Ensinar programação é ensinar a pensar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louzada, Eunice das Neves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12827
Resumo: Neste trabalho é apresentado um levantamento da literatura mostrando a importância do ensino de raciocínio computacional aos alunos desde as séries iniciais. O texto relata como o ensino de programação pode nortear o desenvolvimento cognitivo do educando. Relata as habilidades que os alunos apresentarão através do aprendizado, e as formas que o professor, como mediador desse conhecimento, pode trabalhar conceitos de programação em sala de aula. A escola como um instrumento de aprendizado deverá propor e incentivar ao docente a capacitação para que o professor possa estar se atualizando. Um levantamento de projetos e softwares desenvolvidos com o intuito de ajudar tanto o educador quanto o discente a aprender programação é apresentado
id UFF-2_cf08c53a666800cfcc5cde61bccbc7e2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12827
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensinar programação é ensinar a pensarRaciocínio computacionalEnsino de programaçãoProjetosSoftwaresProgramação (Computação)Ensino de informáticaSoftwareComputacional thinkingTeaching programmingProjectsSoftwareNeste trabalho é apresentado um levantamento da literatura mostrando a importância do ensino de raciocínio computacional aos alunos desde as séries iniciais. O texto relata como o ensino de programação pode nortear o desenvolvimento cognitivo do educando. Relata as habilidades que os alunos apresentarão através do aprendizado, e as formas que o professor, como mediador desse conhecimento, pode trabalhar conceitos de programação em sala de aula. A escola como um instrumento de aprendizado deverá propor e incentivar ao docente a capacitação para que o professor possa estar se atualizando. Um levantamento de projetos e softwares desenvolvidos com o intuito de ajudar tanto o educador quanto o discente a aprender programação é apresentadoIn this paper, a literature survey is presented that shows the importance of teaching computational thinking to students since the initial grades. The text reports how teaching programming can guide the cognitive development of the students. It describes the skills that students will acquire through programming learning, and the ways that the teacher, as mediator of that knowledge, can work programming concepts in classroom. The school as a learning tool should propose and encourage the teacher to be up to date with the new computational thinking concepts. A survey of projects and software developed to help both the educator and the student to learn programming languages is presentedUniversidade Federal FluminenseNiteróiMartins, Simone de LimaSalgado, Luciana Cardoso de CastroLouzada, Eunice das Neves2020-02-12T20:15:48Z2020-02-12T20:15:48Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLOUZADA, Eunice das Neves. Ensinar programação é ensinar a pensar. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12827Aluno de graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-29T14:44:07Zoai:app.uff.br:1/12827Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:10.029447Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar programação é ensinar a pensar
title Ensinar programação é ensinar a pensar
spellingShingle Ensinar programação é ensinar a pensar
Louzada, Eunice das Neves
Raciocínio computacional
Ensino de programação
Projetos
Softwares
Programação (Computação)
Ensino de informática
Software
Computacional thinking
Teaching programming
Projects
Software
title_short Ensinar programação é ensinar a pensar
title_full Ensinar programação é ensinar a pensar
title_fullStr Ensinar programação é ensinar a pensar
title_full_unstemmed Ensinar programação é ensinar a pensar
title_sort Ensinar programação é ensinar a pensar
author Louzada, Eunice das Neves
author_facet Louzada, Eunice das Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Simone de Lima
Salgado, Luciana Cardoso de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Louzada, Eunice das Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio computacional
Ensino de programação
Projetos
Softwares
Programação (Computação)
Ensino de informática
Software
Computacional thinking
Teaching programming
Projects
Software
topic Raciocínio computacional
Ensino de programação
Projetos
Softwares
Programação (Computação)
Ensino de informática
Software
Computacional thinking
Teaching programming
Projects
Software
description Neste trabalho é apresentado um levantamento da literatura mostrando a importância do ensino de raciocínio computacional aos alunos desde as séries iniciais. O texto relata como o ensino de programação pode nortear o desenvolvimento cognitivo do educando. Relata as habilidades que os alunos apresentarão através do aprendizado, e as formas que o professor, como mediador desse conhecimento, pode trabalhar conceitos de programação em sala de aula. A escola como um instrumento de aprendizado deverá propor e incentivar ao docente a capacitação para que o professor possa estar se atualizando. Um levantamento de projetos e softwares desenvolvidos com o intuito de ajudar tanto o educador quanto o discente a aprender programação é apresentado
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-02-12T20:15:48Z
2020-02-12T20:15:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOUZADA, Eunice das Neves. Ensinar programação é ensinar a pensar. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12827
Aluno de graduação
identifier_str_mv LOUZADA, Eunice das Neves. Ensinar programação é ensinar a pensar. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823688988753920