O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krummenauer, Wilson Leandro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Staub Junior, Carlos Roberto, Cunha, Michelle Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3294
Resumo: No presente artigo, descrevemos uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental que objetivou utilizar o jogo de xadrez para auxiliar na compreensão de conteúdos programáticos, bem como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Do ponto de vista pedagógico, a proposta foi fundamentada na Teoria de Aprendizagem de Vygotsky. No desenvolvimento das ações, foram utilizados: tabuleiros, peças e relógios de xadrez, figuras geométricas, impressões de tabuleiros, apostilas e questionários para alunos e professores. A proposta promoveu interação entre educador e educandos e entre alunos com diferentes níveis de conhecimento. Os estudantes que participaram das atividades demonstraram grande entusiasmo e relataram gostar da utilização do xadrez como ferramenta de aprendizagem.
id IFRS-2_feab2a5e6d36643b95a686e4e1aa0ab6
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3294
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino FundamentalEnsino de MatemáticaJogo de XadrezRaciocínio LógicoNo presente artigo, descrevemos uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental que objetivou utilizar o jogo de xadrez para auxiliar na compreensão de conteúdos programáticos, bem como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Do ponto de vista pedagógico, a proposta foi fundamentada na Teoria de Aprendizagem de Vygotsky. No desenvolvimento das ações, foram utilizados: tabuleiros, peças e relógios de xadrez, figuras geométricas, impressões de tabuleiros, apostilas e questionários para alunos e professores. A proposta promoveu interação entre educador e educandos e entre alunos com diferentes níveis de conhecimento. Os estudantes que participaram das atividades demonstraram grande entusiasmo e relataram gostar da utilização do xadrez como ferramenta de aprendizagem.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/329410.35819/remat2019v5i2id3294REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 72-81REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 72-81REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 72-812447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3294/2253Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessKrummenauer, Wilson LeandroStaub Junior, Carlos RobertoCunha, Michelle Brito2022-12-28T16:03:18Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3294Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T16:03:18Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
title O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
Krummenauer, Wilson Leandro
Ensino de Matemática
Jogo de Xadrez
Raciocínio Lógico
title_short O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
title_full O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
title_sort O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
author Krummenauer, Wilson Leandro
author_facet Krummenauer, Wilson Leandro
Staub Junior, Carlos Roberto
Cunha, Michelle Brito
author_role author
author2 Staub Junior, Carlos Roberto
Cunha, Michelle Brito
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krummenauer, Wilson Leandro
Staub Junior, Carlos Roberto
Cunha, Michelle Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Jogo de Xadrez
Raciocínio Lógico
topic Ensino de Matemática
Jogo de Xadrez
Raciocínio Lógico
description No presente artigo, descrevemos uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental que objetivou utilizar o jogo de xadrez para auxiliar na compreensão de conteúdos programáticos, bem como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Do ponto de vista pedagógico, a proposta foi fundamentada na Teoria de Aprendizagem de Vygotsky. No desenvolvimento das ações, foram utilizados: tabuleiros, peças e relógios de xadrez, figuras geométricas, impressões de tabuleiros, apostilas e questionários para alunos e professores. A proposta promoveu interação entre educador e educandos e entre alunos com diferentes níveis de conhecimento. Os estudantes que participaram das atividades demonstraram grande entusiasmo e relataram gostar da utilização do xadrez como ferramenta de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3294
10.35819/remat2019v5i2id3294
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3294
identifier_str_mv 10.35819/remat2019v5i2id3294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3294/2253
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 72-81
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 72-81
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 72-81
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705586229248