Agentes Inteligentes na Educação a Distância: uso de Sistemas Tutores Inteligentes como auxiliares no estabelecimento da comunicação dialógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
DOI: | 10.35819/linguatec.v3.n2.a3286 |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3286 |
Resumo: | No contexto da Educação a Distância (EaD), a utilização de ferramentas como os Sistemas Tutores Inteligentes visa contribuir para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem. O intuito da aplicação desses sistemas é ampliar as possibilidades de contato entre aluno e professor/tutor, a partir de avaliações de dados quantitativos e de mensagens padronizadas que guiam a trajetória do estudante. Nesse contexto, o uso de inovações tecnológicas contribui para o avanço e o sucesso da EaD, favorecendo a aprendizagem e o trabalho de tutores e professores. Como no ensino a distância o processo educativo é realizado com a mediação de computadores e softwares, em muitos casos, o aluno aprende a utilizar o ambiente de aprendizagem no decorrer do curso. Por esse motivo, o sistema utilizado precisa ser autoexplicativo e apresentar uma linguagem clara e objetiva, própria para materiais didáticos, a fim de fornecer ao aluno o suporte necessário para que este se mova com autonomia em seu percurso formativo. As principais motivações para a adoção de Sistemas Tutores Inteligentes são a possibilidade de fornecer feedbacks do desempenho do estudante no ambiente virtual e a capacidade de ajuste do modelo de interface sensível às interações com o usuário, ambos fatores que são oportunizados por meio do estabelecimento da comunicação entre aluno/ambiente/professor-tutor. |
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Agentes Inteligentes na Educação a Distância: uso de Sistemas Tutores Inteligentes como auxiliares no estabelecimento da comunicação dialógicaSistemas Tutores InteligentesAprendizagem dialógicaEducação a Distância.No contexto da Educação a Distância (EaD), a utilização de ferramentas como os Sistemas Tutores Inteligentes visa contribuir para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem. O intuito da aplicação desses sistemas é ampliar as possibilidades de contato entre aluno e professor/tutor, a partir de avaliações de dados quantitativos e de mensagens padronizadas que guiam a trajetória do estudante. Nesse contexto, o uso de inovações tecnológicas contribui para o avanço e o sucesso da EaD, favorecendo a aprendizagem e o trabalho de tutores e professores. Como no ensino a distância o processo educativo é realizado com a mediação de computadores e softwares, em muitos casos, o aluno aprende a utilizar o ambiente de aprendizagem no decorrer do curso. Por esse motivo, o sistema utilizado precisa ser autoexplicativo e apresentar uma linguagem clara e objetiva, própria para materiais didáticos, a fim de fornecer ao aluno o suporte necessário para que este se mova com autonomia em seu percurso formativo. As principais motivações para a adoção de Sistemas Tutores Inteligentes são a possibilidade de fornecer feedbacks do desempenho do estudante no ambiente virtual e a capacidade de ajuste do modelo de interface sensível às interações com o usuário, ambos fatores que são oportunizados por meio do estabelecimento da comunicação entre aluno/ambiente/professor-tutor.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2018-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/328610.35819/linguatec.v3.n2.a3286LínguaTec; v. 3 n. 2 (2018)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3286/2106Copyright (c) 2018 Valéria Cunha dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha dos Santos, Valéria2020-07-13T13:02:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3286Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:09LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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