O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mateus da Rosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2769
Resumo: Embora o cinema seja um dos recursos mais apreciados pelos professores e alunos de língua estrangeira, observamos, de um lado, a carência de variedade nas atividades com filmes em sala de aula e, de outro, a falta de embasamento teórico e uma relação frágil entre as atividades com filmes e os planos de ensino propostos. Portanto, os professores que desejam desenvolver atividades mais efetivas para ensinar inglês com o uso de filmes poderiam se beneficiar com um conjunto de ferramentas elementares provenientes de uma interface dos estudos do cinema, da linguística aplicada e da semiótica. Assim, este trabalho tem como objetivo explorar as relações entre a linguagem fílmica e o ensino de inglês, de forma que resulte em propostas pedagógicas práticas e claramente embasadas nas teorias do cinema, da semiótica e da linguística aplicada, com ênfase nos elementos da mise-en-scène. Adotando um referencial teórico básico e uma proposta metodológica de uso do cinema em aulas de Língua Inglesa, o artigo apresenta exemplos de aplicação que levam em consideração o contexto educacional de um curso de informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Embora os resultados deste trabalho ainda sejam incipientes, tendo em vista o caráter inacabado da pesquisa de que faz parte, podemos afirmar que a aproximação entre a linguagem cinematográfica e o ensino da Língua Inglesa representa uma via fértil para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem dessa língua estrangeira.
id IFRS-3_0a411e0bad1362fdbdcfa994e8e1b277
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2769
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scèneEnsino de Língua Inglesa. Cinema em sala de aula. Filmes.Embora o cinema seja um dos recursos mais apreciados pelos professores e alunos de língua estrangeira, observamos, de um lado, a carência de variedade nas atividades com filmes em sala de aula e, de outro, a falta de embasamento teórico e uma relação frágil entre as atividades com filmes e os planos de ensino propostos. Portanto, os professores que desejam desenvolver atividades mais efetivas para ensinar inglês com o uso de filmes poderiam se beneficiar com um conjunto de ferramentas elementares provenientes de uma interface dos estudos do cinema, da linguística aplicada e da semiótica. Assim, este trabalho tem como objetivo explorar as relações entre a linguagem fílmica e o ensino de inglês, de forma que resulte em propostas pedagógicas práticas e claramente embasadas nas teorias do cinema, da semiótica e da linguística aplicada, com ênfase nos elementos da mise-en-scène. Adotando um referencial teórico básico e uma proposta metodológica de uso do cinema em aulas de Língua Inglesa, o artigo apresenta exemplos de aplicação que levam em consideração o contexto educacional de um curso de informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Embora os resultados deste trabalho ainda sejam incipientes, tendo em vista o caráter inacabado da pesquisa de que faz parte, podemos afirmar que a aproximação entre a linguagem cinematográfica e o ensino da Língua Inglesa representa uma via fértil para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem dessa língua estrangeira.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2018-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/276910.35819/linguatec.v3.n1.a2769LínguaTec; v. 3 n. 1 (2018)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2769/1983Copyright (c) 2018 Mateus da Rosa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Mateus da Rosa2020-07-13T13:02:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2769Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:18LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène
title O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène
spellingShingle O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène
Pereira, Mateus da Rosa
Ensino de Língua Inglesa. Cinema em sala de aula. Filmes.
title_short O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène
title_full O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène
title_fullStr O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène
title_full_unstemmed O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène
title_sort O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène
author Pereira, Mateus da Rosa
author_facet Pereira, Mateus da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mateus da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Inglesa. Cinema em sala de aula. Filmes.
topic Ensino de Língua Inglesa. Cinema em sala de aula. Filmes.
description Embora o cinema seja um dos recursos mais apreciados pelos professores e alunos de língua estrangeira, observamos, de um lado, a carência de variedade nas atividades com filmes em sala de aula e, de outro, a falta de embasamento teórico e uma relação frágil entre as atividades com filmes e os planos de ensino propostos. Portanto, os professores que desejam desenvolver atividades mais efetivas para ensinar inglês com o uso de filmes poderiam se beneficiar com um conjunto de ferramentas elementares provenientes de uma interface dos estudos do cinema, da linguística aplicada e da semiótica. Assim, este trabalho tem como objetivo explorar as relações entre a linguagem fílmica e o ensino de inglês, de forma que resulte em propostas pedagógicas práticas e claramente embasadas nas teorias do cinema, da semiótica e da linguística aplicada, com ênfase nos elementos da mise-en-scène. Adotando um referencial teórico básico e uma proposta metodológica de uso do cinema em aulas de Língua Inglesa, o artigo apresenta exemplos de aplicação que levam em consideração o contexto educacional de um curso de informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Embora os resultados deste trabalho ainda sejam incipientes, tendo em vista o caráter inacabado da pesquisa de que faz parte, podemos afirmar que a aproximação entre a linguagem cinematográfica e o ensino da Língua Inglesa representa uma via fértil para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem dessa língua estrangeira.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2769
10.35819/linguatec.v3.n1.a2769
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2769
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v3.n1.a2769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2769/1983
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Mateus da Rosa Pereira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Mateus da Rosa Pereira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 3 n. 1 (2018)
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010251558912