Ensinar programação é ensinar a pensar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12827 |
Resumo: | Neste trabalho é apresentado um levantamento da literatura mostrando a importância do ensino de raciocínio computacional aos alunos desde as séries iniciais. O texto relata como o ensino de programação pode nortear o desenvolvimento cognitivo do educando. Relata as habilidades que os alunos apresentarão através do aprendizado, e as formas que o professor, como mediador desse conhecimento, pode trabalhar conceitos de programação em sala de aula. A escola como um instrumento de aprendizado deverá propor e incentivar ao docente a capacitação para que o professor possa estar se atualizando. Um levantamento de projetos e softwares desenvolvidos com o intuito de ajudar tanto o educador quanto o discente a aprender programação é apresentado |
id |
UFF-2_cf08c53a666800cfcc5cde61bccbc7e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/12827 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ensinar programação é ensinar a pensarRaciocínio computacionalEnsino de programaçãoProjetosSoftwaresProgramação (Computação)Ensino de informáticaSoftwareComputacional thinkingTeaching programmingProjectsSoftwareNeste trabalho é apresentado um levantamento da literatura mostrando a importância do ensino de raciocínio computacional aos alunos desde as séries iniciais. O texto relata como o ensino de programação pode nortear o desenvolvimento cognitivo do educando. Relata as habilidades que os alunos apresentarão através do aprendizado, e as formas que o professor, como mediador desse conhecimento, pode trabalhar conceitos de programação em sala de aula. A escola como um instrumento de aprendizado deverá propor e incentivar ao docente a capacitação para que o professor possa estar se atualizando. Um levantamento de projetos e softwares desenvolvidos com o intuito de ajudar tanto o educador quanto o discente a aprender programação é apresentadoIn this paper, a literature survey is presented that shows the importance of teaching computational thinking to students since the initial grades. The text reports how teaching programming can guide the cognitive development of the students. It describes the skills that students will acquire through programming learning, and the ways that the teacher, as mediator of that knowledge, can work programming concepts in classroom. The school as a learning tool should propose and encourage the teacher to be up to date with the new computational thinking concepts. A survey of projects and software developed to help both the educator and the student to learn programming languages is presentedUniversidade Federal FluminenseNiteróiMartins, Simone de LimaSalgado, Luciana Cardoso de CastroLouzada, Eunice das Neves2020-02-12T20:15:48Z2020-02-12T20:15:48Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLOUZADA, Eunice das Neves. Ensinar programação é ensinar a pensar. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12827Aluno de graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-29T14:44:07Zoai:app.uff.br:1/12827Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:10.029447Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar programação é ensinar a pensar |
title |
Ensinar programação é ensinar a pensar |
spellingShingle |
Ensinar programação é ensinar a pensar Louzada, Eunice das Neves Raciocínio computacional Ensino de programação Projetos Softwares Programação (Computação) Ensino de informática Software Computacional thinking Teaching programming Projects Software |
title_short |
Ensinar programação é ensinar a pensar |
title_full |
Ensinar programação é ensinar a pensar |
title_fullStr |
Ensinar programação é ensinar a pensar |
title_full_unstemmed |
Ensinar programação é ensinar a pensar |
title_sort |
Ensinar programação é ensinar a pensar |
author |
Louzada, Eunice das Neves |
author_facet |
Louzada, Eunice das Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Simone de Lima Salgado, Luciana Cardoso de Castro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Louzada, Eunice das Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio computacional Ensino de programação Projetos Softwares Programação (Computação) Ensino de informática Software Computacional thinking Teaching programming Projects Software |
topic |
Raciocínio computacional Ensino de programação Projetos Softwares Programação (Computação) Ensino de informática Software Computacional thinking Teaching programming Projects Software |
description |
Neste trabalho é apresentado um levantamento da literatura mostrando a importância do ensino de raciocínio computacional aos alunos desde as séries iniciais. O texto relata como o ensino de programação pode nortear o desenvolvimento cognitivo do educando. Relata as habilidades que os alunos apresentarão através do aprendizado, e as formas que o professor, como mediador desse conhecimento, pode trabalhar conceitos de programação em sala de aula. A escola como um instrumento de aprendizado deverá propor e incentivar ao docente a capacitação para que o professor possa estar se atualizando. Um levantamento de projetos e softwares desenvolvidos com o intuito de ajudar tanto o educador quanto o discente a aprender programação é apresentado |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-02-12T20:15:48Z 2020-02-12T20:15:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOUZADA, Eunice das Neves. Ensinar programação é ensinar a pensar. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/12827 Aluno de graduação |
identifier_str_mv |
LOUZADA, Eunice das Neves. Ensinar programação é ensinar a pensar. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017. Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823688988753920 |