O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2769 |
Resumo: | Embora o cinema seja um dos recursos mais apreciados pelos professores e alunos de língua estrangeira, observamos, de um lado, a carência de variedade nas atividades com filmes em sala de aula e, de outro, a falta de embasamento teórico e uma relação frágil entre as atividades com filmes e os planos de ensino propostos. Portanto, os professores que desejam desenvolver atividades mais efetivas para ensinar inglês com o uso de filmes poderiam se beneficiar com um conjunto de ferramentas elementares provenientes de uma interface dos estudos do cinema, da linguística aplicada e da semiótica. Assim, este trabalho tem como objetivo explorar as relações entre a linguagem fílmica e o ensino de inglês, de forma que resulte em propostas pedagógicas práticas e claramente embasadas nas teorias do cinema, da semiótica e da linguística aplicada, com ênfase nos elementos da mise-en-scène. Adotando um referencial teórico básico e uma proposta metodológica de uso do cinema em aulas de Língua Inglesa, o artigo apresenta exemplos de aplicação que levam em consideração o contexto educacional de um curso de informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Embora os resultados deste trabalho ainda sejam incipientes, tendo em vista o caráter inacabado da pesquisa de que faz parte, podemos afirmar que a aproximação entre a linguagem cinematográfica e o ensino da Língua Inglesa representa uma via fértil para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem dessa língua estrangeira. |
id |
IFRS-3_0a411e0bad1362fdbdcfa994e8e1b277 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2769 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scèneEnsino de Língua Inglesa. Cinema em sala de aula. Filmes.Embora o cinema seja um dos recursos mais apreciados pelos professores e alunos de língua estrangeira, observamos, de um lado, a carência de variedade nas atividades com filmes em sala de aula e, de outro, a falta de embasamento teórico e uma relação frágil entre as atividades com filmes e os planos de ensino propostos. Portanto, os professores que desejam desenvolver atividades mais efetivas para ensinar inglês com o uso de filmes poderiam se beneficiar com um conjunto de ferramentas elementares provenientes de uma interface dos estudos do cinema, da linguística aplicada e da semiótica. Assim, este trabalho tem como objetivo explorar as relações entre a linguagem fílmica e o ensino de inglês, de forma que resulte em propostas pedagógicas práticas e claramente embasadas nas teorias do cinema, da semiótica e da linguística aplicada, com ênfase nos elementos da mise-en-scène. Adotando um referencial teórico básico e uma proposta metodológica de uso do cinema em aulas de Língua Inglesa, o artigo apresenta exemplos de aplicação que levam em consideração o contexto educacional de um curso de informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Embora os resultados deste trabalho ainda sejam incipientes, tendo em vista o caráter inacabado da pesquisa de que faz parte, podemos afirmar que a aproximação entre a linguagem cinematográfica e o ensino da Língua Inglesa representa uma via fértil para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem dessa língua estrangeira.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2018-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/276910.35819/linguatec.v3.n1.a2769LínguaTec; v. 3 n. 1 (2018)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2769/1983Copyright (c) 2018 Mateus da Rosa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Mateus da Rosa2020-07-13T13:02:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2769Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:18LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène |
title |
O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène |
spellingShingle |
O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène Pereira, Mateus da Rosa Ensino de Língua Inglesa. Cinema em sala de aula. Filmes. |
title_short |
O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène |
title_full |
O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène |
title_fullStr |
O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène |
title_full_unstemmed |
O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène |
title_sort |
O ensino da Língua Inglesa em tela: a mise-en-scène |
author |
Pereira, Mateus da Rosa |
author_facet |
Pereira, Mateus da Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Mateus da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Língua Inglesa. Cinema em sala de aula. Filmes. |
topic |
Ensino de Língua Inglesa. Cinema em sala de aula. Filmes. |
description |
Embora o cinema seja um dos recursos mais apreciados pelos professores e alunos de língua estrangeira, observamos, de um lado, a carência de variedade nas atividades com filmes em sala de aula e, de outro, a falta de embasamento teórico e uma relação frágil entre as atividades com filmes e os planos de ensino propostos. Portanto, os professores que desejam desenvolver atividades mais efetivas para ensinar inglês com o uso de filmes poderiam se beneficiar com um conjunto de ferramentas elementares provenientes de uma interface dos estudos do cinema, da linguística aplicada e da semiótica. Assim, este trabalho tem como objetivo explorar as relações entre a linguagem fílmica e o ensino de inglês, de forma que resulte em propostas pedagógicas práticas e claramente embasadas nas teorias do cinema, da semiótica e da linguística aplicada, com ênfase nos elementos da mise-en-scène. Adotando um referencial teórico básico e uma proposta metodológica de uso do cinema em aulas de Língua Inglesa, o artigo apresenta exemplos de aplicação que levam em consideração o contexto educacional de um curso de informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Embora os resultados deste trabalho ainda sejam incipientes, tendo em vista o caráter inacabado da pesquisa de que faz parte, podemos afirmar que a aproximação entre a linguagem cinematográfica e o ensino da Língua Inglesa representa uma via fértil para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem dessa língua estrangeira. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2769 10.35819/linguatec.v3.n1.a2769 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2769 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v3.n1.a2769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2769/1983 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Mateus da Rosa Pereira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Mateus da Rosa Pereira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 3 n. 1 (2018) 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010251558912 |