos. Por exemplo, é de fácil verificação e construção o fato de que a soma dos ângulos internos de um triângulo independe do triângulo, o que acaba por tornar mais clara a visualização de resultados, além de auxiliar no processo evolutivo de assimilação e elaboração de conjecturas. A partir desta pesquisa, que envolve a ilustração de uma lista de problemas clássicos da Geometria Euclidiana Plana, atuamos tanto como pesquisadores quanto pesquisados, já que o problema surgiu a partir de nossas dificuldades em visualizar tais teoremas e utilizar o software como um auxílio. Tendo o objetivo de facilitar o entendimento dos problemas, propomos como meta a ilustração dos mesmos com o auxílio do software Geogebra. Como resultado esta pesquisa aponta exemplos de indagações e conjecturas que poderão ser utilizados por professores de Matemática e por alunos. Por fim, uma vez que, após explorar certas descobertas com as ilustrações, surge a necessidade de uma demonstração para cada problema, deve-se, citando De Villiers (2002, p. 13), “utilizar inicialmente a função mais fundamental de explicação e descoberta para introduzir a demonstração como uma atividade significativa para os alunos”.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/120310.35819/remat2015v1i2id1203REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 234REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 234REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 2342447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1203/1072Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Junior, Jorge Mauro daRamos, Nicoli Peroza2023-11-17T19:04:44Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1203Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T19:04:44Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas clássicos de Geometria Euclidiana ilustrados no Geogebra
title Problemas clássicos de Geometria Euclidiana ilustrados no Geogebra
spellingShingle Problemas clássicos de Geometria Euclidiana ilustrados no Geogebra
Silva Junior, Jorge Mauro da
Geogebra
Geometria Euclidiana
Ilustração
Problemas Clássicos
title_short Problemas clássicos de Geometria Euclidiana ilustrados no Geogebra
title_full Problemas clássicos de Geometria Euclidiana ilustrados no Geogebra
title_fullStr Problemas clássicos de Geometria Euclidiana ilustrados no Geogebra
title_full_unstemmed Problemas clássicos de Geometria Euclidiana ilustrados no Geogebra
title_sort Problemas clássicos de Geometria Euclidiana ilustrados no Geogebra
author Silva Junior, Jorge Mauro da
author_facet Silva Junior, Jorge Mauro da
Ramos, Nicoli Peroza
author_role author
author2 Ramos, Nicoli Peroza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Jorge Mauro da
Ramos, Nicoli Peroza
dc.subject.por.fl_str_mv Geogebra
Geometria Euclidiana
Ilustração
Problemas Clássicos
topic Geogebra
Geometria Euclidiana
Ilustração
Problemas Clássicos
description A interpretação e o entendimento de postulados, teoremas e/ou demonstrações matemáticas configuram um processo evolutivo, ou seja, somente com a prática através da leitura, interpretação e muitas vezes ilustração é que conseguimos entender de fato o que estes querem dizer. Salienta-se que, com o avanço da tecnologia, temos cada vez mais recursos para facilitar tais entendimentos. Através do software Geogebra é possível ilustrar problemas geométricos. Por exemplo, é de fácil verificação e construção o fato de que a soma dos ângulos internos de um triângulo independe do triângulo, o que acaba por tornar mais clara a visualização de resultados, além de auxiliar no processo evolutivo de assimilação e elaboração de conjecturas. A partir desta pesquisa, que envolve a ilustração de uma lista de problemas clássicos da Geometria Euclidiana Plana, atuamos tanto como pesquisadores quanto pesquisados, já que o problema surgiu a partir de nossas dificuldades em visualizar tais teoremas e utilizar o software como um auxílio. Tendo o objetivo de facilitar o entendimento dos problemas, propomos como meta a ilustração dos mesmos com o auxílio do software Geogebra. Como resultado esta pesquisa aponta exemplos de indagações e conjecturas que poderão ser utilizados por professores de Matemática e por alunos. Por fim, uma vez que, após explorar certas descobertas com as ilustrações, surge a necessidade de uma demonstração para cada problema, deve-se, citando De Villiers (2002, p. 13), “utilizar inicialmente a função mais fundamental de explicação e descoberta para introduzir a demonstração como uma atividade significativa para os alunos”.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Resumo; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1203
10.35819/remat2015v1i2id1203
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1203
identifier_str_mv 10.35819/remat2015v1i2id1203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1203/1072
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 234
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 234
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 234
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705093398528