Utilização do software FreeMat para ensinar função no Ensino Médio através da programação computacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Fernando Henrique
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carbo, Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2130
Resumo: Várias são as possibilidades e os recursos para o emprego das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. Dentre estas, práticas pedagógicas mediadas pela utilização do computador podem proporcionar ao aluno construir seu próprio conhecimento, contudo o professor deve dominar e conhecer meios para poder aplicar esta tecnologia nas aulas. Diante disto, o presente artigo traz um relato de experiência de uma proposta voltada para o ensino de função através da utilização do software FreeMat. O objetivo da proposta é possibilitar que por meio da utilização do software nas aulas de matemática do ensino básico, o aluno compreenda os conceitos ligados às funções e a seus gráficos, a programação no FreeMat através de modelos de funções pré-definidas e os comandos básicos aplicados em várias linguagens de programação. A metodologia baseia-se na aplicação de atividades voltadas para plotagens gráficas de funções e na construção de um programa computacional em linguagem FreeMat, que determina o valor a pagar para certo consumo de água em metros cúbicos (m³). Para construção do programa, foi utilizada a estrutura tarifária fornecida pela Concessionária dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Cuiabá (CAB). Estas abordagens foram aplicadas em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus São Vicente, localizado no município de Campo Verde. Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa qualitativa e a análise dos dados corrobora com outros estudos referentes ao uso de softwares no ensino.
id IFRS-2_fccc254ace205f15031154398121fa6e
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2130
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Utilização do software FreeMat para ensinar função no Ensino Médio através da programação computacionalFunçãoEnsinoSoftwareProgramação ComputacionalVárias são as possibilidades e os recursos para o emprego das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. Dentre estas, práticas pedagógicas mediadas pela utilização do computador podem proporcionar ao aluno construir seu próprio conhecimento, contudo o professor deve dominar e conhecer meios para poder aplicar esta tecnologia nas aulas. Diante disto, o presente artigo traz um relato de experiência de uma proposta voltada para o ensino de função através da utilização do software FreeMat. O objetivo da proposta é possibilitar que por meio da utilização do software nas aulas de matemática do ensino básico, o aluno compreenda os conceitos ligados às funções e a seus gráficos, a programação no FreeMat através de modelos de funções pré-definidas e os comandos básicos aplicados em várias linguagens de programação. A metodologia baseia-se na aplicação de atividades voltadas para plotagens gráficas de funções e na construção de um programa computacional em linguagem FreeMat, que determina o valor a pagar para certo consumo de água em metros cúbicos (m³). Para construção do programa, foi utilizada a estrutura tarifária fornecida pela Concessionária dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Cuiabá (CAB). Estas abordagens foram aplicadas em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus São Vicente, localizado no município de Campo Verde. Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa qualitativa e a análise dos dados corrobora com outros estudos referentes ao uso de softwares no ensino.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/213010.35819/remat2017v3i1id2130REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 1 (2017); 120-135REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 120-135REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 1 (2017); 120-1352447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2130/1605Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Fernando HenriqueCarbo, Leandro2022-12-28T15:55:45Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2130Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:55:45Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do software FreeMat para ensinar função no Ensino Médio através da programação computacional
title Utilização do software FreeMat para ensinar função no Ensino Médio através da programação computacional
spellingShingle Utilização do software FreeMat para ensinar função no Ensino Médio através da programação computacional
Cardoso, Fernando Henrique
Função
Ensino
Software
Programação Computacional
title_short Utilização do software FreeMat para ensinar função no Ensino Médio através da programação computacional
title_full Utilização do software FreeMat para ensinar função no Ensino Médio através da programação computacional
title_fullStr Utilização do software FreeMat para ensinar função no Ensino Médio através da programação computacional
title_full_unstemmed Utilização do software FreeMat para ensinar função no Ensino Médio através da programação computacional
title_sort Utilização do software FreeMat para ensinar função no Ensino Médio através da programação computacional
author Cardoso, Fernando Henrique
author_facet Cardoso, Fernando Henrique
Carbo, Leandro
author_role author
author2 Carbo, Leandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Fernando Henrique
Carbo, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Função
Ensino
Software
Programação Computacional
topic Função
Ensino
Software
Programação Computacional
description Várias são as possibilidades e os recursos para o emprego das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. Dentre estas, práticas pedagógicas mediadas pela utilização do computador podem proporcionar ao aluno construir seu próprio conhecimento, contudo o professor deve dominar e conhecer meios para poder aplicar esta tecnologia nas aulas. Diante disto, o presente artigo traz um relato de experiência de uma proposta voltada para o ensino de função através da utilização do software FreeMat. O objetivo da proposta é possibilitar que por meio da utilização do software nas aulas de matemática do ensino básico, o aluno compreenda os conceitos ligados às funções e a seus gráficos, a programação no FreeMat através de modelos de funções pré-definidas e os comandos básicos aplicados em várias linguagens de programação. A metodologia baseia-se na aplicação de atividades voltadas para plotagens gráficas de funções e na construção de um programa computacional em linguagem FreeMat, que determina o valor a pagar para certo consumo de água em metros cúbicos (m³). Para construção do programa, foi utilizada a estrutura tarifária fornecida pela Concessionária dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Cuiabá (CAB). Estas abordagens foram aplicadas em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus São Vicente, localizado no município de Campo Verde. Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa qualitativa e a análise dos dados corrobora com outros estudos referentes ao uso de softwares no ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2130
10.35819/remat2017v3i1id2130
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2130
identifier_str_mv 10.35819/remat2017v3i1id2130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2130/1605
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 1 (2017); 120-135
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 1 (2017); 120-135
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 1 (2017); 120-135
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705203499008